Tire todas as suas dúvidas sobre os tamanhos de imagem nas redes...

Tire todas as suas dúvidas sobre os tamanhos de imagem nas redes sociais!

1324
0
SHARE
tamanhos de imagem nas redes sociais

As redes sociais atualmente contam com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos, inclusive interagindo com marcas de diferentes segmentos.

Em toda essa atividade, o conteúdo visual se destaca. Estima-se, por exemplo, que 63% das redes sociais sejam feitas de imagens e que 66% de todas as atualizações das redes sejam conteúdo visual.

Com isso, o seu negócio não pode ficar de fora de aproveitar essa forma de aumentar o engajamento e o interesse do público.

Para que alcançar esse objetivo seja possível, entretanto, é necessário utilizar não apenas as imagens corretas, mas também imagens que estejam no tamanho adequado, o que varia para cada plataforma.

Não sabe quais tamanhos de imagem nas redes sociais para o seu negócio? Então não perca mais tempo e nem oportunidades e confira o guia definitivo com tudo o que você precisa saber.

Por que se preocupar com tamanhos de imagem nas redes sociais ?

Se você possui uma sólida estratégia de marketing social você provavelmente realiza a integração entre canais e entre redes sociais diferentes.

Adaptando o conteúdo e abordagem para cada público é possível postar uma mesma em diferentes redes sociais.

Muitas marcas se preocupam adequadamente com o conteúdo a ser postado e com a interação com seus seguidores nas redes socais.

Ao mesmo tempo, deixam de lado um aspecto fundamental: o tamanho das imagens.

A questão é que como cada rede possui seus tamanhos considerados ótimos, entretanto, é preciso ter em mente que essa adaptação deve ser considerada caso a caso.

Do ponto de vista do tamanho, postar a mesma imagem no Twitter no Facebook pode funcionar ou não, dependendo do nível de adaptação que você fizer.

Essa preocupação é necessária principalmente porque ela define como será a experiência do usuário.

Uma imagem muito grande em uma rede social pode demorar mais a carregar e pode ficar deformada.

Com o redimensionamento padrão e automático em muitas dessas redes, detalhes importantes como partes escritas podem ficar perdidas.

Por outro lado, uma imagem pequena demais pode não carregar corretamente ou pode ficar deformada, fazendo com que seu objetivo inicial não seja alcançado.

Com isso, ter em mãos esses tamanhos vai ajudá-lo a fazer a adaptação individual que cada imagem normalmente exige para fazer parte de cada rede social.

Dessa forma, é possível garantir uma otimização de conteúdo e, com isso, de resultados para o seu negócio.

Quais as principais imagens de uma rede social?

Reconhecendo a importância de utilizar o tamanho correto de imagens em cada rede é preciso partir para a avaliação de quais são, afinal, as imagens que você vai precisar cuidar do tamanho.

Nem toda rede social possui todos esses tipos de imagem, mas, em geral, elas incluem:

Imagem de perfil

A imagem de perfil é uma das mais importantes para o seu negócio, já que ela define a sua apresentação diante dos usuários.

Ao mesmo tempo, normalmente é a imagem com menor exibição e, portanto, maior redimensionamento em caso de imagens maiores.

Com isso, é preciso tomar cuidado para garantir que esse elemento identifique corretamente o seu negócio, gere impacto e engajamento, mas, ao mesmo tempo, não tenha informações perdidas devido ao redimensionamento.

Header

A header é o complemento da foto de perfil e também é conhecida como a foto de capa.

Ela pode ou não ser integrada à foto de perfil, criando uma espécie de continuidade, e garante que mais informações sejam colocadas.

Se usada corretamente, a header pode transmitir informações importantes para o negócio com muito apelo visual.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com a presença da foto de perfil.

Como essa foto geralmente fica sobreposta a header, é preciso levar em conta esse espaço “perdido” para não colocar nenhuma informação nessa parte.

Postagem

A postagem em si é o que vai parar no feed do seu público e merece também uma atenção redobrada.

Uma imagem de postagem muito maior do que a rede social comporta vai ser redimensionada e vai levar a uma perda de dados para o usuário.

Imagens muito pequenas também não funcionam e, por isso, o ideal é criar uma imagem em um tamanho capaz de gerar impacto logo na primeira visualização, além de ser necessário pensar na exibição mobile.

Miniatura

Nem todas as redes sociais possuem essa característica, mas as miniaturas também devem ser pensadas para se tornarem atrativas.

Também conhecidas como thumbnails, se elas tiverem seus tamanhos otimizados podem estimular o visitante a clicar e a consumir o conteúdo com mais engajamento.

Outra abordagem para as miniaturas pode dizer respeito a pré-visualizações.

No caso do Facebook, por exemplo, ao postar um link de vídeo ou de publicação geralmente uma imagem é mostrada junto.

Com isso, é preciso pensar no tamanho dessa imagem para preparar o seu conteúdo corretamente.

Anúncios

Geralmente anúncios e publicações patrocinadas possuem o mesmo tamanho de uma postagem comum.

Algumas redes sociais, entretanto, oferecem anúncios em locais diferentes da timeline, como é o caso do Facebook e seus anúncios laterais.

Para otimizar seu investimento e maximizar os esforços, portanto, é relevante conhecer os tamanhos considerados ótimos para essas imagens.

Quais os tamanhos de imagens em redes sociais?

Partindo para o lado prático, é hora de conhecer os tamanhos de imagens para redes sociais.

Dentre as principais e mais utilizadas por negócios, estão:

Facebook

O Facebook, rede social mais utilizada no mundo todo atualmente, possui elementos como foto de perfil, header, postagem, miniaturas de vídeos, anúncios e mais.

Com a mudança constante do algoritmo dessa rede social, preocupar-se corretamente com as imagens e seus tamanhos pode fazer uma diferença crucial para o alcance orgânico.

As dimensões nesse caso incluem:

Foto do perfil

Recomendado: 180×180 pixels

Exibição: 160×160 pixels

Header

Recomendado: 828×315 pixels

Mínimo: 399×150 pixels

Foto na linha do tempo

Recomendado: 1200×630 pixels

Exibição: largura máxima de 470 pixels no feed de notícias e largura máxima de 504 pixels na página.

Foto com link

Recomendado: 1200×627 pixels

Tamanho mínimo: 154 x 154 pixels para fotos quadradas no feed e 116 x 116 pixels na página. Para fotos retangulares, tamanho mínimo de 470 x 246 pixels no feed e de 484 x 252 pixels na página.

Miniatura de vídeo

Recomendado: 1200×675 pixels

Exibição: 470×246 pixels no feed de notícias

Anúncio lateral

Recomendado: 254 x 133 pixels

Twitter

A rede social dos 140 caracteres vem se atualizando para comportar vídeos e imagens nos últimos anos, com alguns tamanhos ótimos definidos. Reconhecer essas dimensões pode ajudar o seu negócio porque um tweet com imagem gera duas vezes mais engajamento do que um somente com texto.

Os tamanhos incluem:

Foto de perfil

Recomendado: 400×400 pixels

Exibição: 200 x 200 pixels

Header

Recomendado: 1500×500 pixels

Imagem no tweet

Recomendado: 440×200 pixels

Máximo: 1024×215 pixels

Exibição: 506×253 pixels

Instagram

Sendo uma rede social totalmente visual, a preocupação com o tamanho das imagens no Instagram deve ser ainda maior.

Especialmente considerando o mobile, que não permite a ampliação de foto, acertar no tamanho é indispensável para o sucesso. Os tamanhos incluem:

Foto de perfil

Recomendado: 110×110 pixels

Exibição: 28×28 pixels

Postagem

Recomendado para imagens quadradas: 1080×1080 pixels com aspect ratio entre 1.91:1 e 4:5.

Recomendado para imagens verticais: 1080×1350 pixels

Recomendado para imagens horizontais: 1080×566 pixels

Exibição: 600×600 pixels

Exibição no feed: 510×510 pixels

Miniaturas

Exibição: 161×161 pixels

Youtube

Embora seja o maior site para exibições de vídeos e também o mais utilizado, há algumas imagens no Youtube que devem ter seus tamanhos considerados para a otimização total do engajamento. Os tamanhos são:

Foto do perfil

Recomendado: 100×100 pixels

Exibição: 100x100pixels

Header

Máximo: 2560×1440 pixels

Exibição no dektop: 2560×423 pixels com 1546×423 pixels sempre visíveis

Exibição no mobile: 1546×423 pixels

Exibição no tablet: 1855×423 pixels

Exibição na TV: 2560×1440 pixels

Upload de vídeos

Mínimo recomendado: 1280×720 pixels

Google+

Embora ainda não tenha explodido como as demais, o Google+ é uma rede social com muito potencial e que pode ser muito bem utilizada pelo seu negócio, especialmente devido à concorrência relativamente menor.

Com conexão para o Youtube, essa rede social tem os seguintes tamanhos de imagens:

Foto de perfil

Recomendado: 250×250 pixels

Mínimo: 120×120 pixels

Header

Recomendado: 1080×608 pixels

Mínimo: 480×270 pixels

Máximo: 2120×1192 pixels

Postagem com imagem

Recomendado: 497×373 pixels

Mínimo: largura de 497 pixels

Exibição: largura máxima de 426 pixels

Máximo: 2048×2048 pixels

Imagem com link

Exibição em miniatura: 150×150 pixels

Pinterest

Outra rede social com muito apelo visual, o Pinterest pode ser uma ótima forma de criar e curar conteúdo para o público, além de aumentar as chances de conversão do negócio baseando-se na linkagem de produtos.

Para que isso seja possível, os tamanhos a serem conhecidos incluem:

Foto de perfil

Recomendado: 165×165 pixels

Exibição no perfil: 165×165 pixels

Exibição no Pinterest: 32×32 pixels

Tamanho dos pins

Recomendado: 736 pixels de largura com altura dimensionada

Mínimo recomendado: 600 pixels de largura com altura dimensionada

Exibição: 236 pixels de largura com altura dimensionada

Miniatura do board

Miniatura maior: 222×150 pixels

Miniatura menor: 50×55 pixels

LinkedIn

A rede social voltada para profissionais pode oferecer melhores resultados de engajamento e interesse quando contém imagens realmente atrativas e bem dimensionadas.

Além disso, utilizar as imagens nos tamanhos corretos também é importante para que ressoem corretamente junto ao público. Os tamanhos são:

Foto de perfil

Recomendado: entre 400×400 pixels e 20000×20000 pixels

Mínimo: 200×200 pixels

Imagem de fundo

Recomendado: entre 1000×425 pixels e 4000×4000 pixels

Logo padrão

Recomendado: 100×60 pixels

Capa da página “Carreiras”

Mínimo: 974×300 pixels

Banner

Mínimo: 646×220 pixels

Tumblr

Muito popular entre o público mais jovem, o Tumblr é uma opção que permite a exibição de fotos, vídeos, imagens animadas (GIFs), áudios e mais.

No caso das imagens, é preciso levar em conta quantas serão exibidas por post, além das imagens de perfil. Nesse sentido, os tamanhos são:

Imagem de perfil

Mínimo: 128×128 pixels

Exibição na timeline: 64×64 pixels

Postagem

Máximo: 1280×1920 pixels

Recomendado: 540×810 pixels

Exibição para set de fotos: 540×810 pixels para uma imagem; 268 pixels de largura para duas imagens; 177 pixels para uma imagem.

Exibição de áudio post: 169×169 pixels

Como usar o guia de tamanho imagens a favor do negócio?

Esse guia de tamanhos de imagens só será realmente útil se ele for incorporado à produção ou curadoria de conteúdo do seu negócio.

Por isso, é fundamental que todos os envolvidos na estratégia de conteúdo tenham à mão essas indicações de tamanhos.

Cada postagem deve ser feita pensando nessas indicações de dimensões, de modo que o público aproveite o máximo possível.

Isso significa que nenhuma imagem deve ser concebida ou postada sem que ela esteja adequada para o tamanho recomendado de cada rede social, evitando distorções e perdas de informações.

Também é recomendado fazer alguns testes de modo a reconhecer o que funciona melhor, especialmente no caso de redes sociais, como o Pinterest, que não delimita um tamanho para a altura de suas postagens.

Realizar testes A/B é uma forma de encontrar o que funciona melhor para o público, além de criar uma padronização dentro do próprio negócio.

Não menos importante, é fundamental ficar de olho nas mudanças dessas redes sociais.

Com o desenvolvimento de telas cada vez mais nítidas e com a mudança no padrão de consumo dos usuários, as redes sociais estão sempre fazendo modificações de exibição e de postagem.

Com isso, a imagem que funciona hoje para o seu negócio pode se tornar obsoleta em algumas semanas — e se você não ficar de olho, vai acabar perdendo oportunidades de utilizar as imagens corretamente.

É por isso, inclusive, que os testes são relevantes, já que também permitem que você identifique se houve ou não alguma modificação.

O tamanho de imagem em redes sociais é definido por cada rede social de modo a garantir o máximo de aproveitamento por parte de seus usuários.

Para que você também obtenha o máximo de engajamento e exposição é necessário considerar os tamanhos exigidos por cada rede, adaptando o conteúdo.

Ao fazer isso, o resultado é que aumentam as chances de conversões, além de favorecer a experiência do usuário.

Para conseguir resultados ainda melhores nas redes, veja 18 ferramentas para redes sociais que você deve começar a utilizar hoje mesmo.