8 Lições de empreendedorismo com a série The 100

8 Lições de empreendedorismo com a série The 100

1923
0
SHARE

Quem acompanha a série do canal americano CW, The 100, provavelmente já está sofrendo de uma pequena abstinência, já que quinta-feira passada foi a season finale da terceira temporada.

Enquanto aguardamos ansiosamente o começo da próxima temporada, por que não tirar umas boas lições de empreendedorismo da série?

Sim, pode parecer um pouco estranho pensar que um programa de ficção de cientifica, que se passa num futuro muito fora da nossa percepção, possa ajudar a sermos melhores empreendedores.

Mas, acredite, a série é tão completa que fica difícil escolher quais pontos abordar! Veja agora como a série vai tornar você um empreendedor ainda melhor. Confira!

Mas eu não assisti a série

Se você não assistiu, deveria. Mas vou fazer um pequeno resumo para que você entenda melhor as lições que ela passa.

The 100 se situa em um futuro no qual a Terra é inabitável, ou assim se acredita, devido ao alto nível de radiação decorrente de bombas nucleares.

As personagens moram em uma estação espacial chamada Arca que, por 100 anos, vem sendo a casa dos seres humanos que sobreviveram às bombas nucleares.

Porém, com o grande número de pessoas morando na estação espacial, o ar começa a não ser o suficiente para todos os habitantes. O que leva os seus lideres a tomarem uma decisão difícil: enviar 100 pessoas — consideradas marginais — para a Terra.

E é ai que a série começa a ficar muito interessante.

Os enviados à Terra, ou Skaikru como são chamados, passam por inúmeros dilemas, conflitos, desafios e descobertas, que podem e devem servir de exemplo e lição para àqueles que embarcam no novo mundo do empreendedorismo.

Lições de empreendedorismo

Os Skaikru podem nos ensinar muito, então vamos começar com as lições?

1. Não desista fácil, continue lutando

Começar um negócio não é fácil. Não importa se você vai criar uma empresa com poucos funcionários ou se vai voar solo, você terá momentos muito difíceis.

Assim como em The 100, que as personagens sempre são pegas de surpresa — seja por falta de ar na Arca ou por terráqueos que habitavam a terra que eles acreditavam estar vazia —, não desista.

Na série elas estão sempre procurando novas saídas e novas estratégias, já que desistir não está dentro de seu vocabulário.

Você que quer empreender deve seguir a mesma lógica. Nunca desistir.

Se o plano que você fez não está funcionando, faça outro. Se a equipe que você juntou não está rendendo bem, mude. Não importa o que aconteça, não coloque a desistência como uma opção.

Perseverança deve ser o lema de qualquer pessoa que esteja começando a empreender.

2. Tenha iniciativa

Quando os Skaikru chegam à Terra eles têm que praticamente construir uma vila do zero. Nessa hora várias personagens tomam a iniciativa de ir atrás de materiais e comida, e se disponibilizam a construir muros e tendas.

Quando se tem uma ideia e queremos começar a empreender temos que construir nosso negócio do zero também, e é ai que entra a iniciativa.

De nada adianta você ter uma ideia incrível na cabeça mas não fazer nada para que ela saia do papel. Iniciativa é o que faz alguém deixar de ser um sonhador para se tornar um empreendedor.

3. Saiba planejar e gerir

Constantemente vemos os líderes planejando e fazendo uma boa gestão na série. Estão sempre atentos às necessidades dos moradores tanto da Arca quanto dos Skaikru.

Analisando os abastecimentos de comida, medicamentos, peças necessárias para desenvolver novos equipamentos, munição, etc.

Também vemos os comandantes sempre planejando estrategicamente formas de atacar ou se aproximar de inimigos e outros grupos.

No mundo do empreendedorismo também é assim.

O empreendedor deve sempre estar atento às necessidades do seu negócio e formas de supri-las. Assim como, também, deve estar atento à concorrência e possíveis alianças.

Por isso sempre faça um benchmark para conhecer bem o que os seus competidores estão oferecendo para conseguir fazer um bom plano estratégico.

4.Acredite em você mesmo

Durante o seriado a personagem Clarke bate de frente com vários outros personagens, pois tem convicção de que sua opinião está certa, e na maioria dos casos realmente está.

Mas o ponto não é esse. Por acreditar tanto em si mesma Clarke acaba por passar muita confiança e credibilidade aos demais.

O empreendedor também deve agir assim!

Se quer ter sucesso ele deve mostrar a sua equipe que confia em suas opiniões e passar confiança.

Para trabalhar a autoconfiança talvez o empreendedor possa procurar um mentor com quem se sinta confortável para conversar e discutir os dilemas que aparecem.

5. Saiba liderar

Duas das personagens mais queridas da série são as líderes dos respectivos clãs. Dos terráqueos, Lexa e dos Skaikru, Clarke.

Lexa lidera, com muita racionalidade e força, 13 clãs de terráqueos e seus exércitos, sempre lutando para conseguir o melhor para seu povo.

Clarke lidera os Skaikru desde os primeiros passos que deram na terra, tomando decisões e lidando com os temperamentos difíceis dos moradores da Arca.

Tanto Lexa quanto Clarke são líderes natas e mostram que, mesmo em tempos tumultuados é preciso saber tomar decisões com cautela.

Apesar de liderarem grupos opostos e que, em certo ponto, foram inimigos, as líderes souberam quando era hora de juntar forças para lutar contra um inimigo em comum.

Ao se aventurar no mundo do empreendedorismo, os novos navegantes devem ter em mente que saber gerir e liderar uma equipe é o primeiro passo para o sucesso.

O empreendedor precisa desenvolver a liderança e não deve se prender só ao operacional, mesmo que tenha trabalhado a vida inteira para terceiros.

Assim como Clarke e Lexa, ao empreender é necessário saber tomar decisões difíceis em tempos de tempestade, para conseguir a melhor saída para o empreendimento.

É preciso saber fazer alianças certas, escolher bem suas batalhas e saber identificar quanto é necessário mudar a direção da sua estratégia de negócio.

6. Não seja um ditador

Em certo ponto na série um personagem chamado Pike assume, de forma um tanto autoritária, a liderança dos Skaikru. Sua gestão é marcada pelo autoritarismo e pela imposição de normas ditatoriais que acabam prejudicando a convivência do povo Skaikru com os terráqueos.

Por ser um líder ditador, Pike acaba levando por água abaixo todo a harmonia que foi arduamente construída com os terráqueos e prejudica todas as novas alianças que foram feitas.

Um bom líder não deve se comportar como um ditador, que acredita que só a sua visão é correta para seu povo. Às vezes suas convicções podem não ser exatamente o melhor para a sua equipe e podem, inclusive, levá-los a falência.

Por isso o bom empreendedor deve saber considerar a opinião da sua equipe, analisar os insights internos e conseguir tomar decisões baseadas no trabalho de todos envolvidos no seu negócio. não apenas com as certezas da sua cabeça.

7. Coloque o pé no chão

Jaha era o comandante dos Skaikru no espaço, mas quando aterriza na terra ele perde esse posto. Abalado com a perda do filho e com a nova vida na terra, o personagem sai em busca de uma cidade um tanto utópica: a Cidade da Luz. Um lugar onde tudo é perfeito, as pessoas não tem memórias ruins e não sentem dor.

Porém para alcançar esse objetivo de levar todos para a Cidade da Luz, Jaha acaba ficando cego pelo seu sonho e prejudica seu povo por não conseguir colocar o pé no chão. Acaba levando-os à uma guerra desnecessária.

E esse pode ser um dos maiores erros cometidos por novos empreendedores. Não saber colocar o pé no chão.

Empreendedores são sonhadores que resolveram agir, mas as vezes ficam cegos com o objetivo final de alcançar o sucesso e não conseguem enxergar que talvez, as ações que estão sendo tomadas, estão prejudicando mais do que ajudando o empreendimento a crescer.

Então sempre coloque os pés no chão e olhe atentamente ao redor. Analise as decisões tomadas e suas consequências.

Ao contrário do que Maquiavel disse “os fins justificam os meios”, todas as decisões tomadas em um empreendimento devem ser analisadas e bem estruturadas. Não adianta só pensar no sucesso e ignorar as inúmeras consequências.

8. Mulheres no comando

Um ponto visivelmente marcante em The 100 é o fato das mulheres ocuparem lugares de liderança.  Elas são lideres de exércitos, líderes de clãs, cientistas, médicas, soldadas e qualquer outra coisa que desejam ser.

Na série as mulheres são empoderadas e colocadas no mesmo patamar que qualquer personagem masculino.

E não é só na série que as mulheres estão dominando. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae o número de mulheres à frente de pequenas e médias empresas é cada vez maior!

Às mulheres que assistem a série: observem todas as personagens femininas e o tamanho da força e determinação que elas carregam, é isso que você precisa para dominar o mundo do empreendedorismo.

Temos um artigo incrível sobre mulheres empreendedoras aqui, não deixe de ler.

Por fim, espero que você que já está empreendendo ou está pensando em embarcar nessa nova aventura tenha se sentido inspirado.

Uma boa leitura para você continuar aprendendo um pouco sobre quais os próximos passos tomar em relação ao empreendedorismo é nosso artigo sobre como atrair investidores para o seu negócio, ou nosso guia completo de como abrir um e-commerce de moda!

May we meet again