Como divulgar sua empresa sem ser Spammer

Será que o que você faz para divulgar sua empresa é SPAM?

Dicas de como divulgar sua empresa sem utilizar de táticas que queimem seu nome no mercado

A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu blog

Spam é uma mensagem comercial, não solicitada, não esperada, irrelevante enviada em massa. É o e-mail que você não pediu para receber, os comentários egoístas que só querem te vender algo, a ligação que você recebe querendo te vender algo que você não quer.

Alguns spammers te dirão que tudo que você precisa fazer é sair da lista deles. Mas é claro, o problema é que o Spam requer ação pelo lado do receptor. Ação que não tem como ganhar escala (quantas vezes por  dia temos que pedir para sair de listas de e-mails que nunca pedimos para entrar?). As pessoas são espertas o suficiente para saber que uma vez que o Spam se torna profissionalmente e socialmente aceito, todos os sistemas caem.

Spam é o olho do mostro e é aí que entra minha definição de marketing de permissão: Uma vez que a pessoa que você se comunica sentiu sua falta se você não falar com ela, você possui a permissão. Do outro lado, só porque você tem o e-mail ou telefone de alguém, isso não quer dizer que sua mensagem será bem-vinda.

Então o empresário diz “Tudo bem, mas como eu consigo permissão do nada? Como posso ficar conhecido sem usar o Spam para começar?”.

Existem 2 respostas:

  1. Invista algum dinheiro e compre mensagens socialmente aceitáveis e escaláveis, algo chamado publicidade
  2. Conversa diretamente com 10 pessoas que tenham potencial de se tornar fãs verdadeiros da sua empresa

É fácil contar quantas vendas você gerou através do Spam. Porém, é mais difícil, mas muito mais importante contar quantas pessoas você perdeu qualquer tipo de confiança.

Confiança, como nós sabemos, é a essência da comunicação e troca de qualquer tipo de valor. O Spam é um dispositivo radioativo anti-confiança.

Nota do editor: Para entender melhor como divulgar sua empresa de forma sustentável e que crie uma audiência que goste de você, confira o vídeo Marketing de permissão: O que é isso?

Além disso, confira um passo a passo de como estruturar sua estratégia de marketing digital sem o uso de Spam através do nosso e-book gratuito: 6 passos para vender mais pela internet.

P.S.: Créditos da imagem do Spam Shutterstock

  • Diego

    Excelente artigo, acho saudável a pratica de backlinks, agora spam em forma de e-mail acho apelativo. NC