redes sociais mais usadas

Redes sociais mais usadas: as 05 queridinhas da internet!

Feitos um para outro é uma boa frase para definir a relação que os brasileiros têm com as redes sociais.

Feitos um para outro é uma boa frase para definir a relação que os brasileiros têm com as redes sociais.

O caso de amor é antigo. Começou com o finado Orkut e se mantém firme e forte até os dias atuais. De acordo com a  pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, da empresa especializada em consultoria comScore, os usuários gastam mais tempo nas redes sociais do que qualquer outro povo no mundo.

O Facebook é a rede com o maior número de visitantes únicos, mas plataformas como Twitter, YouTube e Instagram também têm espaço cativo nos celulares, tablets e computadores dos brasileiros.

 Veja quais são as redes sociais mais usadas e como você pode aproveitar o melhor de cada uma delas:

Facebook

redes sociais mais usadas

Rede social mais usada em todo o mundo, o Facebook também é campeão de usuários no Brasil.

De acordo com dados apresentados por Ime Archibong, diretor de Parcerias Estratégicas da rede social na Campus Party 2016, são 99 milhões de usuários ativos mensais só no país. Segundo o executivo, 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook, que conta com 89 milhões de usuários móveis ativos mensais no Brasil.

São muitos os atrativos da rede: possibilidade de compartilhar vídeos e fotos, trocar mensagens com amigos e/ou grupos, publicar o que está fazendo no momento, compartilhar notícias, comentar em postagens de outros usuários, criar eventos e grupos e, até mesmo, jogar com outros usuários.

A rede social também reserva muitas oportunidades para empresas, que podem criar fanpages e ter um relacionamento mais próximo com clientes.

Como o Facebook praticamente rege o comportamento de usuários nas redes sociais, é essencial ficar atento a tudo o que acontece na  plataforma e pesquisar formas diferentes de potencializar o relacionamento com os clientes e divulgar conteúdo.

YouTube

redes sociais mais usadas

 

Plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube entra na categoria de rede social por permitir a criação de um perfil próprio de usuário (tanto pessoa física como empresas).

São os chamados canais, que permitem a interação entre usuários por meio de comentários e troca de links.

Filmes, clipes, séries e os mais diversos vídeos são disponibilizados no YouTube, de receitas culinárias a resenhas de livros, passando por esquetes e afins.

Para acessar o conteúdo disponibilizado na rede não é preciso nem entrar na plataforma: o acesso pode ser feito até mesmo por blogs e sites pessoais.

Caso deseje usar a rede para disponibilizar conteúdo em vídeo, é importante lembrar que cuidar do acabamento é um ponto importante.

Foi-se o tempo que amadorismo eram bem-visto no YouTube!

LinkedIn

redes sociais mais usadas

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. São mais de 443 milhões de usuários em 200 países e territórios.

No Brasil, em 2015, eram 0,3% de acessos. A cada mês, a plataforma conquista mais usuários e pode ser usada tanto para fins pessoais, para turbinar a carreira, como corporativos, com a criação de uma página da empresa.

O LinkedIn permite que o profissional construa uma identidade online e mantenha contato com colegas de faculdade, trabalho e até mesmo potenciais recrutadores.

É possível encontrar na rede oportunidades profissionais, de novos negócios e parcerias.

O compartilhamento é outro ponto forte: seu feed pode ter as últimas notícias dos setores de interesse e influenciadores. Por ser uma rede com foco profissional, para aproveitar ao máximo seu potencial, crie um perfil com esse fim e evite postagens muito pessoais. 

Twitter

redes sociais mais usadas

 

Com 10 anos recém-completados em 2016, o Twitter  ainda ocupa a posição de uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.

Sua principal característica desde a criação continua firme: postar mensagens com até 140 caracteres – letras e emoticons incluídos.

É possível acessar o Twitter via navegador ou por meio de apps para celular e tablet.

Para continuar mantendo a relevância, a rede aposta no lançamento constante de novidades como, por exemplo, o Vine, voltado para vídeos, e o Moments, que é um recurso que utilizada as mensagens que são publicadas no Twitter para contar histórias sobre assuntos que foram relevantes no dia.

Outro passo da plataforma para manter sua importância e, principalmente, conquistar os usuários mais jovens foi a compra do Periscope, aplicativo de transmissão ao vivo de vídeos, em 2015. Com isso, a partir de 2016, os usuários podem acompanhar transmissões diretamente dos seus feeds.

Instagram

 

redes sociais mais usadas

Rede social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos online, o Instagram faz sucesso entre os brasileiros.

No app, é possível capturar ou carregar fotos da biblioteca do celular, editar as imagens, aplicar filtros e postar no seu perfil. Fácil de usar, o Instagram tem diversas celebridades em sua lista de usuários.

Depois de entrar na rede você pode seguir e ser seguido por outras pessoas, além de contar com o recurso de perfil privado, que permite que você aprove quem pode ver suas postagens.

De acordo com dados divulgados pela rede social em 2015, o Instagram tem 29 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, que só fica atrás dos Estados Unidos em termos de engajamento.

Bônus: Snapchat

redes sociais mais usadas

 

Apesar de não se posicionar como uma rede social, o Snapchat merece a atenção de quem deseja investir em marketing digital.

Febre principalmente entre usuários mais jovens, entre 18 e 24 anos, o app tem 700 milhões de usuários em todo o mundo. Tal sucesso não é à toa. O app se destaca, antes de tudo, por preservar a privacidade.

Para se registrar no Snapchat só é preciso ter um número de telefone e escolher um apelido. Só é possível encontrar o usuário se conhecer o apelido que ele utilizada na rede.

Diferentemente do Facebook, no Snapchat o conteúdo é apagado a cada 24 horas, o que atrai quem não quer guardar suas fotos e vídeos para a posteridade.

Qualquer estratégia de marketing digital deve prever uma gama de ações considerando as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. É importante criar planos diferentes, de acordo com a rede a ser utilizada e com o público-alvo que você deseja atingir.

Para criar uma estratégia campeã, não deixe de ler também tudo sobre marketing digital e como fazer!