homem pensativoEmpreender é o sonho de muita gente. Não é à toa. A possibilidade de criar um negócio alinhado com aquilo que acredita é realmente um sonho.

'>

Tudo sobre como registrar uma marca, descubra os segredos!

Aprenda aqui tudo sobre como registrar a sua marca, desde dicas até um incrível passo a passo. Não perca tempo, te ensinamos tudo neste guest post.

Não saber como registrar uma marca é algo muito comum entre os empresários e empreendedores. Mas, convenhamos, o importante é saber que esta providência é necessária e correr atrás das informações e procedimentos, antes que seja tarde!

Por quê? Porque a única maneira de proteger sua marca, e evitar que usem o mesmo nome de sua empresa e produtos ou serviços indevidamente, é por meio do registro no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

E o mesmo vale para se patentear uma ideia, por exemplo, mas seguindo outros trâmites um pouco mais detalhados.

Para ajudar você a saber exatamente como registrar uma marca, seguindo os procedimentos corretos junto aos órgãos oficiais, preparamos um passo a passo bastante ilustrativo e didático.

Mas antes de começar a pensar em como registar sua marca, que tal dar uma olhada em algumas dicas de como criar um bom nome e logo para sua empresa? Afinal, são estes os dois elementos principais de uma marca!

10 Dicas para criar nome e logo de uma empresa

São algumas dicas rápidas para criar nomes e logos, mas que vale a pena conferir:

  1.    Tanto o nome como o logo de sua empresa devem “falar a língua” de seu público.
  2.    Os dois devem tentar passar o diferencial de seu negócio, isto é: o que você faz melhor que os outros.
  3.    Da mesma forma, o posicionamento de sua empresa, que é o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes do público, deve ser bem claro.
  4.    Não use nomes longos.
  5.    Evite nomes com “duplo sentido”, as vezes inconvenientes, ou que significam outra coisa em outras línguas. Lembra-se da marca “Besta”?
  6.    Não use seu gosto pessoal, mas as preferências de seu público-alvo.
  7.    Seja original e único.
  8.    Pesquise tendências, mas nunca tente imitar ninguém.
  9.    Os principais elementos usados em um logo são cor, forma, tipografia e símbolos.
  10. Contrate um designer profissional para ajudar a compor tudo isso!

Passo a passo: como registrar uma marca

É importante lembrar que a marca normalmente não se trata apenas de um nome, mas de um símbolo ou emblema que distingue sua empresa.

Portanto, seja tanto para registrar o nome da empresa como para registrar uma marca, os procedimentos são bastante semelhantes.

Passo 1: Fique por dentro de como registrar uma marca

Não que seja extremamente complicado fazer o pedido, mas é bom saber o que te espera antes de começar.Depois de ler nosso passo a passo, recomendamos que também acesse os seguintes links, para evitar surpresas no caminho:

Passo 2: Pesquise se sua marca já existe

Sim, isso mesmo! Às vezes você teve uma supersacada para o nome de sua empresa e, surpresa: alguém registrou primeiro! Para evitar decepções e perda de tempo, antes de criar o logotipo, pesquise se o nome da marca já está registrado.

Para isso, não é difícil, acesse a ferramenta de pesquisa aqui: pePI – Pesquisa em Propriedade Industrial. Ela vai pedir login e senha, mas você pode clicar na opção de pesquisar anonimamente e continuar sua busca, se preferir.O INPI recomenda também que você consulte as chamadas marcas de Alto Renome, que também podem ser um entrave para o registro da marca de sua empresa. Para isso, você deve baixar este PDF: marcas de alto renome em vigência.

Passo 3: Pague o valor da taxa

Bom, sempre é preciso desembolsar algum dinheiro para este tipo de procedimento, como você já esperava, não é mesmo?

Para iniciar o processo você só vai precisar emitir e pagar esta guia: Guia de Recolhimento da União (GRU).

Passo 4: Preencha o formulário no portal

Agora você deve acessar o e-Marcas e preencher um formulário. Será preciso anexar a imagem da marca, por isso alertamos que você deverá providenciar uma criação de seu logo antes de chegar nesta etapa.

Passo 5: Acompanhe o processo

Pronto, você deu início ao seu processo para registrar uma marca. Mas eles podem pedir documentos novos, provas, evidências, defesas, laudos etc. Acompanhe esses requerimentos do INPI e não perca prazos por meio do sistema de busca de marca. Selecione seu processo e inclua em meus pedidos, assim você receberá avisos por e-mail de qualquer providência necessária.

Pronto, pode registrar sua marca! E mais um aviso, registrar uma marca é diferente de como patentear um produto, para isso você deverá registrar uma patente, o que envolve um processo diferente, lá mesmo no INPI.


* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design ou até mesmo criação do nome da sua empresa. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvem o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciam todo o processo para você!