Todo empreendedor tem momentos de dúvidas: saiba como superá-losPlataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

">

Todo empreendedor tem momentos de dúvidas: saiba como superá-los

Já passou por momentos de dúvidas? Bem vindo, você é um empreendedor completo — agora é trabalhar para superar.

Todo empreendedor, em algum momento de sua jornada, ficará com dúvidas se seguiu o caminho certo. Os auto questionamentos mais comuns são:

  • Será que sou capaz de criar e desenvolver uma empresa?
  • Será que esse negócio vai decolar?
  • Será que eu não deveria ter perseguido uma carreira como executivo em outra empresa?

Então não desanime caso essas perguntas estejam na sua cabeça nesse exato momento. Isso é completamente normal e pode ter certeza que alguns dos maiores empreendedores passaram por essas mesmas dificuldades. Agora o que você não pode é deixar essas dúvidas minarem sua autoconfiança e visão de longo prazo.

Apesar de ser difícil, você deve permanecer focado na recompensa de longo prazo mesmo durante esses momentos de dúvida.

Seguem algumas dicas de como manter a chama acessa:

Leia biografias inspiradoras

Ao ler algumas biografias de empreendedores você vai começar a ver um padrão: alguém muito inteligente tem uma ideia, começa a colocá-la em prática e logo surge um caminhão de problemas. Com muito esforço, essa pessoa supera esses problemas, consegue vencer e escrever seu nome na história.

O que raramente é descrito é que na fase onde muitos problemas aparecem esses empreendedores tiveram milhões de dúvidas sobre a viabilidade da sua ideia (e pode ter certeza que eles tiveram). Mas o desfecho das histórias mostra que eles escolheram, apesar das incertezas, perseverar no caminho do seu empreendimento. Use essas biografias como inspiração para não sucumbir frente às dificuldades e dúvidas.

Conversa com executivos mais experientes

Uma forte injeção de ânimo pode ser uma conversa com alguém mais experiente, que enfrentou dificuldades semelhantes as quais vocês enfrentam hoje. Procure na sua família ou círculo de amigos por pessoas que já tenham passado por situações difíceis enquanto empreendiam e converse com essas pessoas.

Esses relatos de pessoas próximas que já superam adversidades e dúvidas irão te mostrar que é completamente viável que você faça o mesmo. Além disso, eles provavelmente terão conselhos práticos que irão ajuda-lo a sair do buraco com rapidez.

Pare TUDO por um dia

É exatamente quando tudo começa a dar errado e as dúvidas aparecem que empreendedores começam a tomar decisões estúpidas de curto prazo. E essas decisões erradas são caminho sem volta rumo ao fracasso.

Quando você começar a se sentir pressionado, com dúvidas sobre o melhor caminho a tomar, pare tudo por um dia. Vá para um lugar tranquilo e coloque os pensamentos em ordem. Tente se lembrar do porquê iniciou a empresa, quais eram seus objetivos e o que motivava você a acordar toda manhã para trabalhar.

Pensar nesses tópicos força você a lembrar da missão principal de sua empresa, e a tomar decisões que a levem cumprir com seu objetivo.

Uma mente calma consegue raciocinar e elaborar alternativas, pensar em novas hipóteses e sair do padrão. Uma mente ansiosa está pouco oxigenada e as soluções elaboradas por ela são restritas, desesperadas e pouco efetivas. Quando você ouve alguém dizer “calma, não tome nenhuma decisão agora” é exatamente por isso.

Tenha sempre em mente o longo prazo

É isso que motiva um empreendedor a continuar perseverando mesmo quando tudo parece estar indo morro abaixo. A concretização de uma meta desafiadora é o combustível que faz com que ele continue sempre em frente. Perder a visão de longo prazo é o mesmo que perder o combustível, e sem combustível não há como continuar trabalhando.

Tenha sempre em mente o objetivo final de sua organização e as recompensas que virão com o cumprimento desses objetivos. Depois de lembrar disso, sente na cadeira, abaixe a cabeça, esqueça que algum dia você teve dúvidas e continue trabalhando.

Este artigo foi escrito pelo Diego Wagner, CEO do Siga o Rastro.

p.S.: imagem de Shutterstock.