Quais são as características do empreendedor?

Quais são as características do empreendedor?

20072
92
SHARE
características do empreendedor

Com o empreendedorismo em alta as pessoas querem ser mais assertivas em seus negócios e novos projetos, para isto elas procuram se orientar nas diversas características do empreendedor que podem ser apontadas como importantes, tais como:

  • Autoconfiança
  • Foco em oportunidade
  • Conhecer muitas pessoas
  • Saber calcular e minimizar os riscos
  • Paixão pelo que faz
  • Poder de persuasão
  • Liderança
  • Visão

Pensando nisto, nós da Saia do Lugar reunimos 12 pontos que acreditamos ser vitais para as características do empreendedor descritas acima.

Porém, com detalhes abordados de maneira a subsidiar o empreendedor nesta autoavaliação.

Não podemos afirmar que esse é o único caminho certo para o sucesso.

Mas com certeza é o caminho que vimos nas empresas e empreendedores de sucesso que se destacaram, os quais mais admiramos e acreditamos que fazem do mundo um lugar melhor.

As características do empreendedor:

Mude constantemente sua mentalidade

Tudo começa quando decidimos empreender, direcionamos nosso foco para o novo projeto almejado e nos preparamos como podemos para ter o máximo sucesso.

Onde a mudança de mentalidade precisa ser exercitada todos os dias, juntamente com uma adaptação deste processo a nossas crenças e valores formados pelo ambiente onde vivemos.

A leitura (de livros, blogs,) e o aprendizado de maneira geral (cursos, aulas, webnars e tutorias) são imprescindíveis para estas mudanças.

Expressar ideias de forma clara e objetiva

O empreendedor estará sempre em contato com clientes, funcionários e parceiros.

Caso ele não domine a arte da comunicação verbal e escrita, surgirão muitos problemas.

Afinal de contas, quem quer fazer negócio com alguém que seja altamente prolixo e confuso?

Saiba que a palavra e o tom de voz correspondem a apenas a 45% da comunicação, 7% e 38% respectivamente. Os demais 55% estão ligados a expressão corporal (fisiologia).

Ter vontade de trabalhar muito

É possível que exista uma forma de ter sucesso com pouco esforço, mas pelo menos nós não conhecemos.

O empreendedor precisa ter em mente que haverá momentos em que ele fará trabalhos extremamente chatos, porém necessários.

Se a pessoa não tiver condições de se esforçar muito para realizar as tarefas do cotidiano será BEM difícil ser bem-sucedido como empreendedor.

Conseguir resolver problemas

Em vários momentos vão acontecer coisas que farão o empreendedor pensa “Acasalou!” (censurado).

Nessas horas será necessário muita criatividade, controle emocional e frieza para criar soluções que resolvam o problema e evitem que ele apareça de novo.

Querer crescer sempre

Por ser uma jornada extremamente árdua e cheia de obstáculos, um empreendedor que busca o sucesso precisará ser incansável. Estagnação não é uma opção.

Ter resiliência

O empreendedor precisa se regenerar constantemente após seus desafios.

As lutas diárias para fazer seu negócio funcionar, as mudanças repentinas de estratégia para se manter vivo no ecossistema dos negócios.

Dias bons e ruins são realidade a qualquer pessoa, porém, o que diferencia os sobreviventes é a capacidade de se recompor frente ao cenário apresentado.

Ser automotivado

Nem sempre vamos obter a motivação que precisamos do ambiente externo, por isso, precisamos procurar nossos estímulos internamente através de sonhos, desejos, objetivos de vida que servirão de combustível para os próximos passos.

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente” (Zig Ziglar).

Atualizar seu network

Amplie sua rede de contatos.

Até pouco tempo nos referenciávamos em um estudo que dizia que estamos a (no máximo) seis graus de amizade de qualquer pessoa. Uau!

Isto quer dizer que precisamos apenas de certo esforço para nos encontrar e estabelecer contato com pessoas que pensamos ser inacessíveis (Bill Gates, Flávio Augusto, Silvio Santos, levando em conta somente empresários de sucesso).

O LinkedIn é, sem sombra de dúvidas um exemplo desta teoria.

Mas pasmem, o Facebook, em conjunto com a Universidade de Milão, refutou e melhorou estes resultados.

Segundo a nova pesquisa, o número de pessoas que separa dois indivíduos é de 4,74, levando em conta sua base de 800 milhões de usuários que serviram de base para a pesquisa, podemos dar certo crédito.

Mudar sempre que necessário

A realidade das empresas do século XXI é potencialmente diferente do que nas décadas que antecederam a internet.

A velocidade das informações mundiais e da implementação de inovações diariamente faz com que o empreendedor precise mudar desde sua ideologia até mesmo a estrutura de seu negócio.

Por isto ele não pode simplesmente engessar seu negócio, mas sim preparar caminhos e planos extras. Caso contrário, entrará para a triste realidade das estatísticas do SEBRAE.

Ter um modelo de negócio definido

Ok, acabamos de falar sobre mudar sempre, então para que um modelo de negócio definido? Justamente pela necessidade de decisões rápidas e oportunas.

O business model Canvas é a principal ferramenta para esta finalidade tanto nas micro, como nas pequenas, médias e grandes empresas e deve estar em fácil acesso das pessoas envolvidas nos processos do em qualquer nível hierárquico.

O pequeno quadro dividido em nove passos é capaz de apresentar as primeiras respostas acerca do negócio.

Podemos dizer que nos dias atuais o uso desta ferramenta é uma das principais características de um empreendedor.

Planeje, mas nem tanto assim

Que contraditório pessoal.

Acalme-se, só queremos chamar sua atenção para o fato de que planos não foram feitos para dar totalmente certo.

Eles nortearão todo novo empreendimento, porém, durante a caminhada perceberá que nem tudo são flores, que existirão obstáculos não previstos e que deverá mudar a rota sempre que possível e alterar o plano de voo empreendedor.

Ser capaz de criar o improvável

Temos acompanhado algumas empresas, principalmente no ramo de tecnologia e serviços realizarem constantemente a criação de negócios fora do comum.

A maior rede de hotéis que não possui hotel (AIRBNB).

O maior fornecedor de filmes, seriados, documentários e vídeos por demanda através de assinatura mensal, que somente recentemente começou a produzir alguns materiais próprios (NETFLIX).

Como se tornar a maior forma de comunicação do mundo e deixar as operadoras de telefonia de cabelo em pé (WhatsApp).

E ouvir apenas as músicas que gosta de um artista, sem a necessidade de comprar um CD ou DVD com todas, inclusive as ruins (Spotify).

E por fim, como ser a maior frota de veículos do mundo sem comprar veículos (UBER), um verdadeiro fenômeno capaz de criar seu próprio neologismo “uberização”.

Os empreendedores destas empresas criaram escalabilidade em campos distintos, porém, de maneira potencializada.

Não se apaixone pelo seu negócio

Calma, não nos entenda mal.

Estamos nos referindo a não se apaixonar pelo seu negócio a ponto de não se importa com clientes em potencial, afinal todo empreendimento só se manterá vivo com liquidez financeira, e não adianta você estar apaixonado se os seus clientes não fizerem o mesmo.

Se for preciso, ao descobrir uma nova paixão dos clientes em potencial, faça seu negócio se enquadrar a ela. Ou melhor, se apaixone pelos clientes e tenha o negócio certo para os conquistar.

No final das contas você irá descobrir que tudo é sobre eles (os clientes).

Aceite feedbacks

Seja um aficionado por feedbacks e os utilize sempre.

Quando positivos, potencialize seus acertos de maneira exponencial e adquira vantagens competitivas.

Quando negativos, minimize ou elimine através de aceitação sincera e reconhecimento de que ninguém é perfeito e que quanto mais maleável você for, maiores serão as chances de obter sucesso.

Busque estas respostas em sócios, parceiros, amigos, colaboradores e todas as pessoas que cercarem sem empreendimento e não despreze nenhum tipo de avaliação.

Seja um caçador de dores

Em algum lugar existe um grupo de pessoas com determinadas dores em comum, que precisam do alívio que somente você e seu negócio podem proporcionar.

E quando seu antídoto encontrar com eles, você se tornará uma autoridade no que eles precisam e assim criará a escalabilidade para a venda dos produtos e serviços.

Isto pode ser aplicado em todo tipo de negócio. Encontre estas pessoas e ajude-as!

Encontrar um mentor extraordinário

A maioria dos empreendedores de sucesso tiveram mentores que os ajudaram em momentos de decisões e aconselhamentos.

De preferência tenha um Master mind, como chamamos os especialistas em determinadas áreas e que servem de referência, mesmo que indiretamente, através de conteúdos em artigos, livros, podcasts e palestras, como também aqueles que temos a oportunidade de estar perto mais diretamente.

E então, conseguiu se encontrar em algumas das características do empreendedor apresentadas?

Existem uma infinidade de outras características necessárias além das apresentadas e estas você certamente descobrirá com o tempo.

Sabemos também que empreender é um caminho cheio de novidades e imprevistos, mas independente das circunstâncias, o aprendizado é inevitável.

Independentemente da sua definição de sucesso, existem, curiosamente, um grande número de características comuns que são compartilhados por empresários bem-sucedidos.

Anote seus insights, esteja sempre atualizado sobre o movimento empreendedor.

Se você ainda quer mais informações sobre empreendedorismo continue lendo em nosso blog sobre os Tipos de empreendedor: conheça o seu perfil.

Para finalizar, se você quiser aprofundar sua visão sobre as características do empreendedor, recomendamos o artigo O que é empreendedorismo?