Webinars, moça mexendo no computador

Webinar: uma forma alternativa de criar autoridade para sua marca

Vamos voltar no tempo?

Vamos voltar no tempo?

Você quer fazer uma palestra, uma demonstração de funcionamento do seu produto ou até mesmo esclarecer dúvidas sobre algum serviço que você oferece.

Para isso você precisaria de no mínimo alugar uma sala, cadeiras, projetor, telão.

Gastaria muito tempo para preparar esse evento, além desprender de um bom investimento, ainda mais se você quiser que ele seja transmitido depois para quem não pôde comparecer.

Hoje em dia você tem em suas mãos uma ferramenta pela qual você pode fazer isso tudo de uma maneira bem mais simples e eficiente, além de atingir um número bem maior de pessoas: o Webinar.

O que é Webinar?

É o diminutivo de Web-based seminar.

Um webinar pode ser uma apresentação, um workshop, ou um seminário transmitido pela internet através de um software de videoconferência (abaixo vamos dar alguns exemplos de quais você pode usar).

Um ponto forte do webinar são os seus elementos de interatividade: nele você dá, recebe e discute informações com seu público, geralmente em tempo real.

Essas apresentações também combinam uma parte gráfica (um Power Point, por exemplo) com voz e/ou vídeo.

Os webinars, também são conhecidos como hangout, sendo uma ótima forma de atingir um grande número de pessoas que se interessam pelo assunto que você vai falar de maneira objetiva.

Neste post vamos te explicar como fazer webinars e também mostrar como eles podem te ajudar a melhorar a autoridade da sua marca.

Vamos Lá?

Alguns objetivos do Webinar

É muito importante que antes de planejar um Webinar você tenha em mente quais objetivos você quer atingir ao convidar o seu público para te ouvir.

Separamos alguns deles para te ajudar:

  • Fazer com que as pessoas confiem que o seu produto ira ajudar a resolver o problema que elas tiverem.
  • Se posicionar como uma marca responsável e que trata bem seus clientes.
  • Crescer a confiança em sua marca trazendo um conteúdo tão relevante que as pessoas irão compartilhar-los

Atrair novas leads

Dependo do tema que o seu webinar vai tratar, a chance de atrair a atenção de muitas pessoas é grande.

Com isso você vai gerar novos inscritos na sua base de e-mail através da landing page de inscrição.

Para não frustrar os seus ouvintes, gaste um tempinho preparando essa página.

É muito importante que o assunto e o que a pessoa vai aprender com o seu Webinar fiquem bem claros.

Educar suas leads

Para atingir o público que já esta na sua base de contatos, você pode oferecer webinars com conteúdo mais avançado ou detalhado, fazendo com que eles se aproximem da decisão de compra.

Converter leads em clientes

Com a confiança que sua lead construir através da sua imagem e do conteúdo dos seus webinars ótimas oportunidades podem surgir.

Utilize do Webinar para se aproximar do seu público.

Tirar dúvidas da sua audiência em maior escala

Uma boa estratégia para os webinars é usá-los para oferecer ao seu público conteúdos extras, tutoriais e até mesmo respostas ao vivo.

Com isso além de todas a vantagens que já citamos, você consegue uma maior retenção dos seus clientes.

Benefícios do Webinar

O marketing tradicional está perdendo sua eficiência.

Os clientes não querem ser “empurrados” para comprar alguma coisa, eles querem provar, experimentar e obter o máximo de conhecimento possível antes de efetuar uma compra ou optar por um serviço .

É por isso que o Webinar se tornou uma plataforma ideal para mostrar suas habilidades e fazer com que você se torne expert no seu ramo de negócio.

Se torne referência

As pessoas confiam em figuras de autoridade.

Quando você se tornar referência, as pessoas irão te ouvir mais, te seguir, compartilhar seu conteúdo e defender a sua marca lealmente.

Uma marca forte tem uma parcela gigante na influência sobre o seu público-alvo.

E para se conquistar essa força é extremamente necessário que sua marca seja facilmente reconhecível e que tenha autoridade.

Webinars podem te ajudar muito a destacar e construir a força do seu negócio pois com ele você atinge um público que já demonstrou interesse sobre seu produto ou serviço (se inscreveram para participar).

É um contato quase que “face a face”. Onde você pode:

  • Dar respostas claras sobre as dúvidas dos seus consumidores
  • Explicar por que seu produto se diferencia dos demais
  • Demonstrar sua paixão e confiança em sua marca

Webinars também permitem que você mostre tudo que a sua marca tem para oferecer de uma forma interessante e dinâmica que entretém o seu público. Porque não?

O Webinar não precisa ser chato.

Pense na sua formatação como programa de rádio.

Fazendo isso o seu público vai ter reconhecer como uma pessoa real, o que resulta em uma conexão mais profunda.

É o aspecto humano que promove a lealdade e a empatia do consumidor.

Uma boa notícia: é totalmente gratuito.

Sua audiência pode te acompanhar de qualquer lugar do mundo sem sair de suas casas.

O que seria bem diferente se eles quisessem acompanhar uma apresentação ao vivo.

Variedade de formatos

Se tratando de formatos o Webinar é uma boa escolha também.

Você tem a possibilidade de transformar o conteúdo do vídeo em uma variedade enorme de outros conteúdos.

Atualmente as pessoas prestam bem mais atenção em vídeos e imagens do que antigamente.

Como fazer um Webinar

Depois de escolher essa estratégia, é hora de se pensar em qual tema atrairá mais o seu público e como você pode usar do título para chamar mais atenção.

Para isso, siga essas dicas:

Conheça o seu público

Analise os conteúdos de maior sucesso entre seu público e use palavras-chaves que atraiam mais pessoas para o seu site.

Identifique a linguagem e formato que faz maior sucesso com eles, para produzir um webinar que chame atenção antes e durante a apresentação.

Faça um roteiro

Ter um roteiro preparado para o seu webinar é fundamental para ele fazer sucesso.

Eles tem, geralmente, entre 30 e 40 minutos, e você precisa fazer um bom uso de cada segundo.

Anote os tópicos que você deve abordar e as dúvidas que pretende tirar do público inicialmente, sem sair to tema principal.

No final, abra para perguntas.

No geral, podemos exemplificar uma boa estrutura assim:

  1. Se apresente (5 minutos)
  2. Tema principal (15 – 20 minutos)
  3. Perguntas e respostas (10 minutos)

Convide pessoas

Uma boa opção para ajudar no sucesso do seu Webinar é a possibilidade de se ter algum convidado especial durante o processo.

Convide pessoas relevantes na sua área que irão agregar valor a sua marca ou produto.

Isso pode ser ótimo para aumentar a sua visibilidade também. Clique aqui para conferir um exemplo.

Alinhe o conteúdo com o seu público

Use formas criativas alinhe o conteúdo com a expectativa do seu público.

De o máximo de infomações sobre o que o seu público vai encontrar no seu Webinar.

Inversão de expectativa quase nunca é bom. Lembre-se de colocar as informações na Landing Page.

Plataformas

Escolha bem a plataforma que você ira usar. Algumas opções limitam o número de participantes.

Isso pode não ser bom para você.

Conheça bem a sua audiência para melhor atender às suas necessidades.

Algumas opções:

  • Google Hangouts
  • Video Hangouts
  • GoToWebinar
  • WebinarJam

Como divulgar

Depois de todo esse processo, chega a hora de deixar as pessoas saberem do seu webinar!

Pelo tráfego orgânico você pode atrair as pessoas certas para o seu webinar.

Segue algumas das melhores formas de divulgaçãos:

Envie um e-mail para a sua base

Uma ótima estrategia que você tem é usar os contatos que já demostraram interesse em seu produto, empresa ou serviço.

Por isso, capriche na hora de mandar o convite do seu webinar para eles.

É um público quase garantido.

Divulgue nas suas redes sociais

Utilize de todos os canais da dua marca, Facebook, Twitter, Snapchat, e Youtube.

Divulgue materiais atrativos e não se esqueça de deixar o link para a landing page do webinar.

Faça anúncios

Caso você queira investir em mídia paga, utilize de Facebook Ads e Google AdWords. Se for utilizar o facebook, crie o anúncio e o impulsione.

Call-to-Action

Geralmente abreviado como CTAs, elas são a porta de entrada do contato do seu público com você.

Usando uma imagem ou uma linha de ação, você poderá atrair e sugerir a inscrição deles nos seus webinars.

Utilize dessas ferramentas em banners no seu site ou até mesmo se você tiver algum post no blog que fala sobre o assunto que você vai falar no webinar.

Webinar = Conexão

Atualmente não existe outra mídia que você possa estabelecer essa conexão e relacionamento tão eficientemente com sua audiência como no Webinar.

Para garantir que você tenha o sucesso que espera com essa plataforma fique atento a esses pontos:

  • Descubra quem são as personas do seu negócio e faça um conteúdo alinhado com necessidades que elas possuem
  • Entenda em qual parte da jornada do cliente as personas estão
  • Planeje seu Webinar com antecedência
  • Use os pontos fortes da sua marca na apresentação
  • Pratique uma apresentação educada
  • Após o webinar, caso se aplique, envie a apresentação de slide para a sua audiência
  • Disponibilize o link para quem não pode assistir

Pronto!

Agora você já tem o que precisa para ter um Webinar de sucesso.

Com certeza seu público vai ficar bem mais próximo da sua marca e você se tornará uma figura de autoridade para eles.

Deixamos aqui um check list para que você não se esqueça de nenhum detalhe.