18 atitudes para ter sucesso nos negócios e na vida

Ter sucesso na vida é uma meta perseguida pela maioria das pessoas. Entretanto, harmonizar o lado pessoal com a carreira, não é uma missão simples.

A boa notícia é que esse sonho já pode se tornar realidade. O segredo é entender quais atitudes você precisa adotar para chegar ao ponto de equilíbrio, e assim ser beneficiado em todos os aspectos.

Pensando nisso, elaboramos um post com18 atitudes essenciais para lhe ajudar a descobrir o caminho da satisfação plena.

Confira a partir de agora, 9 dicas que lhe ensinarão como obter sucesso profissional, e na sequência outros 9 conselhos para melhorá-lo como indivíduo. Boa leitura!

Como alcançar o sucesso nos negócios?

Obviamente, cada empreendimento apresenta suas peculiaridades. Contudo, esses passos contribuirão para uma melhora significativa do seu êxito profissional:

1. Tenha uma estratégia

Elabore um plano de negócios com as suas metas e respectivos caminhos para alcançá-las.

Todo time campeão desenvolve estratégias de jogo matadoras. No caso da empresa, isto também precisa ser feito antes de se colocar o time em campo. Para não perder tempo e dinheiro com ações equivocadas, adote um modelo de negócios organizado e passível de alterações.

Não precisa ser complexo, mas faça uma análise relevante do mercado, clientes e concorrentes em potencial. Aplique os estudos das 5 forças competitivas de Porter:

  • rivalidade entre concorrentes;

  • poder de negociação dos clientes;

  • poder de negociação dos fornecedores;

  • ameaças de entrada de novos concorrentes;

  • ameaça de produtos substitutos.

Além do mais, faça sempre que possível, a análise SWOT(forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

2. Faça uma boa gestão de pessoas

Trabalhe na identificação e retenção dos melhores talentos.

A formação de uma equipe vencedora em uma empresa está ligada a forma com a qual a mesma faz gestão de pessoas, e este foco deve estar presente desde o momento da contratação.

**Acima da qualificação, busque pessoas que se alinhem à cultura da empresa. Não adianta investir no profissional mais competente se ele não consegue absorver os valores que ela prega. **Uma boa gestão consiste em extrair o melhor do ser humano.

E para conseguir reter os melhores colaboradores, é importante garantir que eles sintam-se prestigiados, que o seu trabalho agrega valor a equipe. Para isso, é preciso de programa de bonificação e incentivos de sucesso nos negócios, e principalmente qualidade na cultura organizacional.

O Google chega a receber milhões de currículos por ano. Mas não é apenas as empresas com salas de jogos e geladeiras com bebidas que se destacam. As que oferecem oportunidade de carreira, crescimento educacional e as que pensam em família também são bem ranqueadas.

3. Acompanhe suas finanças

Busque otimizar as suas operações, ou seja, eduque os colaboradores para extrair o máximo dos recursos. O lema é produzir mais utilizando cada vez menos, sem deixar cair a qualidade.

O fluxo de caixaé para a empresa como o sangue para o ser humano. Não é exagero, algumas empresas de sucesso com bom volume de faturamento e vendas pecam na hora de controlar suas finanças.

O segredo da eficiência na gestão das finanças consiste em monitorar de perto:

  • as contas a pagar;
  • contas a receber;
  • inadimplências;
  • gastos;
  • custos e despesas, fixos e variáveis.

Não esquecendo das demonstrações de resultados (DRE), lucratividade e rentabilidade.

4. Trabalhe marketing e vendas

Promova integração entre os departamentos de marketing e vendas.

**Não adianta ter uma ideia de negócios inovadora e criativa, elaborar um plano de negócios teoricamente escalável, uma equipe espetacular se não ocorrerem vendas. **Simples assim.

No final das contas, tem que existir um comprador de produtos e pessoas ou empresas que utilizem seus serviços.

Aplique os 4 Ps do marketing (produto; preço; praça; e promoção) e não se esqueça do Marketing Digital, que hoje é essencial para o entendimento da jornada de compra do cliente.

E não se esqueça de treinar sua equipe para o funil de vendas.

5. Faça a rotina operacional funcionar

Seja claro e objetivo ao comunicar com os funcionários.

Para que a estrutura empresarial funcione no nível máximo de produtividade, é preciso que cada colaborador esteja ciente de suas atribuições, bem como inteirados das atividades que fazem parte da rotina da organização.

Nesse sentido, investir na comunicação interna traz transparência à relação de trabalho e cultiva um sentimento de valorização por parte dos funcionários. O setor administrativo, comercial, gestão de pessoas e financeiro devem fluir.

Logo, vale a pena investir em ferramentas como:

  • e-mail;
  • murais;
  • aplicativos de troca de mensagens;
  • intranet.

O sistema de informação, normalmente um ERP*, também deve estar funcionando perfeitamente.

*Sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

6. Procure ouvir mais do que falar

“Humildade é acreditar que não se sabe tudo. É importante aprender a ouvir e prestar atenção em outras ideias, e não tentar impor somente a sua”

(Abílio Diniz).

Qualquer pessoa que seja segura de si ouve mais do que fala, pois ela não sente a necessidade de mostrar que possui mais conhecimento que os outros. Isso é muito valorizado, principalmente, no ambiente profissional!

Por isso, é importante ter em mente que expressar a sua opinião ou demonstrar conhecimento sobre um determinado assunto deverá ser feito somente quando for necessário, com o objetivo de agregar valor à discussão.

Seus colegas de trabalho perceberão quando essa boa prática não é aplicada, ou seja, caso você procure sempre mostrar sua opinião apenas para se enaltecer e não contribuir com aquela situação. Isso pode prejudicar a convivência entre vocês.

7. Aceite que nada é perfeito

Encare a realidade como ela é. Enganos são cometidos, mas fazer deles uma oportunidade de crescimento é fundamental.

Aceitar que nada é perfeito é um grande passo de sabedoria na vida de qualquer pessoa, principalmente no aspecto profissional. Por isso, é importante entender que nenhum processo, ação e até mesmo produto ou serviço de uma empresa será perfeito.

Tendo essa lucidez, qualquer colaborador estará livre da infelicidade no ambiente de trabalho. É importante entender que todas as coisas sempre poderão ser melhoradas, porém isso é algo que ocorre de forma contínua e não de uma hora pra outra.

Portanto, bons profissionais saberão entender quando seu trabalho estará com uma qualidade considerada excelente e não deverão insistir em continuar aquele processo buscando a perfeição inatingível.

Isso deve ser encarado como um ponto cultural de qualquer empresa. Há uma famosa frase que é muito usada por startupspor aí que diz: “Done is better than perfect!”.

Em português, significa que “Feito é melhor que perfeito!”

8. Se diferencie dos outros

Desenvolva alguma habilidade que o destaque dos concorrentes, talvez um detalhe mínimo que proporcione uma experiência única aos clientes.

Dependendo da sua área de atuação, pode haver muita concorrência ou então existir muitos profissionais igual a você. Para se diferenciar dos demais é preciso abrir a cabeça e buscar fazer coisas novas e até aquele trabalho que ninguém quer fazer!

Não importa o que seja, você precisará mostrar que tem um algo a mais e isso o fará diferente de todos os outros. Mas é claro que muitas vezes isso não será o melhor trabalho do mundo, por isso tenha em mente que é algo que lhe dará um mérito a longo prazo.

Com o tempo, a tendência é que fique cada vez mais nítida a sua autoridade no mercado. Nada melhor do que transparecer trabalho e dedicação em prol da empresa.

9. Tire um tempo para você se organizar

Divirta-se, faça coisas que o deixe de bom humor, encontre um hobby para relaxar.

Deixar a rotina nos consumir é a coisa mais fácil de acontecer. Quando você parou para analisar, já se pega:

  • respondendo e-mails;
  • fazendo reuniões;
  • resolvendo demandas urgentes e algumas até nem tão importantes assim.

Por isso, algo extremamente necessário é bloquear um horário na sua agenda durante a semana para que você possa se organizar em relação às próximas demandas de trabalho. Entenda que esse tempo deve ser algo prioritário na sua semana, ou seja, nenhuma demanda urgente pode te atrapalhar nesse momento.

Considere esse intervalo como aquele momento que você será o “intocável”! Alinhe bem a importância disso com qualquer pessoa que possa te interromper, ou seja, os colegas de trabalho, família e até os seus próprios clientes.

Como ter sucesso na vida pessoal?

Agora, pare um pouco, se desligue dos negócios e olhe para sua vida pessoal.Continue acompanhando:

1. Cuide de sua família

Reserve uma parte do seu dia para se dedicar integralmente a família, sem interferências sobre assuntos de negócios.

A maioria dos grandes homens de negócio que perderam suas famílias durante suas conquistas afirmam que “não vale a pena”, ou que “teriam feito tudo diferente”.

O sucesso é incompleto se você não tiver com quem compartilhá-lo, e ninguém melhor do que os familiares para estar ao seu lado nos momentos vitoriosos. A família é o bem mais precioso que um ser humano pode ter — ela é o apoio nas horas difíceis, a inspiração para doar o seu melhor.

Lembre-se de que todo o poder conquistado não será suficiente para preencher a falta que a nossa família faz. Então valorize o hoje, os passeios, viagens, aquele filme ou série que está passando na TV.

2. Esteja presente na vida dos seus filhos

Participe ativamente da vida dos seus filhos.

Nada é mais prejudicial na vida de uma pessoa do que a ausência dos pais. Quando pequenos, nós precisamos de referências — não necessariamente dos pais biológicos — e tentar suprir essa falta com presentes, facilidades materiais, não preencherá esse vazio.

Se você está indo bem nos negócios, dedique sua atenção ainda mais a seus filhos. Muitas vezes os pequenos gestos deixam marcas eternas.

Desde ir à reunião de pais e alunos até aquele jogo de futebol ou disputa da natação. Esteja lá quando eles perderem ou ganharem. No final o que importa é sua presença, seu abraço e suas palavras.

3. Preserve as amizades verdadeiras

Valorize o relacionamento com os amigos que fazem parte da sua vida há um bom tempo. Guardadas as exceções, as amizades construídas no sucesso geralmente são superficiais e menos confiáveis.

Sabe aqueles amigos que sempre estiveram com você (ou estão) mesmo quando ainda era um desacreditado? Ou que mesmo de longe participa mais do seu dia a dia do que algumas pessoas que moram na mesma cidade? Os mantenha por perto.

Um amigo verdadeiro é aquele que te ampara em qualquer situação, mas sempre fala o que você precisa ouvir — elogia, chama a atenção quando é para o seu bem e não somente diz coisas que vão agradá-lo.

Eles vão te alertar quando estiver se perdendo em suas rotinas e afazeres. Eles vão te dar o puxão de orelha necessário quando estiver perdendo sua saúde para a jornada de trabalho.

4. Mantenha sua saúde em dia

Acorde cedo para praticar esportes ou alguma atividade física que lhe traga prazer.

Na agitada rotina do mundo dos negócios, as pessoas se preocupam muito em aprimorar suas habilidades intelectuais, e acabam deixando a saúde de lado. Porém é importante ter a consciência que, tanto seus negócios quanto as pessoas a sua volta precisam de você vivo e saudável.

  • vá ao médico regularmente;
  • faça um checkup anual;
  • tenha uma alimentação balanceada, de preferência com acompanhamento de um nutricionista.

Saiba que uma saúde equilibrada reflete positivamente no seu desempenho de trabalho. E esse conjunto de ações, você sentirá maior disposição, menos estresse, enfim, vai conseguir lidar melhor com o estresse do dia a dia.

É homem e tem mais de 40? Faça exame de próstata, pois esta é uma das maiores causas de morte dos homens (veja o Novembro Azul).

E para as mulheres? Se toque! Literalmente se toquem, o câncer de mama por sua vez é o grande vilão. (veja o Outubro Rosa)

5. Tenha prazer em servir

Procure agir como você gostaria de ser tratado ao passar pela mesma situação.

O altruísmo é uma das principais características dos grandes líderes. Ter o prazer em servir, não fazendo distinção de nível social e poder aquisitivo. É o que diferencia o líder do chefe — sua capacidade de servir mais e mandar menos.

Agindo dessa forma, você estimula as pessoas a sua volta a adotar esse tipo de comportamento, resultando em ambientes muito mais harmônicos e aumento de produtividade.

Para que você possa entender melhor o verdadeiro sentido de servir, indicamos os seguintes livros: O monge e o executivoe Como fazer amigos e influenciar pessoas.

6. Dedique tempo para crescimento intelectual

Não limite o seu crescimento intelectual aos assuntos de negócios.

Leia bons livros. Eles te fazem viajar sem sair do lugar e te fazem aprender com o prazer de selecionar apenas o que acha necessário.

Invista recursos financeiros em passeios com a família. As melhores lembranças de uma vida de sucesso nos negócios estarão ligadas as experiências que teve com as pessoas que ama.

O crescimento intelectual e cultural se potencializa com boas viagens. Comece a pagar seu pacote de viagem este mês (seja criativo).

7. Acompanhe suas finanças pessoais

Estabeleça um orçamento pessoal para evitar retiradas do caixa da empresa.

Os empreendedores têm um grande desafio quando iniciam seus negócios — organizar as finanças e separar a vida financeira pessoal da empresarial. E desse descontrole, o negócio sempre acaba prejudicado.

Infelizmente é muito comum pegar dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais. Almoços, aluguel, alguma prestação atrasada etc.

Por esse motivo, o quanto antes você limitar a sua renda mensal, menor será o estresse para administrar os ativos e passivos da empresa. Afinal, ela é sua mantenedora.

**Para ter sucesso na vida, você precisa de um **fluxo de caixarigoroso, controlar suas finanças pessoais como se estivesse gerindo um empreendimento.

Aprenda sobre investimentos. Descubra onde investir, se em imóveis, bolsa de valores ou tesouro direto.

8. Mantenha sua vida profissional ativa

Crie uma checklist diária para colocar em ordem suas atividades de trabalho e ainda haver tempo e disposição para agregar novos conhecimentos.

Mesmo que você domine a arte de empreender em um negócio próprio, que pode ou não ser na sua área profissional, a evolução do mercado acontece de forma rápida. Todos os dias surgem novas tecnologias, ferramentas e técnicas. Não se manter atualizado coloca em xeque o seu currículo profissional.

Se conseguir unir sua vida profissional com o próprio negócio é melhor ainda. Mas continuar se especializando em coisas complementares é a chave para o sucesso.

No fim das contas, a realização pelo trabalho que faz, reflete no nosso íntimo pelo simples fato de nos tornar úteis ao mundo.

9. Nunca pare de aprender

**Quando paramos de aprender, paramos de evoluir. **Sempre que possível faça cursos para melhorar seu desempenho pessoal.

Aprenda um novo idioma. Falar pelo menos inglês te colocará a frente de concorrente em diversos aspectos. Esta atitude te ajudará também com as viagens no exterior e enriquecimento cultural.

O sucesso na vida está condicionado a atitudes ajudem você a alcançar o tão sonhado equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. Desafios fazem parte do destino de todos os indivíduos, mas com esforço e dedicação, com coragem para superar os tropeços, é possível transformar desejos em realidade.

Gostou do post sobre como ser bem-sucedido na esfera pessoal e profissional? Então aproveite as redes sociais para compartilhar essas dicas com os amigos!

comments powered by Disqus