Que indicadores você usaria para avaliar o vendedor de sua loja?

Uma das dificuldades em avaliar vendedores em uma loja é saber quais indicadores são relevantes para que esta avaliação seja criteriosa e que represente um bom parâmetro de comparação.

[![](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2012/10/6a00d83454428269e200e553f509668834-800wi.png "6a00d83454428269e200e553f509668834-800wi")](http://saiadolugar.com.br/financas/que-indicadores-voce-usaria-para-avaliar-o-vendedor-de-sua-loja/attachment/6a00d83454428269e200e553f509668834-800wi/)Você avalia os seus vendedores com os parâmetros corretos?
Claro que cada indicador tem um peso maior dependendo do perfil da loja e das metas estabelecidas como fundamentais para o negócio. Por exemplo se a loja tem um programa muito forte de fidelização de clientes, vale um indicador especifico de avaliação da qualidade de atendimento junto a este cliente fiel a marca. Os principais indicadores que o mercado adota para avaliar um vendedor numa loja são os seguintes:
  • Faturamento Bruto – O desempenho em termos de faturamento bruto de cada vendedor
  • Peças vendidas – O número total de itens vendidos por cada vendedor
  • Vendas – Número total de vendas realizadas por cada vendedor
  • PA (Peças/ Atendimento) – Este número mostra o desempenho de cada vendedor em cada venda realizada. Por exemplo quanto mais alto o indicador maior o número de peças vendidas por este vendedor
  • Ticket Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e as vendas realizadas. Isto mostra quanto um consumidor gasta em média em cada atendimento deste vendedor.
  • Preço Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e o número de peças vendidas. Com este indicador entendemos melhor o preço e o peso entre os produtos vendidos
  • Taxa de Conversão – É a divisão entre o número de clientes atendidos e as vendas realizadas.

Agora o importante é cruzar estes indicadores e avaliar as características deste vendedor e como podemos melhorar seu desempenho de forma a trazer melhores resultados. Abraços,
Maurício Camacho (porque um bom vendedor mostra valor pelos números, não pelo papo)

Para ver mais artigos da seção “Dicas para Pequeno Varejo”, clique aqui.

comments powered by Disqus