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Como empreendedores podem ter mais sucesso no instagram

Com o intuito da sua marca gerar sucesso no Instagram, destacamos alguns pontos importantes das mudanças que a plataforma vem implementando.

Que o Instagram já conta com mais 500 milhões de usuários ativos no mundo, a gente já sabe. E que 35 milhões destes são brasileiros, você sabia?

Além de sermos muitos por lá, a plataforma ainda permite que você conheça o seu público, interaja com ele e potencialize a imagem da sua marca.

Como as novidades foram lançadas pelo aplicativo recentemente, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como adequar sua estratégia, e estão ávidos por dicas para arrasar nessa rede. Pensando nisso, destacamos alguns pontos importantes das mudanças que a plataforma vem implementando. Vamos ao que interessa:

O novo algoritmo

Provavelmente a maioria de vocês já sabe que o modo de apresentação das fotos no feed da cada conta mudou. Hoje, o algoritmo do Instagram é muito semelhante ao do Facebook, mostrando as publicações que acha que você vai gostar mais em primeiro lugar, além de calcular a relevância de acordo com algumas variáveis.

Tempo

Tenha em mente que 80% da “vida” dos seus posts está dentro dessas 24 horas. Depois disso, seu post só receberá visibilidade se o usuário acessar a publicação diretamente no seu perfil ou se tiver a sorte de aparecer na aba “Explorar”.

Engajamento do post

A quantidade de comentários e curtidas que seu post gerou, com base na quantidade de pessoas que o viram, definirão o engajamento da sua publicação. Seu post será considerado mais relevante quanto maior for esse número.

Engajamento com perfis

O Instagram também levará em conta quantas vezes outro usuário interagiu com seus posts no passado, ou seja, se um usuário sempre interage com seu perfil, seus posts serão mostrados como prioridade no feed dele.

Isso também significa que cada conteúdo ruim colocado no seu perfil (que não gere o engajamento do seus seguidores), reduz sua efetividade nesse ponto e dá menos “peso” às suas publicações.

Aproveitando o melhor do instagram

Existem algumas ações que podem ser feitas para melhorar o sucesso no instagram:

  • Inclua chamadas para ação em suas legendas. Você pode pedir que seus seguidores curtam, comentem e, sobretudo, opinem;
  • Incentive o ato de marcar amigos na legenda, visto que prolongam a vida do seu post, podendo fazê-lo aparecer por mais de 24 horas no feed dos seus seguidores;
  • Curta fotos de pessoas que usam hashtags relacionadas com a sua marca, ou pessoas que estão perto da sua loja;
  • Comentar as fotos das pessoas que usam a hashtag da sua marca é uma maneira de se mostrar presente, mostrar que a sua marca se importa com aquela publicação. Afinal, quem não gosta de sentir importante, não é mesmo?;
  • Siga pessoas que seguem perfis concorrentes ao seu, pessoas que tem interesse em páginas e produtos similares ao seu ou que estejam em locais próximos e que usam hashtags relacionadas.

Para te ajudar a ter sucesso no instagram

Para colocar em prática, existem algumas medidas que podem ser feitas para acelerar o trabalho e para garantir o sucesso no Instagram:

Automações

O Turbogram é uma ferramenta que permite curtir, comentar e seguir, em diferentes critérios, além disso, tem outras funcionalidades extras, dentre elas, deixar de seguir e visualizar Stories. A ferramenta disponibiliza 7 dias para que você teste gratuitamente e mensure seus resultados, sem compromisso!

Organização do Feed

Unum e Planoy são organizadores de feed que permitem que você simule futuras publicações no aplicativo. É importante deixar a identidade visual do seu feed organizada, de forma que comunique sobre a sua marca.

Produção de conteúdo

Elabore uma estratégia e planeje suas publicações. Quando você conhece seu público alvo, você define melhor horários, imagens que despertem o interesse e o tipo de conteúdo a ser veiculado.

Para que isto ocorra, temos algumas ideias pra você:

  • Quantidade de postagens semanais. Lojas com mais de um segmento, por exemplo, devem separar as postagens por gênero ou modalidades esportivas;
  • Lembrar de realizar publicações em datas comemorativas que sejam relacionadas à sua loja ou que sejam de costume público;
  • Fazer publicações com depoimento de clientes satisfeitos, e incentivar o uso de uma hashtag própria da marca;
  • Investir em anúncios;
  • Poste conteúdo de qualidade, imagens bonitas e bem tratada, com filtros modernos, seguindo tendências ou até mesmo criando uma. Aqui vão ótimos exemplos de bancos de imagens: Pinterest e Unsplash;
  • O Instamizer é uma ferramenta que permite que você agende posts, Stories e álbuns, ou seja, um ótimo organizador para que você não perca o “timming” de suas postagens e organize tudo com antecedência.

Utilize hashtags

Para escolher as melhores hashtags para sua publicação, você precisa escolher palavras-chaves que definem bem o assunto do seu post. Opte por hashtags curtas e jamais ignore a ortografia correta das palavras.

Encontre influenciadores

Uma maneira de enaltecer sua marca no Instagram é encontrando um influenciador, uma pessoa com muito seguidores, que possa falar sobre sua marca no perfil dela.

Lembrando que é ideal que a pessoa em questão tenha o perfil da marca. Alguém que não só venda a ideia, mas que abrace a marca como um todo.

Stories

Com o novo algoritmo no Instagram, o Stories é o tiro certo para empreendedores, pois é certeza de que a sua publicação ficará disponível por 24h para todas as pessoas que seguem a sua loja.

É uma vitrine dos produtos, com a possibilidade de envio de mensagens simultâneas, sem muitos esforços.

Você pode falar sobre sua empresa, seus produtos, sobre você e demais pessoas que representem a empresa e os bastidores! Sim, com tantas fotos pré-produzidas, os usuários gostam da humanização da marca e se identificam com seu produto. O recurso é ideal para recuperar a autenticidade proposta pela plataforma.

Não compre seguidores

Por último, mas não menos importante, jamais compre seguidores para tentar conseguir popularidade no seu Instagram. O uso dessa estratégia não gera engajamento o que reduz significativamente a autenticidade do seu perfil. Influenciando inclusive no algoritmo de suas publicações.

Portanto, dê o seu melhor! Aproveite nossas dicas e faça sua marca aparecer ainda mais para o seu público. Aproveite todas as oportunidades que ela te oferece.

Gostou de saber como melhorar sua presença na rede social? Então confira nosso post sobre “Como criar perfil no Instagram para sua empresa?

Artigo produzido pela equipe do Turbogram