promotor de vendas

Afinal, o que faz um promotor de vendas?

Por trás de um promotor de vendas existem funções essenciais. Continue a leitura e descubra quais são elas!

Uma meta tanto das grandes organizações quanto das empresas que ainda estão engatinhando no mercado é que seus produtos sejam consumidos de forma a alcançar ou superar as perspectivas de lucro.

Vários são os procedimentos de marketing utilizados e, nesse contexto, uma figura tem se mostrado forte aliada: o promotor de vendas. Quem nunca se deparou com alguém oferecendo degustação dentro de um supermercado?

Por trás desse profissional existem incumbências essenciais para dar destaque ao seu negócio. Neste post você vai descobrir quem é e o que faz um promotor de vendas. Confira!

Quem é o promotor de vendas?

O promotor de vendas é aquela pessoa responsável por estreitar a relação da marca com seus consumidores, tornar os produtos mais atrativos, e, consequentemente, maximizar o desempenho das vendas.

Investir no trabalho desse profissional significa adotar uma importante estratégia de marketing.

O que faz um promotor de vendas?

A rotina desse trabalhador não envolve apenas dar publicidade à marca. Para que a função seja exercida com eficiência é preciso atentar-se ao ambiente, a quem suas condutas estarão direcionadas e sempre ficar de olho nos adversários, é claro.

Lembrando que o promotor não labora em um ponto de venda fixo, ele atende determinada área em que a empresa tem expositores. Desse modo, passemos a falar individualmente dos seus afazeres:

Atendimento

É a atribuição que exige contato direto com o público-alvo: chamar atenção para que os clientes conheçam as mercadorias da empresa e convencê-los de que vale a pena comprar.

Também faz parte do atendimento tirar eventuais dúvidas relacionadas a especificações técnicas que o consumidor tenha.

Verificação e reposição de estoque

Se alguém procura pelo seu produto e ele não está disponível nas prateleiras, corre-se um grande risco da pessoa adquirir o do concorrente, não é mesmo?

Por isso, dentre as responsabilidades do promotor de vendas, avisar a necessidade de reposição dos itens nos expositores é fundamental.

O objetivo é evitar que o ponto de venda (PDV) fique desabastecido dos artigos representados pelo promotor e ainda batalhar por espaços estratégicos dentro dos estabelecimentos, a fim de que os produtos sejam facilmente percebidos pelo maior número de pessoas possível.

Vendas

Vender não é propriamente uma competência do promotor de vendas, mas auxiliar nas negociações com os clientes pode ser muito interessante para a marca.

Isso porque, além de gozarem de mais autonomia, a presença de alguém que domine as características e os benefícios do produto pode transmitir credibilidade na ação dos vendedores.

Auditoria

Cabe ao promotor de vendas avaliar se o trade marketing daquilo que ele representa está sendo desenvolvido de forma correta. Critérios como a organização, o atendimento dos vendedores e as preferências dos consumidores serão avaliados por ele.

O custo-benefício de manter um cargo com essa funcionalidade sem dúvidas é vantajoso para a empresa, que contará com alguém para organizar estrategicamente seus produtos e analisar de perto a preferência dos compradores.

Gostou de saber o que faz um promotor de vendas e a importância dele para o seu empreendimento? Então conheça também os 11 tipos de clientes e potencialize o trabalho dos seus promotores!