seja a inspiração

Seja a inspiração que falta no seu time!

O papel de gerir um negócio ou até mesmo um time traz várias responsabilidades para a vida de um empreendedor.

O papel de gerir um negócio ou até mesmo um time traz várias responsabilidades para a vida de um empreendedor.

A grande questão é que todos esperam que você seja a inspiração para todo o resto do seu time. Acredite, a sua história pode ser motivadora e como consequência sua equipe pode ter o desejo de entregar resultados cada vez melhores.

Mas aí vem a pergunta: como ser a inspiração que o seu time precisa? Por trás de todo empreendedor existe uma grande história — que deve ser contada — e alguns princípios que podem ser a influência que faltava para a sua equipe.

Separamos 3 áreas da vida de um empreendedor: o líder, o profissional e o que ele realmente é na vida fora do escritório. Vamos falar um pouco mais sobre isso?

Acompanhe neste artigo quais atitudes serão necessárias para ter um time cada vez mais engajado e entrosado, entregando melhores resultados baseados na inspiração que você representa para eles.

Seja a inspiração quanto a liderança que você exerce

Já falamos algumas — muitas — vezes sobre a importância de ser um bom líder na hora de fazer a gestão de pessoas que estão envolvidas no seu negócio.

Não é segredo para nenhum empreendedor que os seus funcionários são o reflexo das suas atitudes e daquilo que você acredita.

Algumas particularidades de uma boa liderança podem ser fundamentais para motivar diariamente os seus funcionários.

Inspirar alguém vai além de ser uma referência. É criar uma relação de respeito por quem você é e respeito pelas decisões que você toma enquanto líder.

Acompanhe a seguir 3 atitudes totalmente inspiradoras na hora de exercer a sua liderança!

Ajude a sua equipe a desenvolver algumas competências

Tem algo mais inspirador do que caminhar lado a lado com todos que ajudam o seu negócio a crescer? Acreditamos que não!

Ajude a sua equipe a desenvolver algumas competências. No final, isso tudo trará retorno para a sua própria empresa.

Cresça, aprenda e aprimore suas habilidades, junto, lado a lado com o seu time. Tudo o que você sabe não é nada perto do que você ainda pode aprender. Complicado? Nem tanto!

A verdade é que você é a parte mais interessada no sucesso do seu empreendimento — ideia que você pensou e acreditou antes de qualquer outra pessoa — e por isso vale a pena dar tudo de si para ter funcionários cada vez melhores e mais especialistas ao seu lado.

Valorize cada colaborador da sua equipe

Se você chegou até aqui é porque o seu objetivo é se tornar a inspiração do seu time, não é mesmo?

Pode parecer clichê, mas quando falamos sobre valorizar cada parte que forma a sua equipe, não estamos falando só de questões financeiras, rotina justa de trabalho ou qualquer coisa deste tipo.

Valorizar a sua equipe está em pequenos gestos. Conheça um pouco sobre cada membro da sua equipe, saiba os nomes, os gostos e até mesmo os sonhos deles.

As pessoas são muito mais do que o resultado que elas entregam para o seu negócio. Um vendedor, por exemplo, é muito mais do que o lucro de uma venda realizada.

Seja presente no dia a dia

Sabemos que, quanto mais escalonável o seu negócio se torna, mais chances existem de você se ausentar do dia a dia e da rotina da sua equipe.

E por isso essa atitude entrou para nossa pequena lista do que esperamos que você faça para se tornar uma grande inspiração.

Essa ação é um reforço de tudo o que falamos acima. Ser um bom líder é manter as relações além do virtual. Saia do email, prefira conversas presenciais e acompanhe a rotina de todos.

Acredite, esse é um dos conselhos mais valiosos de todo esse artigo. Estar mais presente significa entender de fato os desafios que toda a sua equipe enfrenta, desafios esses que podem atrasar o seu sucesso.

Seja mais acessível! As pessoas não precisam sentir medo de falar com você.

Seja a inspiração quanto ao profissional que você é

Partimos para um ponto mais racional da coisa. Empreender não é só a razão, mas boa parte se resume a isso.

Chegou a hora de falar da parte prática do empreendedorismo. As suas experiências contam muito para as tomadas de decisões e futuros passos da sua empresa.

E por isso selecionamos outros 3 pré-requisitos que fazem de você uma inspiração quanto ao seu lado profissional e prático de gestão. Continue acompanhando!

Saiba lidar com a crise

O cenário empreendedor é cheio de altos e baixos. Diariamente é preciso lidar com fatores externos que podem mudar totalmente a sua estratégia de mercado.

As crises acontecem e você precisa saber lidar com elas!

Se você estiver com a “cabeça no lugar certo”, mesmo em meio ao caos, vai transmitir a confiança que os seus colaboradores precisam para passar por esse momento turbulento.

Proponha algo criativo sempre que for preciso

A criatividade não é só uma habilidade para momentos ruins. Sempre há a possibilidade de melhorar e de crescer os seus negócios.

Proponha soluções criativas! Isso vai influenciar os seus funcionários na hora de lidar com os pequenos desafios do dia a dia.

Se você é visto como “ousado” na hora de propor soluções, você deixa toda a sua equipe mais à vontade para que, quando eles mesmos precisarem solucionarem desafios ou aprimorar algum processo da sua empresa, se sintam aptos e confortáveis para fazê-lo.

Vale lembrar que criatividade é algo totalmente exercitável — caso você não se considere uma pessoa criativa.

Seja firme nas suas decisões

Essa é a parte mais racional deste tópico! Ser firme nas suas decisões e confiar na sua capacidade de análise e escolhas.

Essa é uma atitude admirável em todo profissional, seja ele um empreendedor ou um funcionário de alguma empresa.

Mesmo se todos não concordarem com a sua ideia ou decisão, ou acharem que tudo é uma loucura, continue firme. Você é o principal interessado em realizar melhorias para a sua empresa, e por isso deve acreditar no que propõe.

Devemos te lembrar que, se você não tivesse acreditado em si mesmo antes de começar o seu empreendimento, talvez você não tivesse chegado onde chegou e muito menos estaria lendo este artigo agora.

Se você passar confiança nas suas opiniões para os seus funcionários, mais uma vez você estará sendo uma inspiração para eles!

É importante ressaltar que isso não significa que a sua ideia será sempre a melhor, estamos falando da confiança necessária para você conseguir gerir as pessoas com sucesso.

Seja a inspiração também fora do escritório

O que o empreendedor é, independente da função que ele exerce na empresa, é a última parte que compõe a figura empreendedora.

Caráter não é uma coisa que se aprende depois de entrar no mundo dos negócios, pelo contrário, esse é um mundo que pode ser muito glamouroso e corrompedor.

Acompanhe as 3 atitudes finais — em relação à parte emocional — que são fundamentais para que você seja a inspiração para o seu time.

Seja justo acima de tudo

Grandes homens precisam ser justos. Empreendedores precisam ser justos!

Preserve o seu bom coração. Isso não significa dizer sim para tudo. Na verdade, isso nada mais é do que fazer o que realmente tem que ser feito.

Não se corrompa por processos que facilitam a sua vida, gestão e nem permita que isso aconteça dentro da sua equipe.

Antes de ser qualquer exemplo de liderança ou de profissional, você precisa ser um exemplo como pessoa. Inspire os seus funcionários a jogarem “limpo” com você e a sua empresa.

Reconheça que nem sempre é um dia bom

Nem todos os dias são bons. Isso não te faz nem melhor e nem pior do que qualquer outra pessoa.

Reconhecer isso te torna mais real e mais próximo da sua equipe, e consequentemente é uma ação que serve como inspiração.

Converse, desabafe e compartilhe seus receios com os seus funcionários. Juntos, vocês podem ajudar uns aos outros e isso com certeza tornará você um alguém mais admirável.

Nada mais contagiante do que o seu otimismo

Já falamos isso uma vez, mas vale a pena reforçar: você é o maior interessado no sucesso do seu negócio, por isso, acredite nele!

Ser otimista levanta o astral e aguça a criatividade dos seus funcionários.

Seu otimismo precisa ser a maior fonte de inspiração da sua equipe para fazer as coisas darem certo e fazer do seu negócio um grande case de sucesso!

Encontre alguém em quem se inspirar também

Por último, precisamos falar sobre a importância de você ter alguém para se inspirar.

Não é porque você ocupa o cargo mais alto da sua empresa que não precise de alguém que te inspire a ser cada vez melhor, não é mesmo?

Existem grandes líderes que marcaram a história e o cenário empreendedor e que podem te ajudar a construir quem você deseja ser no mercado.

Não importa se são histórias de sucesso ou negócios que deram errado mas deixaram um grande legado para a história. Procure para você a inspiração que te falta!

Queremos muito ouvir o que você pensa sobre esse assunto! Que tal nos deixar um comentário? Vamos ajudar você a encontrar fontes de inspiração através da leitura deste post com a história de 8 grandes líderes incríveis.