Programe-se para o calendário deste e de qualquer ano

Programe-se para o calendário deste e de qualquer ano

Entenda quais são as principais datas (de qualquer ano) que influenciam a sazonalidade do seu pequeno varejo

Um dos aspectos a ser analisado no pequeno varejo é entender a sazonalidade de seu negócio, ou seja, em que momento aumenta a demanda e de que forma atender seu cliente ofertando o produto adequado.

Uma das referências é entender o calendário promocional do mercado e seus principais eventos:

  • Janeiro – Liquidações e Volta as Aulas
  • Fevereiro – Normalmente o carnaval
  • Março – Entrada de novas coleções e dia da mulher
  • Abril – Páscoa
  • Maio – Dia das Mães
  • Junho – Dia dos Namorados e Festas Juninas
  • Julho – Férias e Liquidações
  • Agosto – Dia dos Pais
  • Setembro – Entrada de novas coleções
  • Outubro – Dia das crianças
  • Novembro – Ações de e-commerce (black-Friday, cyber-Monday) prévia do Natal
  • Dezembro – Natal

Além destes momentos existem diversas datas regionais, locais e também algumas específicas por segmentos, setores, profissões etc. Um dos fatores que também influenciam são os eventos que podem ter dimensões locais ou até internacionais como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas.

Pense que todos estes momentos podem influenciar positiva ou negativamente os resultados da empresa. Portanto pensar o negócio de tal forma a atingir o equilíbrio e reduzir os efeitos sazonais, assim garantindo que não aumentem os custos e com redução de ganhos.

Três dicas para equilibrar seu negócio:

  1. Crie ações pontuais nas datas de baixa de seu negócio.
  2. Fidelize seus clientes
  3. Não faça só porque os outros estão fazendo. Tenha coerência com seu cliente.

Abraços,
Maurício Camacho (por um excelente ano novo para sua empresa)
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