sócio diretor dentro do carro

7 tarefas de responsabilidade de todo sócio diretor

Neste post vamos explicar o que um sócio diretor significa para a empresa e quais suas principais atribuições. Portanto, não deixe de conferir!

Se você se tornou sócio de alguma empresa e pretende atuar como um dos diretores dela deve ser nomeado pelo comitê executivo para assumir uma série de responsabilidades que vai exigir conhecimentos, habilidades e experiências específicas na área de gestão de negócios, tornando-se assim um sócio diretor.

Agora, você deve estar se perguntando: Que tarefas devo desempenhar mais especificamente? Não se preocupe, pois nesse post vamos explicar o que um sócio diretor significa para a empresa e o que ele deve fazer. Confira!

O que é um sócio diretor?

Os termos “sócio” e “diretor” possuem conceitos totalmente diferentes, mas unidos dizem bem a posição que um profissional ocupa dentro da empresa.

Quando você compra ações na bolsa de valores, negocia a compra de parte da empresa diretamente com os proprietários ou injeta capital em um empreendimento para entrar no negócio, você está se tornando sócio. Isso não significa necessariamente que precisará trabalhar na empresa.

Já no caso de um diretor, um profissional de alta competência gerencial, dentro ou fora da empresa, pode ser nomeado pelo comitê executivo para assumir um cargo de diretor de finanças, por exemplo. Ele não precisa ser necessariamente sócio do negócio, passando a receber salários normalmente.

Um sócio diretor incorpora essas duas funções. Ou seja, é uma pessoa que se torna sócia do negócio, mas que também trabalha diretamente nele, ocupando um cargo de diretoria.

Principais tarefas desempenhadas por um sócio diretor

Tudo o que for relacionado a parte gerencial do negócio será de responsabilidade do sócio diretor. Veja abaixo alguns exemplos de tarefas mais importantes:

1. Realiza planejamentos estratégicos

É responsável por definir metas e objetivos, bem como planejar a compra de recursos, contratação de mão de obra qualificada, aplicação de metodologias e utilização de tecnologias necessárias para alcançá-los. Além disso, deve comunicar e supervisionar a implementação da execução desses projetos planejados e aprovados, monitorando os resultados.

2. Gerencia a mão de obra qualificada

Deve trabalhar junto com o Recursos Humanos para desenvolver e apoiar métodos de recrutamento e seleção de profissionais mais adequados para cada cargo. Isso implica em alinhar as necessidades do cargo com as habilidades, conhecimentos e experiências do candidato para fazer as melhores contratações possíveis.

3. Está a frente das relações-públicas

Deve representar o rosto e a voz da empresa na mídia. Isso quer dizer que irá se relacionar diretamente com órgãos reguladores governamentais, sindicatos, imprensa, comunidade, etc.

4. Controla a utilização dos recursos

O sócio diretor é responsável direto pelo controle de uso dos recursos da empresa como dinheiro, materiais, tempo, mão de obra, máquinas e equipamentos, consumo de energia, etc. A intenção é reduzir os desperdícios e melhorar o aproveitamento deles, tornando a produção mais otimizada. Essas decisões podem ser tomadas com base em análise de relatórios de resultados.

5. Mantém a empresa funcionando

Além da parte estratégica, o sócio diretor deve Gerenciar também a parte operacional do negócio. Ou seja, deve pensar e participar de ações que tenham como objetivo realizar a integração entre os setores interdependentes, como o marketing e vendas por exemplo.

Para isso, precisará estar em contato frequente com os gestores das áreas operacionais para ajudá-los a resolver falhas processuais, ampliar as capacidades de controle e monitoramento da produção e garantir o pleno funcionamento da empresa, abrindo caminho para a eficiência operacional e desenvolvimento de um diferencial competitivo forte.

6. Forma a cultura da empresa

Políticas, normas e regras são criadas e implementadas por um sócio diretor para agregar um padrão de funcionamento geral na empresa. Assim cada setor deve desempenhar atividades específicas, por profissionais com qualificações específicas e adotarem metodologias e ferramentas certas para isso.

7. Gera e analisa relatórios

Através de relatórios, analisa, comunica e apresenta os resultados, indicando problemas e oportunidades de melhorias.

Essas são algumas das tarefas mais importantes que um sócio diretor deve desempenhar em sua jornada profissional. Lembrando que, para ter sucesso, a qualificação em gestão de negócios será fundamental nessa posição.

E você, está preparado para ser um sócio diretor? Aproveite para descobrir aqui 5 maneiras de fazer uma gestão empresarial exemplar!