reuniões de time

Reuniões de time: Os benefícios de manter essa cultura na sua empresa

Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Exige comprometimento do gestor e agilidade para tomar decisões. Uma das maneiras de se conseguir sucesso na liderança é realizar reuniões de time.

Liderar uma equipe não é tarefa fácil. Exige comprometimento do gestor e agilidade para tomar decisões. Uma das maneiras de se conseguir sucesso na liderança é realizar reuniões de time.

Ainda que sejam comuns no ambiente corporativo, as reuniões devem ser pensadas de forma estratégica para que apresentem bons resultados à empresa.

Neste artigo vamos listar algumas vantagens que as reuniões de time trazem à equipe – desde que feitas de forma adequada, é claro.

1 – Controla boatos

Boatos podem ser um grande problema no ambiente profissional. Em alguns casos eles não possuem nenhum fundamento. Por isso, as reuniões de time podem ser utilizadas para identificar informações falsas e desmenti-las.

Para que essa estratégia funcione, é importante que o gestor esclareça os fatos, dando aos colaboradores um panorama real da situação.

Tentar identificar pessoas envolvidas na disseminação dessas informações não é recomendável, pois passa uma ideia de autoritarismo.

O líder também não deve usar a reunião para convencer a equipe de que o boato é mentira, afinal, com o tempo sua falsidade se comprovará sozinha.

2 – Esclarece metas

Reuniões de time também podem ser fundamentais para tornar as metas da equipe mais claras.

Um grupo é formado por pessoas de temperamentos diferentes, por isso, nem todos do time podem se sentir a vontade para perguntar algo sobre a tarefa – isso ocorre, com frequência, com profissionais recém-contratados – a falta desse direcionado pode acarretar na qualidade do trabalho realizado.

O gestor deve ser didático em alguns momentos, mesmo que isso possa parecer desnecessário. Tenha certeza que nenhuma dúvida sobreviveu à reunião.

3 – Motiva a equipe

Existem momentos de desânimo em um time, e isso prejudica a qualidade do trabalho e a produtividade da empresa. Em alguns casos, não basta cobrar o colaborador. É necessário motivá-lo.

As reuniões de time são uma excelente oportunidade de reverter essa situação. Mostre à equipe como eles são especiais, e como o trabalho que desenvolvem é importante. Valorize-os.

O gestor deve se portar como um capitão do time, alguém que está lá para orientá-los, mas que joga ao lado deles.

Identifique às causas do abatimento emocional e, se for possível à companhia, ofereça ajuda.

Um líder não precisa ser necessariamente um coach, no entanto, se for do interesse, aconselhe os membros mais inexperientes da equipe.

Eles podem estar desanimados por falta de perspectiva profissional. A opinião de alguém mais experiente pode ajudar.

4 – Torna o ambiente mais agradável

A vida profissional exige muito da equipe. É possível que seus colaboradores – e você também – passem mais tempo com os colegas de trabalho do que com as pessoas de sua família.

Fazer reuniões de time pode contribuir para que o ambiente de trabalho se torne mais agradável, e que os membros da equipe possam se ver de maneira mais respeitosa e amistosa – como parte de um grupo talentoso que tem um objetivo em comum.

5 – Cria um networking

Alguns trabalhadores mudam sua trajetória profissional, por isso deixam a equipe em que atuam para se dedicar a novos desafios.

No entanto, sua empresa pode precisar de alguém para desempenhar uma nova tarefa, ou um trabalho esporádico, e contar com uma pessoa que já é conhecido – e que entende os valores da empresa – pode ajudar muito.

As reuniões de time – assim como os encontros individuais – podem fortalecer a relação entre os profissionais.

Se um membro da equipe está estudando algo que não tem nenhuma relação à atividade da empresa é provável que existe a chance de ele deixar a equipe um dia, mas isso não significa que o contato profissional precisa acabar.

6 – Fortalece a liderança

Reuniões de time são ideais para que o líder tenha uma noção de como é percebido pela equipe e, se necessário, faça mudanças em seu jeito de interagir com os demais profissionais.

O líder deve aproveitar esses encontros para poder reforçar seu papel de membro da equipe, tirar dúvidas dos profissionais e delegar as funções.

Se a comunicação ocorrer de forma direta, sem ruídos, as reuniões de time ajudam a equipe a confiar no líder, melhorando seu desempenho.

7 – Oxigena a empresa

Boas ideias podem surgir de reuniões de time.

É claro que, nem sempre, é possível alterar o rumo de uma tarefa porque a equipe discorda do modo com que ela será feita, no entanto as próximas metas da empresa podem ser modificadas para testar as sugestões dos profissionais.

Muitas companhias já tiveram sucesso ouvindo seus talentos internos.

Reuniões de time: o que não fazer

Para poder tornar essa estratégia produtiva alguns cuidados devem ser tomados:

  • Evite o excesso de reuniões: muitas reuniões são cansativas, quebram o ritmo de trabalho e chateiam os colaboradores.
  • Tenha certeza que existe algo a ser dito: ter uma reunião de time em que todos os profissionais ficam se olhando porque nada de relevante é contado pode prejudicar a imagem da liderança.
  • Estude o que vai falar: saiba quais são os pontos que deve mencionar na reunião. Utilize frases curtas e diretas. Se possível ensaie, para poder ter uma noção de tempo.
  • Evite reuniões depois do expediente: ficar na empresa por mais tempo que o esperado modifica a rotina do colaborador, que pode ficar profundamente irritado, ignorando completamente o conteúdo do encontro.
  • Utilize material de apoio: isso ajuda a reunião de time a ficar mais dinâmica a atraente. Mas verifique sua necessidade e não esqueça de testar os equipamentos (projetores monitores) para garantir o sucesso da exibição.

Reuniões de time ajudam a empresa a superar desafios e traçar um horizonte de colaboração mútua. A liderança sai fortalecida e os profissionais sentem-se valorizados.

Essa estratégia deve ser estudada para que funcione. Cada empresa terá suas particularidades e cada equipe é única.

Lembrando-se disso as reuniões de time de sua empresa têm tudo para contribuírem para o alcance de metas da companhia, gerando valor para todos os envolvidos.

Agora que tal continuar estudando para se tornar um líder cada vez melhor? Um bom líder pode se estressar em alguns momentos, por isso aprenda a lidar com o estresse empresarial.