Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar?

Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar?

4620
87
SHARE

Muita gente confunde marca com logotipo, assim como logotipo com ícone e avatar. Conceitualmente eles são bem diferentes, mas estes três últimos são quase que fundamentais para o sucesso de uma marca.

A marca é o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto, serviço ou outra pessoa). É algo marcado mais pela emoção e paixão do que pela razão e pelos sentidos vitais (como a visão).

Exemplo: quando queremos comprar uma Ferrari, estamos sendo movidos pela paixão de ter uma Ferrari, e não a simples necessidade de comprar um carro.

O exercício da razão e dos sentidos vitais fica por conta dos logotipos, ícones e avatares.

Um logotipo é uma representação gráfica do nome da empresa, por meio de uma tipografia específica. Ela funciona como uma assinatura, sendo estampada desde nas notas fiscais até nos seus produtos.

Exemplo de logotipos
Exemplos de logotipos: Panasonic, Sony, Microsoft, Fiat, Claro, Vivo, Ford, Coca Cola e Google

Um ícone é um símbolo visual que representa o posicionamento no mercado, a aplicação da entidade ou mesmo o sentimento pela marca. Muitas vezes elas substituem os logotipos ou aparecem complementando-as.

Exemplos de ícones:
Exemplos de ícones: Pepsi, Audi, Polo, Firefox, Globo, Ferrari, Lacoste, Chevrolet e Nike.

Quanto ao avatar, pode-se dizer que é a evolução do logotipo e do ícone. É uma representação que pode envolver todos os sentidos humanos, usando principalmente animações e sons.

Exemplos de avatares
Exemplos de avatares: THX, Vivo e Intel

Este post foi inspirado no livro The Brand Gap (O Abismo da Marca) – editora Bookman.

  • Pingback: Tweets that mention Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar? | Saia do Lugar -- Topsy.com()

  • andregomesdoutorlogotipo

    Mauro, fico empolgado sempre que cruzo o caminho de pessoas que se aprofundam e estudam antes de escrever sobre determinados assuntos. Em nosso meio, cada vez mais vejo pessoas pronunciando a torta e a direita a palavra “Branding”, parece que está na moda! Embora encontre gente consistente profissionalmente como você, a grande maioria ainda não atinou para a razão efetiva destas três instâncias: Marca, Logotipo e Avatar, e insistem em não se utilizarem do marketing para solucionar problemas para seus clientes, restringindo-se apenas em desenhar. Muitos ainda acreditam que um logotipo é apenas um mero desenho e vendem este desenho como “marca” fazendo se seus clientes as vítimas. São posts inteligentes e didáticos como o seu que fazem toda a diferença para o conhecimento comum, pois propõe um encademento lógico das coisas pelo ponto de vista técnico. Parabéns! Aproveito para lhe convidar à conhecer o projeto Doutor Logotipo, onde eu defendo exatamente a difusão da técnica e do conhecimento fundamentado como ferramentas para melhoria do mercado, das empresas, dos empreendimentos, da profissão e dos acadêmicos. Os endereços são: [site] http://www.doutorlogotipo.com.br, [blog] http://www.doutorlogotipo.com.br/blog, [twitter] http://twitter.com/doutorlogotipo. Forte abraço ANDRÉ GOMES

  • Carlosquartezani

    Não fiquei convencido de haver diferença entre icone e avatar.

  • Então,não é correto o uso do termo “logomarca” ?

  • Pingback: Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar? – Studio Manga Rosa - Blog()

  • Pingback: 3 motivos para você fortalecer sua marca | Saia do Lugar()

  • Leonardo Lourenço_MKT Recife

    Sou um admirador do branding, parabéns pelo artigo. Completo.
    abraços!

    Leonardo Lourenço
    MKT Recife

  • Anna Monteiro

    “Ícone” pode ser substituído por SÍMBOLO,nome mais simples e mais usado.
    “Avatar” lembra mais aquele espaço do orkut pra pôr a foto.creio que aqui sua explicação não foi tão feliz; esta palavra aqui  no caso,pode confundir a muitos..Eu colocaria que o uso do logotipo com o símbolo pode ter várias aplicabilidades; impressos,animação,propaganda televisiva etc,entrando aqui além do Designer criador dos itens anteriores,um Publicitário que irá colocar aquilo na mídia de forma inovadora,de forma a vender mais ainda o produto/serviço.

  • Aanaa

    Ah,e sobre “marca”,esqueci de comentar: normalmente diz-se de marca o seguinte: que é o nome da sua empresa,o qual vc escolheu para ela ser chamada.Apenas isso.
    Tem um complemento melhor aqui : http://www.tramacenografia.com.br/unip/composicao/marcas.pdf

  • Mauro!

    Parabéns pelo artigo!
    Concordo que a nomenclatura “SÍMBOLO” é mais interessante do que “ícone”.
    E “Avatar”, para mim, não ficou muito claro.

    Esse link que coloquei no meu site tem mais informações sobre o tema.

    http://www.monicafuchs.com.br/site/?p=1054

    Espero que goste!
    Um abraço,
    Mônica

  • Pingback: Você sabe a diferença: marca x logotipo x ícone x avatar ? « Blog (:infosil)()

  • Mauro, a ideia não é criticar negativamente, mas colaborar. Existe uma vasta literatura disponível sobre marca, logo, significados e valores intangíveis de identidade corporativa. Tome cuidado com alguns usos… um exemplo é diferenciar marca e logo, já que em suas raízes (alemã e latina, respectivamente) as palavras representam a mesma coisa: significado. Significado não necessariamente é o que o cliente sente ou pensa em relação à marca, mas um conjunto complexo disso com o que a marca busca representar em todos os pontos de contato com o público. Na relação empresa consumidor, tudo significa, não apenas a marca. Isso vai muito mais para o lado da identidade corporativa. Marca tem sim, aspectos estéticos e de representação gráfica. Icone, na semiótica, é o portador de um significado, por isso marca, logo, símbolo, nome da empresa, um representante conhecido, todos podem ser “ícone” de valor de marca. Não vou me estender, mas acho que na intenção de facilitar a vida de um camarada na web, acabamos simplificando conceitos complexos e provocando leituras erradas de coisas que são extremamente importantes para profissionais de marketing, design e publicidade. Grande abraço!

  • Os exemplos da Claro, Ford e Fiat não tão no lugar certo 😛 logoTIPO é composto apenas por letras. mas o conteúdo desse artigo é ótimo, e muito prático tb

  • Rosemaryy_pereira

    As definicoes nao estao uito precisas. Tecnicamente nao eh bem assim

  • Confesso que a diferença entre logotipo e ícone não ficou muito clara pra mim.