Quais as características de um bom sócio

Quais as características de um bom sócio

Como avaliar se um potencial novo sócio será realmente um ativo em sua empresa

Esse post faz parte da série de posts sobre Como escolher sócios, escrita pelo empreendedor Scher Soares (Grupo Triunfo).

O objetivo aqui é responder as seguintes perguntas:

  • Esse novo sócio tem compatibilidade com o perfil do negócio?
  • Qual a compatibilidade desse novo sócio com os que já estão na sociedade?

Para responder isso, é necessário pesquisar principalmente os motivos pelo qual essa pessoa deseja entrar na sociedade.

Pessoas que adentram uma sociedade (principalmente em empreendimentos de pequeno porte) que são motivadas por questões como ganhar muito dinheiro no curto prazo, ter mais liberdade, não ter chefes e coisas do gênero, com frequência apresentam uma curva de aprendizado longa, com muitos efeitos colaterais e nem sempre sustentável.

Além disso, analise o histórico de vida dessa pessoa, tanto no ambiente profissional como pessoal, e diagnostique como ela lidou com situações que exigiram as competências necessárias à sociedade. Também é importante compreender as questões financeiras, como reservas, fôlego e necessidades inegociáveis.

Para complementar, façam uns ensaios com visões de futuro pessimistas e se coloquem nessas situações para explorar a maneira de lidar e reagir do candidato a sócio.

Finalmente, um bom contrato e bons conselheiros são essenciais para conseguir os mecanismos de proteção adequados.

Para mais dicas sobre como lidar com sócios, veja os demais posts da série, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.