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Redes Sociais nas Startups: como elas ajudam a alavancar o seu negócio!

Este texto foi escrito por Isis Rocha, social media do aplicativo de consultoria de moda Stella.

Este texto foi escrito por Isis Rocha, social media do aplicativo de consultoria de moda Stella.

 

Geradoras de desejo, assim os especialistas em empreendedorismo definem as redes sociais.

Com custos mais baixos, de forma mais rápida e com grande potencial de disseminação, elas ajudam a propagar de forma bastante satisfatória as estratégias de marketing das startups.

Segundo métricas publicadas na Oficina da Net, o número de usuários mundialmente ativos em redes sociais só vem crescendo, em variadas faixas etárias.

Exemplo do Facebook, líder absoluto em número de usuários, seguido do Twitter, Instagram e Linkedin no ranking das redes sociais com mais usuários em 2016.

O que comprova que não é por acaso que o marketing tenha se virado para essas mídias.

Principalmente nas Startups, as redes sociais dão-lhes visibilidade a baixos ou nenhum custo, e as colocam em contato com o mundo em poucos segundos.

A exigência é mínima: manutenção de conteúdo de qualidade e bom relacionamento com os clientes.

No uso destas redes, as formas mais comuns usada por empresas para disseminar seu produto são através de vídeos, imagens alusivas ao produto e convites a partilhar suas experiências com a marca.

Isso impulsiona a comunicação, promoção e exposição da mesma, dando importante reconhecimento, visibilidade e fazendo com que pessoas que ainda não conhecem sua marca, possam começar a seguir suas perfis e se tonar possíveis clientes ou compradoras de seu produto.

Atualmente trabalho como social media na Stella.

A Stella é um aplicativo mobile, somos um consultor virtual de moda.

O mercado de aplicativos mobile que vem se aquecendo também no Brasil.

O marketing de conteúdo é um excelente aliado tanto para lançar, quanto para gerar tráfego com sucesso para a página do app e atrair a atenção do público, principalmente para baixá-lo.

O nosso trabalho promocional nas redes sociais permite construir e repassar a imagem da marca, e a nos posicionarmos como especialistas no assunto, no caso da Stella, consultoria de moda.

A importância da presença das startups nas redes sociais

Nesse artigo vou falar um pouco sobre as redes sociais que utilizamos e pretendemos utilizar na STELLA como elas são tão importantes para Startups como a nossa.

Vamos lá!

Facebook

O Facebook é atualmente a rede social líder em número de usuários.

De acordo com porcentagens de uso da rede social por faixa etária, lideram os jovens de 25 a 34 anos, porém, os usuários acima desta continuam cada vez mais em crescimento na rede.

Você sabia que o conteúdo que você cria no Facebook aparece nos resultados de busca dos sites de pesquisa?

Consequentemente, isso aumenta as chances de o seu nome aparecer para mais pessoas e você precisa ter alguns cuidados em relação a isso.

Para o seu perfil corporativo, você precisa criar uma fanpage.

Selecione sua área mais adequada de atuação e preencha seu perfil de forma mais completa possível para que seus clientes possam encontrar você.

A fanpage oferece várias ferramentas para empresa, inclusive relatórios de audiência.

Fazer um planejamento de postagens é fundamental para um bom êxito. Conheça seu público e gere mais engajamento, assim, criando mais possibilidades que elas desejem adquirir o seu produto ou serviço.

Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem.

Ah! Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens.

Aprender a usar as técnicas de ferramentas que ensinam a divulgar no Facebook não é uma tarefa lá muito fácil.

Aprenda sobre a força do Facebook Editor e Ads, umas das ferramentas de anúncios pagos com maior potencial de segmentação.

Os anúncios do Facebook conseguem ser extremamente direcionados e costumam apresentar melhores resultados quando criados corretamente.

Cada uma das opções tem um resultado diferente e deve ser usada de acordo com seus objetivos, é muito importante ter eles em mente na hora de criar sua campanha, isso vai fazer uma diferença absurda nos resultados finais sobre valor das conversões ou cliques.

Convide pessoas a curtirem, coloque a fanpage no seu site, crie promoções ou sorteios, etc.

As opções de divulgação são muitas! Escolha a que encaixe melhor na estratégia da sua empresa.

Blog

O Blog é uma das principais ferramentas a serem pensadas.

Ele é fundamental para te ajudar a ser encontrado e aumenta sua voz, propagação de ideias, projetos, e ajuda na demonstração de sua expertise, além de auxiliar bastante na interação entre possíveis clientes e sua marca.

O blog da STELLA está em fase de construção.

Vou te mostrar como fazer isso tudo acontecer:

Saiba o que seu público alvo procura, quais seus anseios e principalmente a forma com que eles procuram por tais assuntos na internet.

Com posse dessas informações, construa conteúdos memoráveis.

Conteúdo de qualidade é aquele que atinge o público certo no momento que ele mais precisa.

Ao publicar continuamente conteúdos que ajudam o seu público alvo a solucionar seus problemas com, por exemplo: artigos bem escritos, cases de sucesso, guias e dicas que facilitam a vida do leitor, e uma boa dose de SEO, sua chance de ser indicado pelas ferramentas de busca aumenta bastante.

Sendo lembrado por solucionar o problema daquele leitor, linkando pra uma página com uma resposta correta, consequentemente você irá aumentar a confiança daquela pessoa em relação à sua marca.

Twitter

O Twitter é uma rede social em tempo real e continua atraindo um tipo específico de público. (Em média público de 21 a 30 anos).

Uma curiosidade é que o Brasil é o segundo país em número de usuários e um dos mais ativos nessa rede também.

A estimativa mundial é de que, a cada cinco dias, 10.000 novas pessoas criam suas contas na rede, o que significa uma grande oportunidade de divulgação de sua empresa em diversos segmentos.

Sua proposta é limitada na publicação de foto, vídeo, gif ou num domínio da escrita direta de, no máximo, 140 caracteres.

Trata-se de um fluxo contínuo de comunicação e você pode fazer quantos tweets quiser.

Mas lembre-se: a comunicação não pode e não deve estar centrada em golpes publicitários ou abordagens fabricadas.

Disponibilize conteúdos onde e quando são necessários. Não se pode simplesmente fazer spam.

Outra funcionalidade é a da barra de pesquisas, que permite buscar o que os utilizadores de todo o mundo estão buscando sobre seu produto ou serviço.

Na coluna “Trend Topics” você pode rastrear facilmente tópicos e assuntos de seu interesse e/ou que estão em voga no momento.

Nessa rede, cada RT (retweet) leva sua mensagem a diversos outros usuários e sua maior vantagem é que, ao contrário de redes como o Facebook, seu conteúdo é sempre exibido em ordem cronológica e sem filtros que o impeçam de aparecer na timeline do seguidor.

Uma estratégia super válida para o uso da rede é publicar posts com links de promoções exclusivas para seguidores, informações sobre seus produtos, serviços e novidades.

Geralmente aqui, as pessoas têm muito a dizer.

Foque em responder várias dúvidas do seu público e estabeleça uma comunicação sólida com seus seguidores.

Utilize esse canal e contato com o cliente para melhorar seu produto, sempre.

Faça bom uso das hashtags e segmente suas mensagens por assuntos.

Ao clicar na hashtag, o internauta vê tudo o que foi falado na rede social sobre aquele tópico.

Intagram

O Instagram é essencialmente mobile e é utilizado por muitos, e por ser uma rede imagética, atende bastante a proposta da Stella. (Já agora, aproveite e siga-nos no Instagram)!

Se seu produto tem destaque na parte estética, criar um perfil nessa rede pode ser bastante vantajoso.

A faixa etária dos usuários mais assíduos aqui é de 18 à 34 anos.

E as vantagens dessa mídia são bem grandes: é bastante simples e fácil de usar, e o número de pessoas que você pode atingir é incrível.

Para humanizar suas marca, é uma forma legal de manter contato com os seguidores, por exemplo, compartilhando postagens deles que tenham relação com a sua empresa (repost), sem contar o engajamento com os comentários dos mesmos.

Poste também fotos de eventos que sua empresa participa e outra boa forma é compartilhar sua equipe em ação.

Usar o recurso da tag é sempre bem vindo e ajuda a divulgar, chamar a atenção e dar visibilidade também a quem participou daquela “história”.

Outra forma é de fazer parcerias com marcas que tenham sinergia com a sua.

Isso faz com que os seguidores da marca parceira te conheçam e vice-versa, e ajuda na propagação de divulgação de ambas as partes.

Na Stella, por exemplo, temos parceiras lojistas que atendem propostas as quais acreditamos e apoiamos.

Isso vale também para a divulgação de causas sociais, o que ajuda a propagar boas mensagens e o entendimento do público sobre o que a marca se importa.

Use hashtags relevantes e populares e, claro, que tenham a ver com suas postagens. Elas devem enriquecer seu diálogo, jamais atrapalhá-lo.

Crie uma planilha de postagens, meça quais horários e posts geram mais engajamento com seus seguidores e decida sempre o que e quando vai postar.

Não poste conteúdo sem qualidade apenas para manter seu perfil atualizado.

Isso faria cair a credibilidade da marca e você pode perder vários seguidores. Não é isso o que você quer, não é mesmo?

Uma novidade é que o Instagram começou a liberar o recurso de contas para empresas, agora aqui no Brasil.

De acordo com a rede, nas próximas semanas, todos os brasileiros donos de marcas poderão ajustar as configurações de seu perfil.

Essa versão traz embutida uma espécie de Instagram Analytics, assim como acesso a posts patrocinados.

Os perfis devem ter previamente pelo menos 100 seguidores e uma página de fãs no Facebook.

A rede também consta agora com o recurso Instagam Stories.

É uma espécie de Snapchat com vídeos que ficam disponíveis por 24h na extremidade superior da plataforma.

Você pode e deve utilizá-la para a venda de seu produto ou serviço, basta ser criativo na hora de inventar como fazer as postagens.

Linkedin

O Linkedin cresce na base de 400% ao ano no Brasil e é a plataforma líder em relacionamento voltado para negócios.

Nessa rede social é possível encontrar clientes, parceiros, divulgar a empresa, os produtos e serviços prestados, além disso, é uma eficiente forma de selecionar novos funcionários.

Ele é um currículo online.

Compartilhe oportunidades de carreira, atualize com postagens sobre a empresa que varie de lançamentos de produtos e notícias do setor.

É muito importante manter o perfil sempre atualizado.

Publicações e compartilhamentos de ações promocionais, exclusividades, conteúdos com autenticidade, e foco no público alvo e qualidade são diferenciais que farão você se destacar.

Manter a consistência e frequência das publicações também conta muito.

Defina estratégias, defina alguém da equipe como responsável pelas postagens e atualizações da página, além de analisar o desempenho e metas para o canal.

É importante participar de grupos e interagir com outros profissionais de sua área.

Obtenha atualizações mais recentes da empresa e novidades do setor.

Oportunidades de networking e marketing são abundantes no Linkedin.

Youtube

Ter o seu canal no Youtube é simples e se tornou muito interessante para a divulgação de trabalhos e estratégia de atuação em mídias sociais de sua empresa.

A rede pode trazer diversas oportunidades de divulgação para seu negócio.

Na Stella já temos alguns vídeos de algumas funcionalidades do app e sua demonstração de uso, por exemplo.

Com o tipo de emoção que pode ser transmitida apenas por vídeos, o Youtube é uma ótima opção para complementar o engajamento e sua campanha publicitária com seus usuários ou possíveis clientes.

Um exemplo de estratégia que tem sido adotada por várias empresas é mandar amostras de seus produtos para serem analisados por vlogglers/youtubers para que eles façam reviews.

O objetivo é da comunicação, ou da assimilação do ideal proposto do produto ou marca por um a público específico que acompanha os próprios vloggers.

Há muitas outras formas de se comunicar com clientes e explorar as redes de vídeos. Cabe a sua empresa decidir a abordagem.

Mantenha seu canal e vídeos sempre organizados, dividindo conteúdos em categorias.

Utilize tags de forma inteligente e eficiente, usando palavras que tenham forte relação com conteúdos do seu vídeo.

Promova-os em outras redes e voilá!

Ah! Tem também alternativas para a transmissão de vídeos no Vimeo, por exemplo, que tem o design mais clean, ótima qualidade de imagens e vídeos.

A escolha da melhor rede deve ser baseada na estratégia da empresa e em seu público alvo.

Conclusão

Lembre-se, independente da rede, fale a linguagem do público.

Mesmo que seja um veículo oficial da empresa, não adianta você falar de maneira mais formal se o público é jovem ou utiliza outro tipo de linguagem.

É necessário que os seguidores se identifiquem com você, então tente se familiarizar com eles.

Presenteie sua audiência pensando em conteúdos específicos para cada persona, em cada plataforma.

Crie uma personalidade para a sua marca e que converse verdadeiramente com seus seguidores.

Diversifique no conteúdo divulgado pela sua empresa e não se proponha a simplesmente vender produtos ou serviços.

Estenda o relacionamento dando notícias sobre o segmento, curiosidades, bastidores, lifestyle de sinergia com a proposta da marca e deixe sua comunidade de seguidores mais contentes, e até reforce seu posicionamento.

Isso consequentemente aumentará seus seguidores.

As redes sociais devem ser pensadas para construir relacionamentos e, me arrisco a dizer que gostando delas ou não, num futuro próximo, as empresas que não as usarem como parte das estratégias de comunicação podem vir a ficar de lado no mundo dos negócios.

Use e abuse do espaço e das funcionalidades que elas te oferecem, não fique para trás e aposte já nas redes sociais para alavancar o seu negócio.

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre como posicionar a sua marca nas redes sociais? Leia esse artigo.