Trate as pessoas de formas diferentes

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog.

Não converse com todos os seus funcionários, seus usuários ou seus potenciais clientes da mesma maneira, porque eles não são todos iguais.

O modelo Dreyfus de aquisição de competências diz que as pessoas passam sempre por 5 estágios:

Novatos
Gostam que digam o que eles devem fazer, precisam que lhes dêem um manual, dificilmente tomarão decisões por si só.

Iniciante Avançado
Necessitam de um pouco de liberdade, mas não conseguem distinguir hierarquias e definir certas prioridades.

**Competente
**Querem liberdade para fazer planos, criar rotinas e escolher entre atividades.

Proficiente
Quanto mais liberdade você der, mais você pode esperar dele, que mais você receberá.

Expert
Escreve o manual, mas não o segue.

Se você tratar um “Expert” como um novato, certamente falhará.

__

Para ler mais dicas relacionadas a Marketing e Relacionamento com clientes confira nossa sessão: Marketing.

Se quiser receber sempre nossas dicas, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter:@empreendemia.

comments powered by Disqus