tomar decisões assertivas

Tomar decisões assertivas: Suas decisões precisam ser pensadas!

Um fato é que as decisões precisam ser tomadas e nem sempre é fácil chegar a uma conclusão.

Um fato é que as decisões precisam ser tomadas e nem sempre é fácil chegar a uma conclusão.

Uma jornada empreendedora envolve uma série de tomadas de decisão. Por isso, ter consciência do impacto que elas podem gerar no seu negócio é muito importante.

Com este artigo, nós queremos ajudar você a desenvolver atitudes que podem garantir decisões mais coerentes para cada situação.

8 coisas que podem te ajudar a tomar decisões assertivas

Continue acompanhando o nosso conteúdo e veja dicas que vão tornar a ação de tomar decisões assertivas mais simples.

Identifique o problema

Geralmente vão existir problemas antecedendo uma decisão que você tenha que tomar. Esses problemas podem ser de pequena e até de escalas maiores.

Por isso, identificar a razão pela qual você precisa tomar uma atitude, é fundamental para encontrar uma solução.

Compreenda qual é o problema que você está enfrentando, de maneira que o seu emocional não afete diretamente nas suas escolhas.

Por mais que às vezes pareça que vários motivos levam a algum problema, na verdade sempre haverá o ponto de partida de isso tudo. Saiba identificá-lo para propor uma solução mais adequada.

Analise os últimos acontecimentos

Agora você já sabe que vários fatores podem levar a um único problema.

Para identificar o princípio disso tudo, fazer uma retrospectiva e analisar os últimos acontecimentos podem te ajudar a não agir de maneira precipitada.

A precipitação é o sua maior inimiga. Quando se trata de grandes passos na sua vida profissional, por maior que seja a pressão que o tempo exerça, ele não precisa te levar para o caminho errado.

Mais uma vez, afaste o seu lado emocional e tente enxergar não só o seu ponto de vista mediante às circunstâncias.

Decisões precisam ser tomadas e você, como empreendedor, precisa analisar os fatos já que as suas escolhas tem um peso importante no futuro do seu negócio.

Crie diversas possibilidades

Ser criativo também é uma qualidade de um bom empreendedor.

Na hora de tomar as suas decisões, use todo esse seu potencial em criatividade para propor diversas possibilidades e caminhos.

Anote todos perspectivas e todas as consequências das mesmas. Isso vai te ajudar a mentalizar mais facilmente as opções que você tem antes de optar por um caminho — principalmente se essa decisão for importante.

É nesse momento que você deve perceber os obstáculos a serem enfrentados futuramente e propor soluções que sejam saudáveis a curto, médio e longo prazo.

Saiba das suas capacidades

Antes de tomar qualquer decisão, saiba do que você é capaz. Mas nem por isso você deve tentar carregar o mundo sozinho.

Aproveite todo o seu potencial, conhecimento prévio e experiências para futuras decisões que você tomará pela sua empresa, mas nunca dê um passo maior do que as suas pernas.

Por mais que um empreendedor tenha a necessidade de avançar rápido, escalar o seu negócio e ver os resultados, é importante saber da sua capacidade antes de tomar qualquer decisão, principalmente se ela afetar diretamente o seu negócio e todas as pessoas que estão envolvidas nele.

Lembre-se que as suas habilidades podem ser treinadas e com isso você se tornará ainda mais apto para gerir o negócio. Sendo assim, prefira pequenas conquistas do que a probabilidade de uma queda brusca.

Se planeje antes de tomar decisões

Na altura do campeonato, você já percebeu que suas ações podem tomar escalas muito maiores do que elas parecem ter.

Por isso é importante se planejar para as consequências que surgirão após a sua tomada de decisão.

Esteja preparado para o que as pessoas podem pensar ou falar a respeito das suas escolhas para o negócio ou até mesmo as eventualidades que podem acontecer a partir disso.

Se planejar vai muito além de se preparar para o que as pessoas têm a dizer. É se preparar para as mudanças e o trabalho que algumas situações podem gerar.

Se a sua decisão for expandir o seu negócio, por exemplo, você precisa ter saber exatamente o que essa ação irá gerar como consequência.

Sendo assim, o fato de planejar as suas tomadas de decisões nos leva ao próximo tópico!

Saiba que nem tudo pode sair como o planejado

O ato de planejar não significa que tudo vá acontecer exatamente como você previa, não é mesmo?

Da mesma forma que é importante fazer o seu planejamento, é importante manter a calma caso as coisas não saiam como planejado.

Muitas coisas não estão no seu controle. Por mais poder de decisão que você tenha como empreendedor, não significa que você consiga fazer tudo sozinho.

É nesse momento em que podem ocorrer frustrações ou quebra de expectativas, já que nem todas as pessoas podem trabalhar da forma como você deseja.

Sendo assim, nada de desistir caso algo saia um pouco “fora da curva”, combinado?

Ignore os seus medos

Você sabia que não seria fácil, mesmo que ninguém tenha te contado. No fundo todos entendem que existem diversas responsabilidades em empreender.

Fato é que temer o fracasso deve ser carta fora do baralho! Por isso, ignore todo o seu medo das consequências.

Se antes de chegar a uma decisão, você analisou, estudou as possibilidades e se preparou para as consequências, não há do que ter medo.

Você sabe das suas capacidades, os riscos e está ciente de que um passo de cada vez é a melhor solução para continuar sempre escalonando o seu negócio, não é mesmo?

Seja firme em suas decisões

Não poderíamos terminar esse post sem falar sobre a importância de se manter firme diante das decisões que foram tomadas!

Nunca volte atrás porque alguém não acredita na sua capacidade ou acha que não é uma boa ideia. Você está preparado para esse cenário, se lembra?

O empreendedor é o principal interessado em fazer boas escolhas, em saber o que é o melhor para o seu negócio. Não deixe que as pessoas tirem de você essa autonomia.

Isso não significa que opiniões não são bem-vindas, ou que você não deva voltar atrás caso faça uma escolha errada. Isso também podem acontecer!

O ponto principal aqui é ajudar você a entender que você precisa de posicionamento e as pessoas esperam isso de você. Por isso, acredite em sua capacidade e nas suas ideias!

O Saia do Lugar quer ajudar você a ser, cada vez mais, um empreendedor que colha bons frutos do seu negócio! A partir dessa leitura esperamos você sinta menos o peso de tomar decisões assertivas e que esse processo facilite suas ações.

Que tal aprender a se livrar do stress corporativo? Clique aqui e evite que todos os desafios de um negócio tirem o seu sono!