SEO: Como otimizar seu site para o Google!

SEO: Como otimizar seu site para o Google!

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SEO: mulher digitando

Imagine o seguinte cenário: você passou as últimas semanas alimentando seu site com conteúdos atraentes para o seu público, investindo em um visual de impacto e explorando diversos formatos.

Porém, mesmo após tanto trabalho, seu site continua com uma taxa mínima de visitantes.

Esta imagem frustrante pode se tornar realidade se não investirmos nas ferramentas certas para conseguirmos boas posições nos mecanismos de buscas da internet.

E para auxiliar você nesta missão, nada melhor do que entender e investir no SEO, ou Search Engine Optimization.

Quer fazer a diferença, destacar o seu negócio na internet e aumentar suas vendas? Prepare-se para as nossas dicas de ouro!

O que é SEO?

Podemos definir o SEO como um processo de otimização para que as pessoas encontrem o site com maior facilidade ao fazerem suas pesquisas nos mecanismos de busca como o Bing e o Google.

Este resultado é alcançado através de uma série de técnicas e práticas aplicadas à rotina de produção de conteúdo para o site, como o uso de palavras-chave, por exemplo.

Quando pensamos em conteúdos otimizados para SEO, devemos nos basear nos seguintes princípios:

  • Relevância: o conteúdo deve ser relevante o suficiente para aparecer nas consultas.
  • Confiabilidade: ele deve ser confiável para que as pessoas o levem a sério.
  • Autoridade: a página deve se impor sobre determinado assunto.

Entendendo o Google: como funcionam os motores de busca?

Motores de busca como o Yahoo, Bing e Google são baseados em algoritmos e cumprem as funções de exibir resultados, indexar e rastrear endereços existentes na internet.

A exibição de resultados é feita através de consultas feitas na plataforma, e todos estes processos são realizados de forma automatizada.

O que são as técnicas de SEO On-page e Off-page?

Podemos definir as técnicas de SEO On-Page como aquelas que são utilizadas na própria página ou conteúdo.

Já os fatores Off-Page são os externos ao site, como o volume de menções à sua marca ou os backlinks.

Dentre os fatores de rankeamento de Seo On-Page, estão a Title Tag (ou título da página), os subtítulos do conteúdo (organizados em H1, H2 e H3, de acordo com o grau de hierarquia entre os subtítulos), as URLs, um conteúdo otimizado, a alt tag (ou descrição das imagens), a meta description e a experiência do usuário.

Vejamos como funcionam alguns destes fatores a seguir!

Como fazer SEO e melhorar o posicionamento do site?

Da mesma forma que as pessoas são premiadas por um bom trabalho, os algoritmos dos mecanismos de busca privilegiam um bom trabalho com SEO. Porém, quem tenta burlar as normas, pode ser penalizado.

Acompanhe as nossas dicas para ganhar posicionamento de destaque e entenda quais são as boas e más práticas para otimizar o SEO do seu site!

Qual é a importância das palavras-chave?

O ponto inicial de qualquer estratégia para otimização de seu posicionamento são as palavras-chaves que serão utilizadas em seu conteúdo.

Pra isso, é preciso escolher os principais termos relacionados ao seu conteúdo, baseando-se em seu nicho de mercado, na sua persona e nas preferências que ela tem.

Para isso, você pode utilizar o Google Analytics e o Keyword Planner, ferramentas das quais falaremos com mais detalhes adiante.

Quando você começar a fazer suas pesquisas no Keyword Planner, perceberá que ao lado dos termos sugeridos para seu conteúdo, estará uma precificação.

Alguns especialistas afirmam que quanto maior o valor, mais difícil de rankear será o termo.

Uma prática comum e bastante prejudicial é o uso indiscriminado de palavras-chave apenas para que os mecanismos de busca as encontrem.

Fuja dos conteúdos “caça-clique” e utilize os termos-chave para criar algo relevante para o seu público!

Como fazer a otimização de títulos e imagens?

Os títulos de seus posts devem conter as palavras-chaves escolhidas por você.

Desta forma se a melhor palavra-chave para seu conteúdo sobre moda inverno é “tendências para o inverno 2016”, você pode fazer um título como “Tendências para o inverno 2016: confira as nossas sugestões!”.

Um segredo para que os usuários encontrem o seu conteúdo com maior facilidade é inserir a palavra-chave  mais à esquerda no título, facilitando a sua visualização.

Isto porque os mecanismos de busca costumam ocultar o final dos títulos, resumindo-os em reticências.

Suas imagens também precisam ser otimizadas. Além de procurar figuras que ilustrem o seu conteúdo de maneira atraente, é preciso trabalhar as suas dimensões, reduzindo o seu tamanho para que o carregamento de sua página não seja prejudicado.

Afinal, uma página leve tem grandes chances de melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca! Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Pixlr e o TinyPNG.

Nesta lista, você encontra uma série de bancos de imagens gratuitos para ilustrar o seu site.

Além de reduzir o tamanho das imagens, procure renomeá-las de acordo com o seu conteúdo, inserindo a palavra-chave correspondente no título.

Desta forma, você facilita que ela seja encontrada em pesquisas por imagens.

Como criar uma URL otimizada?

Uma URL que possibilite uma rápida compreensão do conteúdo que será abordado gera confiabilidade e colabora para que os sites de busca o posicionem melhor nos resultados.

Por isso, ao invés de usar URLs genéricas, como http://saiadolugarr.wpengine.com/?p=894, use uma auto-explicativa, que inclua o tema, a palavra-chave e o título, como no seguinte exemplo: http://saiadolugarr.wpengine.com/aprenda-sobre-seo/

O que é meta description e como usar?

A meta description tem como função esclarecer ao usuário que um link realmente oferece conteúdo relevante.

Com até 160 caracteres, ela aparece somente no código da página, e tem como função resumir o conteúdo que será abordado no post, e é um dos elementos mais importantes para a otimização para sites de busca.

Para isso, ela se baseia nas tags ou etiquetas, que como já explicamos, ajudam os mecanismos de busca a organizar os conteúdos.

Na hora de elaborar a meta description, busque descrever a verdade sobre o conteúdo do site e seja objetivo, fazendo uma propagando para chamar atenção para seu site, utilizando as palavras-chaves relacionadas ao seu conteúdo.

Não faça anúncios neste espaço! 

SEO negativo

O SEO negativo é feito por meio de uma série de ações com o intuito de prejudicar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.

Dentre os danos causados pelo SEO negativo, estão a infração à política de duplicidade, promovendo sanções do Google, a quebra de links, além da invasão e exclusão de sites.

Embora estes ataques sejam imprevisíveis, é possível se proteger deles! Veja como:

  • Fique atento a programas maliciosos observando a presença de vírus e malwares:

Se detectá-los, delete-os imediatamente com o auxílio de um técnico, já que seu site pode começar a enviar vírus para seus leitores.

  • Fique atento também à duplicidade de informações:

Não há mal em publicar conteúdos de outro site em sua página, mas é preciso que você informe ao seu público qual é a fonte original das informações.

Afinal, informações duplicadas são detectadas por mecanismos de busca e causam a punição de seu site.

Neste guia da Google, você encontra mais informações para lidar com o problema.

  • Observe atentamente as menções em redes sociais:

As redes sociais podem ser um recurso poderoso no momento de fazer ataques a um site ou empresa.

Por isso, é muito importante monitorá-los com frequência, verificando  oque está sendo falado sobre você.

Isso não significa que você deva censurar usuários que se expressem de forma negativa sobre seus produtos ou serviços.

Porém, fique atento a perfis falsos e a divulgação de informações e mensagens falsas em suas páginas.

  • Faça uma ronda por sua lista de backlink:

Verificando as menções de links da sua página. Se a sua página for relacionada a conteúdos ruins ou links desqualificados, seu site pode ficar prejudicado.

  • Caso seja necessário retirar links de baixa qualidade ou com spam, rejeite-os:

Para isso, basta fazer um download com a lista de links para seu site e enviar o arquivo para o Google através deste link.

  • Acompanhe a velocidade do seu site e faça modificações para melhorá-la, observando indícios de ações maliciosas.

Após tanto trabalho para conseguir um bom posicionamento de sua empresa nos mecanismos de busca, é frustrante constatar que pessoas de má índole queiram prejudicar seu trabalho.

Por isso, é muito importante manter-se atento a possíveis ataques, contando com a ajuda de especialistas em TI para que seu público, bem como a reputação de sua empresa, não seja prejudicado pela propagação de malwares e boatos.

Quais são as melhores ferramentas para melhorar o SEO do meu site?

Embora o SEO não pareça algo simples para estudar à primeira vista, com o tempo, as práticas de otimização podem ser incorporadas no dia-a-dia do profissional de marketing.

Com o auxílio de algumas ferramentas, a produção de conteúdo otimizado pode ficar mais simples.

Quer conhecer quais são as opções gratuitas para facilitar o cotidiano de sua campanha de marketing? Confira nossa lista!

Google Analytics

O Analytics é uma das mais conhecidas ferramentas de análise de SEO, sendo fundamental para a gestão de um e-commerce.

Ele reúne uma série de dados em alta qualidade e bem detalhados e fornece base para uma série de outras ferramentas de análise de SEO.

Se você ainda não começou a utilizá-lo, corra até o site no fim da leitura deste texto e comece já a explorá-lo!

Keyword Planner

Substituto do antigo Keyword Tool, o Keyword Planner tem a função de pesquisa de palavras-chave.

Você irá utilizá-lo quando precisar encontrar as melhores palavras-chave para o conteúdo do seu blog ou site.

Ele é ideal para quem deseja pesquisar por termos que serão aplicados ao longo do site ou blog.

Outra ferramenta sensacional oferecida por ele é a possibilidade de geração de palavras-chave.

Desta forma, o Keyword Planner pesquisa os melhores termos para seu texto no momento de escrever ou criar um conteúdo fresquinho!

Google Search Console

Complemento do Google Analytics, o Google Search Console é focado na otimização de sites e de palavras-chave escolhidas pelo usuário.

Da mesma forma que o Analytics, o Search Console fornece uma boa quantidade de informações sobre sites e blogs, permitindo que o usuário analise com maior facilidade o próprio conteúdo.

A maior diferença entre o Google Analytics e o Google Search Console é a maneira como os dados são fornecidos a quem busca por mais informações de SEO.

Os dados fornecidos pelas duas ferramentas são os mesmos, mas o Search Console os apresenta de uma maneira mais simples.

O antigo Webmaster Tools também recolhe dados de ligação, como quantas vezes seu site foi linkado e como está o tráfego de seu site.

Desta forma, fica mais fácil tomar ações preventivas para melhorias do site ou blog através de iniciativas de SEO.

A ferramenta é especialmente essencial na vida de quem precisa lidar e analisar uma grande quantidade de informações.

SEOWorkers Analysis Tool

Esta ferramenta é voltada para os profissionais responsáveis pelo benchmarking de uma campanha.

Assim, o SEOWorkers permite a análise e a geração de relatórios sobre sites que não são seus. Os dados são básicos, mas o relatório é produzido de forma rápida e com bom detalhamento.

Algumas de suas vantagens são a observação do que deve receber maior atenção do autor da campanha e o fato de ele ensinar a analisar os dados de forma detalhada, oferecendo até mesmo vídeos.

Check My Links

Já recebeu reclamações de seus leitores sobre links quebrados?

Esta extensão do navegador Chrome permite, de maneira bem prática, um check up na página selecionada em busca de links quebrados ou inválidos.

Desta forma, ele detecta defeitos no conteúdo antes que o público alvo os veja.

Utilize-os também para examinar conteúdos antigos que ainda são consultados com recorrência, atualizando-o sempre que possível com novas informações.

O Link Miner também possui essas funções, com a vantagem de informar quantas páginas apontam para seus links quebrados.

Utilize as ferramentas de maneira complementar.

Yoast

Considerada uma das mais completas ferramentas para otimização de sites em WordPress, o Yoast oferece uma série de funcionalidades, como a otimização de vídeos e manuais com instruções para quem quer aprender a produzir conteúdos.

GroupHigh e Ink Bee

Já se deparou com uma ideia que parecia bem original e no momento de compartilhar com os amigos, percebeu que ela não era tão nova assim?

O GroupHigh e o Ink Bee permitem uma varredura pela internet em busca de conteúdos relacionados ao termo buscado através de filtros como data e palavras-chave.

Assim, você evita conteúdos repetidos e faz uma pesquisa mais apurada sobre o que já foi publicado!

Google Disavow Tool

Este recurso do Google Search Console desativa links em seu site que possam estar prejudicando a sua página.

Caso tenha dúvidas, contate um especialista em SEO para manejá-la!

Copyscape

Esta ferramenta pode ajudá-lo na identificação de cópias de seu conteúdo em outros sites.

Mention

De uma maneira bem prática, este recurso ajuda a controlar o que está sendo dito em suas páginas nas redes sociais.

Assim como nas demais práticas de marketing digital, o SEO é desenvolvido constantemente por meio da construção e aplicação de estratégias que promovam e construam a boa reputação de seu site, bem como o apresentação de sua empresa na internet.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais práticas para  se destacar no mercado, leia também o nosso post especial sobre boas práticas de marketing digital

  • Marcelo

    Muito bom mesmo, como todos os posts do Saia do Lugar! Sugiro também um ebook chamado “Blogs Lucrativos”, que dá o passo a passo para os mais iniciantes: http://bit.ly/ebookblogs

  • Marlon

    Correção no Guia do Google sobre CEO. O link é este:
    http://www.google.com/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf

    Abraço

  • Alonsio Martins

    muito bom gostei do artigo realmente da bastante trabalho mais o negócio é reconpensador quando olhamos mais á frente e percebemos o nivel de visita aumentando nos sites.

    http://www.comocomprardachina.in

  • ola gostei do artigo sobre seo foi muito util pra min, mais eu gostaria de uma avaliação de vocês no meu site ele e http://www.construi.com.br ficarei grato pela ajuda

  • lisa ribeiro

    Olá Pessoal

    Gostei das dicas , eu trabalho com divulgações , e claro que tem como ganhar dinheiro com a internet alguns sites são falsos , mais trabalho algum tempo e com esses eu ganho renda sem sai de casa , quer se um divulgador faça parte já , pois o site é confiável e tem a chave de segurança , fique a vontade e leia sobre a divulgação de promotor ativo e inativo .

    rendaextrapromotora.comunidades.net/index.pht

    Venha e confira – faça parte

    Ou http://www.frpromotora.com/45122735