stress empresarial

8 maneiras de evitar o stress empresarial do dia-a-dia

Não há desafio melhor do que empreender! Afinal, o empreendedor deverá lidar com muitos obstáculos em sua jornada que nada mais é do que uma ótima oportunidade de crescer e se desenvolver profissionalmente.

Não há desafio melhor do que empreender! Afinal, o empreendedor deverá lidar com muitos obstáculos em sua jornada que nada mais é do que uma ótima oportunidade de crescer e se desenvolver profissionalmente.

Através desse caminho será possível adquirir novos conhecimentos, aprender a ser resiliente, desenvolver habilidades e competências que o ajudarão a formar seu estilo de gerir uma empresa e se tudo der certo a recompensa será o sucesso!

Porém, nem tudo são flores. Por trás dessa rotina há muito trabalho pesado que precisa ser feito e que muitas vezes nem sempre é o mais agradável, principalmente no Brasil, em que será preciso enfrentar algumas burocracias e exigências para o negócio poder funcionar!

Obviamente que essa realidade é totalmente favorável a gerar muito stress para o empreendedor. Apesar de ser algo normal, é preciso que ele se atente a gravidade da situação e busque maneiras de preveni-las e neutralizá-las. Até porque, tanto ele quanto o negócio podem ser muito prejudicados com isso.

Tendo em vista esse cenário, preparamos aqui 8 dicas para qualquer empreendedor evitar o stress empresarial. Confira:

1 – Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para evitar o stress empresarial é elaborar um planejamento que seja abrangente, passando por todos os detalhes da empresa.

Aliás, ter um plano que esteja adequado a realidade do negócio e sua gestão, poderá evitar surpresas ou reduzir o impacto delas. Dessa maneira, será possível resolver qualquer situação com mais eficiência e menos desgaste emocional.

Um fato curioso é que muitas empresas acabam fechando suas portas prematuramente justamente pelo motivo da falta de planejamento. Você não vai querer passar por esse tipo de stress não é mesmo?

Não sabe por onde começar? Elaborar um plano de negócios é um ótimo início para qualquer trajetória empreendedora em busca do sucesso.

2 – Cerque-se de gente boa

Cercar-se de gente boa é algo que pode ajudar a prevenir os momentos de stress. Nesse sentido, tente formar uma equipe que tenha diversas competências e com pessoas de perfis diferentes, de modo que possam se complementar positivamente.

Além disso, preze por buscar colaboradores que, acima de tudo, tenham uma excelente capacidade de trabalho e o bom senso como forma de agir. Até porque, poder dividir as tarefas com quem você pode confiar será um alívio e ajudará a ter noites de sono mais tranquilas.

Saiba que contar com um time competente aliviará os momentos de tensão e stress, pois o empreendedor se sentirá mais seguro, até porque ele poderá contar com a ajuda de todos quando os problemas aparecerem.

3 – Preze por uma boa gestão

Prezar por uma boa gestão é essencial para que a saúde da empresa não seja um problema que poderá culminar em situações de stress para o empreendedor. Por isso, é importante ter total controle dos objetivos, metas e planos de ação.

No lado mais burocrático, é primordial manter toda a documentação em ordem e cumprir todas as exigências e obrigações com antecedência. Isso evitará dores de cabeça futuras.

Já no que diz respeito aos cuidados financeiros, é recomendável ter um controle do fluxo de caixa rigoroso com informações realistas, além de que um certo conservadorismo não irá fazer mal a ninguém no momento de controlar as finanças.

4 – Seja crítico em suas projeções

Um dos motivos que pode causar stress para qualquer pessoa é se preocupar com coisas que podem não dar certo. Isso é algo que pode ser aplicado facilmente à realidade do empreendedor, visto que ele está em uma situação de muita incerteza.

Por isso, é preciso ser crítico ao analisar as projeções e previsões, tentando trazer um cenário que seja o mais realista possível e minimizar os êxitos que são esperados. Dessa maneira, as expectativas abaixam e isso também elimina a pressão de que será preciso ter a obrigação de fazer algo grandioso.

Assim, quando o resultado das ações a médio e longo prazo chegar, há altas chances de se surpreender positivamente, evitando um stress desnecessário.

5 – Aprenda a delegar

Um dos principais motivos para gerar stress no empreendedor é o excesso e sobrecarga de trabalho. Isso geralmente acontece pois ele tem o perfil centralizador e não sabe e nem quer delegar as tarefas para seus colaboradores.

Pois bem, o resultado disso nós já sabemos, não é mesmo? É muito comum nos depararmos com empreendedores cheio de coisas para fazer, sendo que não conseguem entregar uma atividade no prazo, além de atrasar entregas de projetos, prejudicando atividades e gerando um stress desnecessário para sua vida.

Portanto, é preciso desapegar de grande parte das tarefas que consomem seu tempo e delegá-las para a sua equipe!

6 – Saiba priorizar as atividades

Ser organizado é um desafio para muita gente! Além de que pode ser um dos motivos que causam stress empresarial para o empreendedor.

Muitos consideram esse ponto como algo irrelevante, mas não é! Afinal, muitas pessoas não sabem por onde começar seu dia devido a falta de organização e priorização de suas obrigações.

Isso gera um sentimento de que as coisas não estão andando como deveriam e a sensação de que há sempre muitas tarefas a serem feitas, tornando a lista de atividades algo interminável. Obviamente que isso gerará uma preocupação e um stress totalmente desnecessário.

Portanto, recomendamos tirar um tempo no início dos dias e das semanas para se organizar e priorizar as atividades e obrigações que deverão ser entregues.

7 – Tenha um hobbie

A vida do empreendedor é intensa, basicamente toda a sua energia e seus esforços estão canalizados no negócio. Então, é muito comum que ele pense nisso 24 horas por dia!

Porém, é preciso separar alguns momentos da semana para poder desligar um pouco dessa rotina insana e arranjar uma válvula de escape para recarregar sua energia.

Então, recomenda-se encontrar e investir em alguma atividade que consiga cumprir esse objetivo de tirar a sua cabeça do negócio por alguns momentos.

A dica é encontrar um hobbie e dedicar-se a ele com uma certa frequência para que possa ajudar a minimizar os momentos de stress da rotina empreendedora.

8 – Cuide de sua saúde

Por fim e não menos importante: Cuide de sua saúde!

Essa dica já se tornou até um pouco clichê mas sempre merece ser reforçada! Para que o empreendedor possa dar conta de um dia cheio de coisas a fazer e lidar com as decisões a serem tomadas, é preciso que seu corpo e sua mente estejam bem.

Por isso, não deixe de praticar exercícios físicos regularmente, comer bem e buscar práticas para relaxar a mente, tal como a yoga e a meditação! Não se esqueça também de fazer exames periódicos para saber se está tudo ok!

Agora que você já sabe como lidar com o stress empresarial, saiba como inovações no mercado financeiro podem impulsionar seu negócio.