O que é crowdsourcing? Explicação e exemplos

O que é crowdsourcing? Explicação e exemplos

8759
39
SHARE

Após a dica de ontem (Dica ao empreendedor: Plataforma de crowdsourcing para design gráfico), duas pessoas me vieram com dúvidas sobre crowdsourcing. Então acredito que mais pessoas tenham estas dúvidas e vou esclarecê-las.

crowdsourcing

Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.

Até meados desta década, a moda era o outsourcing. As empresas se perguntavam “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e então contratavam essas empresas. Inúmeras empresas de outsourcing foram surgindo com diversas soluções e preços. E agora, para quem a empresa terceiriza este serviço? Como saber qual a melhor? Quanto tempo gastar procurando?

No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. Este processo tem o nome “broadcasting“. As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.

E com a Internet, ficou fácil de organizar essas comunidades, daí que vem sua popularização. A idéia ainda não é muito popular no Brasil, mas muito difundida nos EUA

Exemplos de crowdsourcing:

  • ideias.me – Empresa brasileira que tem feito um ótimo trabalho para ajudar empresas a resolver seus problemas.
  • istockphoto.com – o sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
  • Netflix – uma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prêmio de 1 milhão de dollares para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o atual.
  • Fiat Mio – a Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo carro conceito.

Mas antes de fazer uso deste modelo, tenha cuidado. Veja se não está havendo exploração de mão-de-obra, se a proposta de valor é boa para ambas as partes. Seja ético, sempre.

Abraços,
Mauro (porque este blog também faz parte de crowdsourcing)

Fontes
Wikipedia (www.wikipedia.com) – um ótimo exemplo de crowdsourcing

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.