empresário trabalhando para ficar rico

Empreender te fará rico? Saiba a Verdade!

Grande parte dos empreendedores começa suas empresas questionando se é possível torna-se rico, por isso preparamos este post que explicará a verdade!

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Empreender é um dos grandes sonhos dos brasileiros — não é à toa que percebemos um aumento cada vez maior no número de empreendedores. Graças ao perfil profissional que procura trabalhar arduamente e com ideias inovadoras, os negócios de muitos desses aventureiros estão decolando. A consequência disso costuma ser materializada através de excelentes retornos financeiros.

Como exemplo de empreendedores que ficaram ricos por meio de ideias inovadoras, podemos citar nomes como Mark Zuckerberg, Steve Jobs e até mesmo a brasileira Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza. Esses profissionais construíram do zero negócios inteligentes e que os deixaram multibilionários.

Tendo em mente que grande parte dos empreendedores começa suas empresas questionando se é possível torna-se rico, preparamos este artigo para te mostrar a verdadeira situação financeira da maioria dos empreendedores.

A questão salarial

Bem, sabemos que quando se trabalha para alguém, todo mês o salário será de uma quantia certa e determinada, mesmo nos casos que a remuneração é comissionada. Inclusive nos casos em que o funcionário faz horas extras ou vende mais do que sua média mensal, ele nunca conseguirá ter um valor crescente no salário de forma habitual.

Por outro lado, empreender é uma oportunidade de sair do salário fixo e não ficar preso nas remunerações que o mercado determina para sua área de atuação. Aqui, é possível ter a chance de criar o valor da própria empresa, além da oportunidade de fixar os preços do seu produto/serviço.

Partindo dessa ideia, os lucros da empresa passam a compor o próprio salário do empreendedor. Entretanto, não é tão simples essa ideia de ficar rico. Existem barreiras e dificuldades, mas basta saber que através do trabalho duro e da determinação, o caminho para ser rico ficará mais perto com passar do tempo.

Dados do mercado

Uma das principais dúvidas que surgem quando alguém começa a empreender é de quais são as reais possibilidades de ganho ou se vale a pena deixar tudo que conquistou antes de ter se tornado um empreendedor. Pois, sejamos realistas, não é fácil deixar de lado toda sua carreira e salário atuais.

Entretanto, como destacamos anteriormente, são vários os casos de visionários que conseguiram criar empresas do zero e que hoje valem bilhões. Nesse sentido, um estudo realizado pela revista Exame demonstrou que 71,5% dos donos de empreendimentos declaram que a renda média mensal que recuperam de seus negócios é de três salários mínimos — vale lembrar que parte dos rendimentos são aplicados em outras riquezas com, por exemplo, maquinários, produtos e outros bens.

Certamente, essa média de salário não é alta e existem diversas profissões que alcançam remunerações mais atrativas. Apesar disso, o empreendedorismo é um caminho no qual o profissional assume riscos e tem a possibilidade de reinvestir o próprio patrimônio do negócio em prol da elaboração de novos produtos e serviços — abrindo portas para alcançar uma taxa de lucro ainda maior.

Além da riqueza

Vimos que não é nada fácil para um empreendedor se tornar rico — no sentido material. Mas é apenas o dinheiro que conta na hora de abrir uma empresa? Saiba que essa jornada agrega uma série de outros benefícios:

  • Realização: para muitos, empreender é um processo atrelado a realização de um sonho. Começar do nada é uma tarefa para poucos e quem o faz tem uma satisfação de realização enorme, muito mais do que um grande salário no final do mês;
  • Liberdade: ser o próprio chefe, liberdade para criar um produto ou serviço e implementar uma cultura empresarial são benefícios de ser empreendedor. Sem falar da possibilidade de determinar seu próprio horário, podendo, até mesmo, planejar o tempo para a família ou para você mesmo;
  • Experiência: aqui no Sai do Lugar, sempre comentamos que um dos maiores benefícios da vida de empreendedor é a experiência. Testar, avaliar erros/acertos e aprender com eles, às vezes vale muito mais do que o dinheiro;
  • Networking: criar uma rede de contatos pode, muitas vezes, abrir portas para futuros negócios de sucesso, o que te deixará mais perto de se tornar rico. Por isso, o networking pode valer muito mais do que salário no final do mês.

Um passo para se tornar rico

Bem, como destacamos durante esse artigo, o empreendedorismo não é um caminho fácil nem é capaz de oferecer um caminho curto para o sucesso financeiro. Apesar disso, pessoas dedicadas podem encontrar aqui um excelente espaço para desenvolver serviços e produtos que podem fazer grande diferença no mercado — proporcionando, inclusive, ganhos financeiros relevantes.

E, além de ganhos financeiros, empreender te trará inúmeras vantagens não materiais que são a chave para a excelência em qualquer área de atuação. E quando miramos no sucesso, ficar rico será apenas uma consequência do seu caminho.

Resumidamente, o empreendedorismo, por si só, não deixa ninguém rico (caso contrário, todos seriam empreendedores, certo?). De todo modo, se você tem uma boa ideia e está munido de bastante determinação, não hesite em fazer o que gosta!

Acha que está pronto para enfrentar o recompensador caminho do empreendedorismo? Então não pare por aí! Leia este artigo sobre a importância de um mentor e continue aprimorando seus conhecimentos.

  • Elio Antonio Lacerda

    Bom dia, Leticia! Como você concluiu bem: ficar rico é apenas uma consequência do caminho. O que vem antes é muita disposição e dedicação ao trabalho, mas com satisfação e equilíbrio no que está empreendendo.
    Para o sucesso de empreender já está tudo escrito e discutido por aí e ao alcance das mãos de qualquer um, principalmente o brasileiro que conhece e vive os saculejos da destemperança do nosso mercado, nossa ilimitada legislação, uma barafunda.
    Afora a confusão mercadológica e o acentuado desequilíbrio econômico regional, desfavorável ao pequeno empreendedor do interior, o primeiro passo essencial para o início do sucesso de qq negócio, de qq tamanho, é o PLANEJAMENTO. O plano de vôo, consciente, responsável, milimetrico. Nada haver com Lamia, sinônimo de aventura.
    O planejamento é a transferência da idéia em caminho, sem ele empreender é fracasso. Deixar o planejamento para depois, quando o descontrole bate à porta, é pior ainda, e isso é muito comum, principalmente, com os pequenos empreendedores.
    O espírito empreendedor precisa da sustentabilidade concreta, confiável e flexível do planejamento.
    Parabéns pelo trabalho. Ótima colaboração e direção para aqueles que querem melhorar com mais riqueza. Elio.

    • Leticia Nonato

      Verdade, Elio. Muitos vão com muito entusiasmo e esquecem de planejar, como você bem disse.
      No mais, ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo!
      Abraços!

  • Perfeito! Creio que a riqueza ($$) deve ser uma ambição, mas nunca o foco.

    • Leticia Nonato

      Isso mesmo, Thihh! Com o esforço e determinação, o dinheiro vem consequentemente.