10 estatísticas sobre Marketing que você precisa saber

10 estatísticas sobre Marketing que você precisa saber

A dica de hoje foi dada por Ricardo Jordão no blog da Bizrevolution.

A dica de hoje foi dada por Ricardo Jordão no blog da Bizrevolution.

Seguem 10 estatísticas de marketing que estão revolucionando a coisa toda:

  1. 78% dos usuários fazem pesquisas online antes de comprar qualquer produto. O sucesso do Buscapé, Mercado Livre e do prório Google no Brasil é uma prova disso. O brasileiro realmente pesquisa antes de comprar, e aqueles que criarem informação relevante para ajudar o cliente a tomar uma melhor decisão antes da compra estarão a frente do cliente quando ele pensar em comprar o que você vende.
  2. No último ano, o uso de emails por jovens até 17 anos caiu 59%, eles preferem SMS, MSN e Redes Sociais. Eu raramente recebo emails de “crianças” até 17 anos, mas já estou conectado com várias delas via Facebook e Twitter. Muitas dessas “crianças” foram apresentadas a BIZ por seus pais. Essa prática está acontecendo com uma frequência cada vez maior. Eu acho que os meus amigos estão envelhecendo… De qualquer maneira, toma nota na sua agenda. Daqui exatos 10 anos, essa turma estará fazendo negócios proativamente com você, e pelo jeito não será via email.
  3. 78% dos profissionais lêem os seus emails em smartphones. Temos que otimizar os e-news para serem lidos no mundo mobile. O Brasil ainda não tem nem de perto o mesmo número de smartphones que os americanos. Os smartphones no Brasil representam apenas 10% do mercado, lá fora já são quase 50%. Se você considerar esses dados, eu diria que 20% dos profissionais brasileiros (empreendedores & executivos) usam smartphones para ler emails. DEFINITIVAMENTE precisamos considerar esse fato antes de criarmos as mensagens que enviamos via email.
  4. 40% dos usuários de smartphones comparam preços de produtos na web enquanto estão dentro das lojas comprando um produto. Eu pessoalmente faço isso sempre. Inclusive quando faço compras em supermercados. Atualmente o Brasil tem 207,5 milhões de celulares em atividade. Desses, 20 milhões tem acesso a internet. Você entra na web enquanto faz compras?
  5. 200 milhões de americanos se cadastraram no sistema nacional de “não me ligue” para não receber ligações de telemarketing. Quem precisa de telemarketing? Eta profissão obsoleta!
  6. 41% das empresas B2B e 67% das empresas B2C conquistaram novos clientes através da Facebook. Eu mesmo já consegui muitos nem sei quantos clientes via as redes sociais. No último curso de vendas que rolou em São Paulo pelo menos 5 participantes se inscreveram pelo que vêem eu promover na Linkedin. 3 vieram pela Facebook, 7 pelo Twitter. Cresce todos os dias o número de pessoas que te conhecem via redes sociais.
  7. 84% dos jovens entre 25-34 anos PARARAM de visitar os seus sites favoritos devido ao excesso de propaganda nas suas páginas. Eu simplesmente acho horrível todos os web sites que carregam demais na propaganda. E pior que ainda tem portais populares mostrando pop-ups no Século 21! A minha fórmula para driblar esse inconveniente é acesso o conteúdo via RSS.
  8. 57% das empresas conquistaram novos clientes atráves dos seus blogs. A web site BIZ foi bloguificado em 2003. Tudo que aconteceu de lá para cá foi resultado do blog que está no e que você está lendo. TODOS OS DIAS algumas dezenas de pessoas descobrem a BIZ por conta das milhares de páginas de conteúdo da BIZ que foram indexadas pelo Google na web.
  9. O número de marketeiros americanos que consideram a Facebook “ultra importante”cresceu 83% nos últimos 2 anos. Existe, é claro, uma super valorização das redes sociais. O assunto como um todo está inflacionado. A Facebook, se você parar para pensar, não passa de um site onde você troca fotos e comentários com amigos, familiares e conhecidos. As redes ainda estão longe do que podem vir a ser. Ainda assim, está mais do que provado que os novos negócios virão dessas redes. Você realmente precisa participar das conversas que rolam sobre os  tópicos relacionados ao que você vende.
  10. Empresas que blogam recebem 55% mais visitas no seu web site do que empresas que não blogam. Teoricamente 25% do tráfego do seu web site vêem via mecanismos de buscas. As pessoas buscam respostas no Google e não folhetos de produtos. Repare que ao fazer a busca de qualquer coisa no Google você não é apresentado para páginas de fabricantes de produtos mas para páginas de puro conteúdo,  ou web sites que foram otimizados para a busca. Quer aumentar o tráfego do site? Blogue sobre conteúdo relevante para o seu cliente.

___

Esses 10 pontos te deixaram pensativo? Então recomendo o post: Sua empresa precisa de uma transformação em marketing?

Para mais dicas sobre Marketing, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter:@empreendemia.

 

  • Incrível como as estatísticas deixam tudo mais claro 🙂

  • Fabio Nascimento

    Fiquei interessado no item 4, onde você diz como faz pesquisas de produtos enquanto está comprando em supermercados.
    Eu já tentei, mas os supermercados em geral não disponibilizam seus produtos/preços na web facilmente nao.
    Como você faz ?

    Abraços.
    Fabio Nascimento

  • Rodrigo

    Como está a reputação da sua empresa na web?

    A reflexão é para você empresário, que vê os dias voarem e tem a sensação de não conseguir dar conta da gestão da empresa, seja no controle financeiro, gestão de pessoas, operacional, vendas ou marketing. Assoberbado de afazeres, ainda recebe aquele turbilhão de informações sobre as novidades que a Internet pode oferecer para o seu negócio. E então você pensa: web, só quando tiver tempo. Afinal, com tantas preocupações, estas novidades podem esperar.

    Só que ao esperar resolver as questões vitais de seu negócio, sua empresa continua com os mesmos horizontes. O momento de mudança precisa ser agora. É hora de acordar e acreditar que a Internet oferece sim um mundo infinito de possibilidades, incluindo estratégias extremamente baratas, com resultados fantásticos.

    Existem diversos casos de sucesso sobre como utilizar as ferramentas disponíveis na web para gerar negócios. Como começar? Simples, analisando a cultura da empresa e percebendo se o contato que a marca tem com os diversos públicos tem sido feito de forma eficiente. Para se ter uma excelente reputação online, a empresa precisa antes de tudo, ter uma boa imagem institucional.

    Primeiro passo: ter um website atualizado, otimizado e com conteúdo relevante para ser localizado facilmente pelos sites de busca, quando algum potencial cliente estiver atrás das palavras-chave do seu negócio.

    Na sequência, entrar no ambiente das mídias sociais, a fim de facilitar a integração de conteúdos, criar e manter relacionamentos e conquistar recomendações, para aos poucos moldar sua presença online.

    Dicas:

    – Utilize ferramentas como um blog (http://www.blogspot.com) para possibilitar a participação dos seus clientes e outros públicos por meio de comentários,

    – Publique seus catálogos de produtos e serviços no Slideshare (http://www.slideshare.net),

    – Lance seus vídeos no Youtube (http://www.youtube.com),

    – Poste notícias, informações e novidades acerca da sua empresa e do seu segmento no Twitter (http://twitter.com),

    – Utilize o Facebook (http://www.facebook.com) para divulgar eventos, indicações de links, imagens e vídeos.

    Após a inserção de sua marca na web é hora de começar a batalha pela atenção dos seus clientes em potencial, com ações promocionais.

    Mas lembre-se do principal, não basta criar os canais, eles devem ser abastecidos constantemente. Estruture uma equipe interna ou contrate uma empresa especializada em marketing digital para projetar sua empresa neste universo.

    Para que tudo isso? Para que o seu negócio esteja presente onde seus clientes estão. Afinal, o aumento do número de usuários brasileiros* na web, inclusive nas redes sociais, tem sido espantoso e você não quer perder negócios para o seu concorrente, quer?

    * (77 milhões dez/2010 – Fonte: ComScore)

    Bianca Rossi
    @biancarossi_
    Jornalista, com especialização em Gestão da Comunicação Empresarial e Administração de Empresas. Experiência de mais de 10 anos na área de comunicação e marketing. Proprietária da agência Effetiva Comunicação & Marketing (www.agenciaeffetiva.com.br) e sócia da empresa Lincks – Gestão de Conteúdo (www.lincks.com.br).

  • Marya

    Esta empresa é uma sociedade registada com cerca de 62 Staffs e 36 engenheiros de P & D Pesquisa
     certifique-se que todos os produtos são entregues em bom estadoTodos os nossos produtos são novos Original Desbloqueado Sim Free com acessórios completos, vem
     com garantia internacional 12 meses e 90 dias retorno política.
     AQUI ESTÁ A NOSSA LISTA DE PREÇOS :::—————-IPhones da Apple:==============Apple iPhone 64GB 4S – $ 600USDA Apple 32GB iPhone 4S – $ 550USDA Apple 16GB iPhone 4S – $ 510USDApple iPhone 4 32GB – $ 450 USDApple iPhone 16GB 4 – $ 400 USDApple iPhone 3GS 32GB-R $ 300 USDApple iPhone 3G 32GB – $ 280 USDA Apple iPhone 3G 16GB — $ 200 USD
     APPLE iPads:============Apple iPad 2 Wi-Fi 64GB, 500 dólaresApple iPad 2 Wi-Fi +3 G-32GB $ 4600USDApple iPad 2 Wi-Fi + 3G 16GB $ 400usd-Apple iPad 2 Wi-Fi 32GB $ 340usd-Apple iPad 2 32GB – $ 330USDApple iPad 2 16GB – $ 300USD3G da Apple iPad 16GB-$ 250USDIPad Apple 3G 32GB – $ 300USDIPad Apple 3G 64GB – $ 360USD
     Telemóveis a preto Berry:==================BlackBerry Porsche Design P ‘9981-1700 $BlackBerry Toque Negrito 9900 – $ 450BlackBerry Toque Negrito 9930 – R $ 400Blackberry Playbook Tablet — $ 350BlackBerry Bold 9780 ——— $ 290BlackBerry Torch 9800 ——- $ 330Backberry Curve 3G —- $ 250
     Celular Samsung:================Samsung Galaxy Tab 10.1 $ 400Samsung Galaxy Tab 10,1 3G $ 410Samsung Galaxy Tab – $ 380Samsung i9100 Galaxy S II – $ 350Samsung 4G LTE — $ 340Samsung i997 Infuse 4G — $ 325Samsung Google Nexus S – 310 dólaresP1000 Galaxy Tab ——— $ 450Samsung Galaxy S2 ——— $ 300
     Celular Nokia:=============Nokia N9 3G 16GB Wi-fi GPS-$ 350usdNokia Booklet 3G-Ice White-400 $Nokia E7 ——————— $ 250Nokia X5-01 —————– $ 220Nokia N8 Prata Desbloqueado — $ 300Nokia N900 —————– $ 250Nokia C6 ——————- $ 280Nokia X10 —————— $ 300
     PHONES HTC:============HTC 4G Sensation ———- $ 315HTC S Desejo —————- $ 310Htc S Incredible ————- $ 305Htc Inspire 4G $ 290usd —————HTC HD 7 ——————– $ 285usdHTC 7 Surround ————– $ 280HTC 7 PRO ——————- $ 275HTC Desire HD ————— $ 270
     Estamos ansiosos em colocar a sua encomenda com a gente e dando-lhe a maisserviços competentes como estamos usando esse meio para procurar compradores de váriosprodutos eletrônicos que estoque.
     INFORMAÇÕES DE CONTATO
     [email protected]