viver de blog - notebook em cima de uma mesa

É possível viver de blog? Confira as nossas dicas incríveis para você construir uma carreira na web

Neste post vamos te provar que é possível pagar as suas contas com o dinheiro que você ganhará com blog!

A internet mudou definitivamente a rotina da vida de muita gente, tanto no sentido de levar informação de forma facilitada quanto em auxiliar no que diz respeito a tomar decisões na jornada de compra para resolver seus problemas.

Tendo em vista esse cenário, muita gente vem se aventurando na internet, empreendendo de alguma forma. Uma das maneiras de conseguir esse feito é por meio da produção de conteúdo para web, ou seja, viver de blog.

Porém, nem sempre é fácil largar o emprego logo no início dessa jornada por diversos motivos, seja a estabilidade, a insegurança ou mesmo o medo de arriscar uma nova vida.

Nessa situação, a sugestão é começar o negócio em paralelo e obter os primeiros resultados de forma que, com o tempo, você se sinta mais seguro para focar somente na nova vida.

Neste post separamos 5 dicas para que você possa começar a viver de blog e ter o retorno financeiro esperado. Confira!

1. Trabalhe com os anúncios pagos

Uma das maneiras de começar a viver de blog é por meio dos anúncios pagos em parceria com grandes players desse meio, como o Google.

Essa é uma das maneiras mais “tradicionais” de começar a ganhar dinheiro trabalhando na internet, mas a cada dia que passa está se tornando algo menos eficiente.

Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais ignorando esses anúncios, gerando uma queda muito grande na quantidade de cliques nos anúncios que aparecem em blogs e portais.

Mas não é preciso limitar-se a isso: é possível também utilizar essa estratégia para divulgar links de produtos afiliados, formalizando uma parceria que pode ser extremamente vantajosa.

2. Aplique estratégias de marketing de conteúdo

A internet está cheia de conteúdo. Então, se você não estudar e aplicar estratégias que envolvem o marketing de conteúdo, dificilmente conseguirá resultados expressivos. Saiba que muitos negócios começaram apenas com um blog, que foi trabalhado fortemente nesse aspecto.

Então estude as melhores práticas dessa metodologia, produza conteúdo de qualidade — algo que seja diferente do que já existe no mercado — e procure sempre otimizá-lo, tanto em questões de SEO quanto do próprio conteúdo em si.

Trace metas e busque aprender com cada otimização necessária nesse processo. Além disso, tenha paciência, pois o resultado não vem no curto prazo.

3. Tenha um público bem segmentado

Foco é a palavra-chave para qualquer negócio que queira prosperar na internet. Então evite querer abraçar o mundo e defina quem será seu público-alvo — você pode utilizar a ferramenta de criação de personas para fazer isso.

A partir disso, desenvolva ações que atuem na jornada de compra desse público. Dessa maneira será possível concentrar seus esforços em ajudar as pessoas a se tornarem clientes do seu negócio de forma cada vez mais eficiente, gerando retorno o mais rápido possível.

4. Faça parcerias

Uma boa saída para viver de blog é buscar por parceiros que estejam dispostos a pagar para que você fale de um produto ou serviço no seu blog. É o que chamamos de posts patrocinados.

Obviamente esse tipo de prática é criticado por alguns, mas não há problema se você se identifica com esses parceiros, acredita no que eles vendem e também se eles possuem alguma sinergia com o seu negócio.

De qualquer forma, você estará ajudando o seu público com as demandas e os problemas dele. Por isso, é uma ação válida quando feita de forma correta.

5. Abra espaço para colaboradores

Saiba que conteúdo de outras pessoas também pode ser um grande atrativo para o seu blog. Então abra espaço para que colaboradores possam escrever para você.

Dependendo de como isso for idealizado, pode ser um grande diferencial, inclusive para que o seu blog tenha sucesso!

Dessa forma será possível ter uma frequência de produção muito mais agradável para o seu público, visto que nem sempre você terá tempo para escrever — mas com o conteúdo dos colaboradores será viável disponibilizar sempre algo novo.

Agora que você já sabe como viver de blog, o que acha de conhecer ferramentas de finanças para empreendedores?