TASK – 18 anos de empreendedorismo

TASK – 18 anos de empreendedorismo

A história empreendedora da empresa mineira TASK, completando 18 anos

Nota do editor: Este post foi escrito pela TASK, que está comemorando seus 18 anos de história muito empreendedora.

Em um mundo onde a palavra de ordem é “empreendedorismo”, os novos responsáveis por fazer a roda girar necessitam de bons exemplos. E um deles é a TASK, que surgiu em 1994 com uma natureza de negócios um tanto quanto duvidoso para a época, mas que persistiu com paciência, sabedoria e sede de empreendedorismo e, em 2013, completa 18 anos de vida.

Afinal, não tinha nada mais indefinido do que, em plena década de 1990, apostar em algo que havia “acabado” de surgir no mundo e do qual a grande maioria das pessoas ainda não compreendia a função: a internet. A Task surgiu em 1994 pra desenvolver software e, em 1996, descobriu que a “tal internet” – recém chegada ao Brasil – seria o ideal para o software de gerenciamento de estoque para revenda de veículos que, na época, seria desenvolvido pela empresa.

Se você parar para pensar, em 1996, muitas das pessoas que hoje conhecemos como grandes gênios da informática e internet eram apenas jovens – ou crianças – fuçando seus brinquedos em casa. Mas já naquela época existia uma empresa mineira que pretendia levar o melhor serviço de hospedagem e e-mail para a empresa e a casa dos brasileiros.

A TASK se firma como empresa empreendedora quando percebemos um requisito básico para os novos projetos existirem no mercado por longos anos: sua consolidação. Os mais novos não vão se lembrar com muitos detalhes, mas a internet já passou por várias fases (inclusive pelo seu “fim iminente”, o bug do milênio) – e a TASK mineira se superou e se reinventou em todas. E, ao fim do expediente, é disso que se faz um negócio empreendedor: da sua capacidade de superar as crises e sempre encontrar, ao longo do percurso, novas saídas para o seu negócio.

Além disso, nenhum empreendimento sobrevive sem essa premissa básica, que é a de trazer soluções para as pessoas que precisem delas. A TASK, com seus 18 anos de vida e muitas mudanças e aprendizados no caminho, ensina hoje às novas empresas a usufruir o máximo possível da tecnologia, e a usar todas as ferramentas para hospedagem e e-mail a seu favor. Mais do que prestar um serviço de qualidade, a TASK carrega em seu modelo de negócios a responsabilidade pelo acesso à informação, outra das muitas palavras de ordem presentes em um mundo cada vez mais tomado pelas famosas startups.

Quem quer empreender pode se espelhar na TASK também pelos seus diferenciais, que são capazes de conquistar muitos clientes em um mundo onde esses diferenciais deveriam ser obrigatoriedade das empresas, mas estão cada vez mais raros. Entregar um produto de qualidade e ter um atendimento atencioso e qualificado para sanar as dúvidas e resolver os problemas dos clientes são alguns deles, que na TASK são exercidos de maneira ainda mais especial, como valores da própria empresa.

Não deixe de construir seu próprio negócio sem antes dar uma olhada na trajetória de vida da TASK, principalmente se o seu ramo de atuação for informática e/ou internet. Com certeza essa empresa, que em 2013 atinge a sua “maioridade”, já está madura o suficiente para mostrar aos seus sucessores os novos caminhos de sucesso.
Acesse http://www.task.com.br/

  • Ed

    Task = Porcaria de empresa. Suporte pífio e preços absurdos.

    • Vanessa Lima (Marketing)

      Prezado Ed, se o Sr. se identificar, podemos tentar localizar o que ocorreu com os serviços prestados para que ficasse de tal forma insatisfeito.