7 séries com grandes lições sobre empreendedorismo

7 séries com grandes lições sobre empreendedorismo

1006
0
SHARE
séries com grandes lições sobre empreendedorismo

Se você acha que séries são uma perda de tempo, você precisa repensar os seus conceitos.

Isso porque, a cada dia, novas séries são criadas com assuntos diversos, e contribuem muito para difusão de conhecimento em diversas áreas. E com o empreendedorismo não seria diferente.

Por isso nós selecionamos 7 séries com lições sobre empreendedorismo para que você, empreendedor, tenha um momento de descanso (afinal, isso contribui muito para sua produtividade e qualidade de vida), mas continue aprendendo o que fazer, ou ainda o que não fazer.

Suits

séries com grandes lições sobre empreendedorismo-suits

A série gira em torno de um grande escritório de advocacia americano, especialmente sobre um dos advogados da firma, Harvey Specter (Gabriel Macht), que acaba contratando uma espécie de estagiário que não se formou na faculdade de direito, mas com uma inteligência e conhecimentos técnicos fora do comum.

A partir daí, eles têm que solucionar inúmeros casos (alguns aliás bem polêmicos e controversos) e ao mesmo tempo encontrar formas de não serem descobertos.

O que você pode aprender com Suits:

Logo de cara, a importância do trabalho duro. Harvey é um advogado de grande sucesso, mas ao longo da trama você vai perceber que ele trabalhou muito para chegar onde chegou.

Segundo, sobre as escolhas na hora de contratar. É claro que, no caso da série, a atitude de Harvey é criminosa, o que jamais é indicado!

Mas, quando não for esse o caso, o que vale mais: um diploma ou o conhecimento? Por fim, você presenciará inúmeras negociações, argumentações e estratégias e poderá tirar grandes aprendizados disso.

Mad Men

series com licoes sobreempreendedorismo-mad men

A série, ganhadora de 15 Emmys e 4 Globos de Ouro, se passa na década de 1960 e conta a história de Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação de uma agência de publicidade, e das pessoas que se relacionam com ele.

A partir dessa trama, a série mostra a evolução da sociedade americana, principalmente do marketing e sua relação com o desenvolvimento da sociedade.

A série ainda apresenta histórias de grandes marcas reais, como Heinz e Kodak.

O que você pode aprender com Mad Men:

Primeiro, um contexto sobre marketing de um ponto de vista histórico e comportamental, e como ele pode te ajudar a sobreviver às mudanças constantes.

Também é interessante observar o comportamento do personagem principal, Don Draper, e sua grande capacidade de correr riscos, necessária a todo empreendedor.

Por último, é possível observar como e a importância de conhecer muito bem os seus clientes, e o quanto isso impacta nos resultados entregues.

The Office

series com licoes sobre empreendedorismo-the office

A série de comédia conta com 20 indicações e dessas, ganhadora 19 vezes, incluindo Emmys e Globos de Ouro.

Ela conta, em forma de um documentário fictício, o dia-a-dia da filial de uma grande produtora de papel, a Dunder Mifflin.

A empresa é chefiada pelo excêntrico Michael Scott (Steve Carell) e as suas decisões, no mínimo duvidosas, vão gerar boas gargalhadas e, com certeza, grandes reflexões.

O que você pode aprender com The Office:

Acima de tudo, o que não fazer! Ela traz situações que todas as empresas, equipes, gerentes e empreendedores podem passar, e a maneira como eles resolvem os problemas são ótimos exemplos a não seguir.

E, por mais absurdo que possa parecer, você vai perceber que já passou por situações semelhantes e pensou em tomar medidas muito parecidas.

E isso é ótimo pois, de forma leve, você vai questionar as posições que toma diariamente e os seus efeitos a curto, médio e longo prazo.

House of Cards

series com licoes sobre empreendedorismo-house of cards

A aclamada e polêmica série da Netflix mostra retrata a vida de Frank Underwood (ninguém menos que Kevin Spacey), um ambicioso congressista americano que deseja alcançar cargos cada vez maiores em Washington.

Para isso, ele ultrapassa limites morais, éticos e até mesmo legais.

Interessantemente, a série conta com diálogos diretos entre Frank e o telespectador, como se ele estivesse compartilhando seus pensamentos reais diante de situações em que precisa ser político ou desonesto, o que torna a série ainda mais intrigante.

O que você pode aprender com House of Cards:

Em primeiro lugar, muito sobre o mundo da política. Afinal, negociações, o poder das influências e das boas relações e a importância da inteligência emocional são um plano de fundo que se aplica também aos negócios.

Obviamente, Frank Underwood está longe de ser um exemplo de caráter.

Mas, apesar dos pesares, sua objetividade e foco o levam onde ele quer chegar e isso, se usado de maneira correta, pode ser a chave para o sucesso de uma empresa.

Além disso, a série te leva a questionar os seus princípios, quando você se vê comprando a ideia de pessoas completamente sem escrúpulos.

Silicon Valley

series com licoes sobre empreendedorismo-silicon valley

A série de comédia retrata a história de jovens programadores com personalidades bem diferentes tentando fazer uma startup dar certo, nada mais nada menos, que no Vale do Silício.

Eles enfrentam os desafios de começar um novo negócio ligado a tecnologia, a famosa dúvida de vender ou permanecer com a empresa e ainda questionamentos cotidianos sobre o rumo do seu negócio.

O que você pode aprender com Silicon Valley:

Os problemas enfrentados pelos personagens são reais. De cara, o desafio de começar um negócio a partir de uma ideia inovadora, cenário comum para muitos empreendedores.

Além disso, eles têm que lidar com investidores, crises, projetar o crescimento da empresa, correr riscos e tomar decisões que podem mudar o rumo do projeto deles para sempre.

Por mais que se trate de uma comédia, você perceberá os dilemas comuns de empreender e por que é importante ter as melhores pessoas ao seu lado logo no começo.

O Negócio

series com licoes sobre empreendedorismo-o negocio

A série nacional conta a história de 3 mulheres que querem subir na carreira mas não veem essa possibilidade acontecendo no lugar aonde estão.

Por isso, elas resolveram inovar e se tornam empreendedoras de sucesso. Para tal, elas estudam e elaboram estratégias de marketing inovadoras e acabam alcançando seus objetivos.

Mas, o surpreendente mesmo é a área de atuação das personagens: a prostituição.

O que você pode aprender com O Negócio:

Acima de tudo, a pensar fora da caixa. Por mais polêmico que seja o tema central, o enredo vai de encontro a realidade de muitas pessoas: deixar de ser empregado e se tornar dono do próprio negócio.

Além disso, o “como” elas fazem também merece atenção especial.

As ideias de marketing apresentadas pelas personagens são inovadoras e com certeza te levarão a pensar “como alguém nunca pensou nisso antes?”.

How To Get Away With Murder

series com licoes sobre empreendedorismo-how to get away with murder

Aclamada pela crítica, a série começa em uma aula do curso de direito em que a grande advogada e professora, Annalise Keating (brilhantemente interpretada por Viola Davis) explica aos alunos que ela lhes dará uma única lição: como se livrar de uma acusação de assassinato.

A partir disso, ela escolhe os melhores alunos da turma para acompanhá-la no dia-a-dia dos seus casos (que aliás, são complexos e intrigantes), para que eles a auxiliem e futuramente possam ser contratados por ela mesma.

Porém, eles mesmos acabam se envolvendo em um assassinato.

O que você pode aprender com How To Get Away With Murder:

A personagem Annalise Keating merece uma atenção especial.

Além de sua inteligência e de saber usar a lei a seu favor sempre, ela dá grandes lições para quem quer se tornar competente no mundo dos negócios.

Primeiro, por sua objetividade. Segundo por sua capacidade de se adaptar e tirar sempre o melhor das situações. Também por sua desenvoltura ao passar o conhecimento de maneira prática as pessoa ao seu redor.

E por último, mas não menos importante, por saber quando liderar e quando ser humana, e ir até às últimas consequências pelo que acredita e por sua equipe.

Sabemos que empreendedores não costumam ter muito tempo livre, principalmente se estão começando o seu negócio.

Por isso, unir lazer e conhecimento pode ser uma estratégia, tanto para que você cresça como profissional quanto para que aprenda de maneira leve, mas reflexiva, grandes lições.

Outro fator benéfico é que, geralmente, os episódios das séries duram entre 30 e 50 minutos, diferente de livros e filmes.

Eles não devem ser substituídos! Mas é uma chance de otimizar o aprendizado em pequenas doses, sem tomar muito do seu valioso tempo.

Então, pegue pipoca, caneta e papel, e comece o quanto antes a aprender com as grandes séries do momento.

E que tal compartilhar essas informações com outros empreendedores ou sua equipe para que vocês possam trocar experiências e comentar sobre as séries?

Curta a nossa página no Facebook!