primeiro emprego

Primeiro emprego: 9 coisas que todo marinheiro de primeira viagem precisa fazer!

Com o mercado cada vez mais competitivo e com possibilidades de tornar um profissional cada vez mais qualificado, conseguir o primeiro emprego pode parecer uma tarefa difícil.

Com o mercado cada vez mais competitivo e com possibilidades de tornar um profissional cada vez mais qualificado, conseguir o primeiro emprego pode parecer uma tarefa difícil.

Se você está em busca do seu primeiro emprego, seja para conseguir uma renda própria ou porque chegou o momento de adquirir experiência profissional em sua área, saiba que existem algumas boas práticas que podem te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Acompanhe neste post 9 boas práticas para qualquer pessoa em busca do primeiro emprego.

1- Sinceridade antes de qualquer coisa

Se você está em busca de conquistar a primeira vaga de emprego, é importante que você seja sincero com você mesmo com relação ao seu posicionamento, seu conhecimento técnico e suas pretensões.

Provavelmente você não terá uma experiência prévia em alguma empresa e por isso valorize no seu currículo experiências que acrescentem valor ao seu conhecimento, como por exemplo monitorias ou estágios de verão.

Mais importante do que as experiências de trabalho é o caráter de uma pessoa. Acredite!

Cada vez mais as empresas preferem contratar caráter do que habilidades pois essas podem ser treinadas e adquiridas com o tempo, diferente das características relacionadas ao comportamento.

2- Faça um currículo que te valorize

Quando se trata da primeira experiência de emprego, montar um currículo pode gerar algumas dúvidas e por isso tenha sempre em mente que você deve ser claro e objetivo.

Valorize tudo de construtivo que você tem e que pode te ajudar a ser um profissional melhor.

Fale sobre suas competências e habilidades. É claro que informações como “sei cozinhar” não vão te ajudar a ser um profissional de marketing melhor e por isso ela passa a ser uma informação desnecessária.

Além disso, muitas empresas já utilizam o LinkedIn como o currículo oficial nos cadastros para vagas de emprego. Por isso é primordial que você tenha uma conta na rede social, e que seu perfil seja o mais completo possível.

Além de manter um currículo online, isso pode te ajudar a encontrar novas vagas de emprego e ampliar sua rede de contatos.

Vale lembrar que se valorizar não significa omitir ou mentir sobre suas informações. Nunca coloque aquilo que você não tenha feito ou alguma habilidade que você não tenha, como o famoso “inglês intermediário” ou “conhecimentos de informática avançados”, quando não é verdade.

3- Procure cursos na internet

Mesmo que um profissional tenha experiência de mercado, existem cursos que podem aumentar enriquecer o seu currículo, seu nível de aprendizado e consequentemente te deixar um pouco mais preparado para enfrentar os futuros problemas de mercado.

Além de agregar valor para o seu currículo, participar de palestras e fazer alguns cursos podem te ajudar a conquistar o seu primeiro emprego.

Muitas empresas usam alguns cursos online como processo de seleção – a Rock Content é um exemplo -, sendo assim você estará passos à frente dos outros candidatos.

Dica: Já ouviu falar sobre a Universidade Rock Content ? Tenha uma equipe capacitada em marketing digital e torne os seus resultados ainda mais eficientes.

4- Faça seu marketing pessoal

Você sabe que a imagem é algo muito importante durante este processo de conseguir um emprego. E por isso, fazer o seu marketing pessoal deve ser algo natural.

A roupa que você usa no dia da entrevista, a forma como você se comporta, a maneira de falar e diversos outros detalhes fazem toda a diferença. E por isso preocupe-se em passar uma boa imagem.

É como se você fosse a sua própria marca, sendo assim capriche no branding!

5- Transmita para os recrutadores quem você é de verdade

A sinceridade não é válida apenas na hora de montar o seu currículo. Manter-se verdadeiro durante todo o processo de contratação é algo primordial.

Seja sincero em relação as suas habilidades e competências. É muito melhor você saber antes de ser contratado que ainda não possui tudo aquilo que a empresa precisa do que eles descobrirem depois.

Vale ressaltar que o recrutador é um profissional capacitado e logo perceberá caso você esteja omitindo algum fato relevante.

6- Faça a sua própria networking

Ter bons contatos é uma das principais estratégias para te ajudar a alçar voos maiores na sua carreira.

Um bom networking pode ser construído durante a faculdade ou até mesmo em eventos específicos como palestras e seminários sobre sua área de interesse. Por isso, aproveite todas as oportunidades que aparecerem no seu caminho para alinhar conhecimento e novos contatos.

É muito comum que pessoas da mesma área indiquem umas às outras para vagas e sendo assim, avise a sua rede de networking que você está a procura do seu primeiro emprego.

7- Participe de estágios temporários

Sempre que aparecerem oportunidades de estágios temporários ou alguma coisa que possa te ajudar a ganhar algum tipo de experiência, invista o seu tempo nisso.

Um bom exemplo é a monitoria de alguma matéria específica na faculdade. Para isso, mantenha uma boa média das suas notas – o que pode ser positivo para o seu currículo – e se candidate para estágios não remunerados.

Além disso, se coloque à disposição para fazer trabalhos temporários em empresas na sua área de interesse, para adquirir vivência do dia a dia e também aprimorar o seu conhecimento.

Toda forma de experiência já torna um diferencial diante os outros candidatos.

8- Tenha um objetivo preestabelecido

Por ser um momento de descobertas e vontades de descobrir o mundo, conseguir o primeiro emprego pode ser uma fase cheia de erros e acertos.

Tenha um objetivo preestabelecido, ou seja – tenha uma empresa/cargo como meta e foque seus esforços nisso.

Quando você tem aquela empresa modelo onde sonha trabalhar, as coisas se tornam um pouco mais práticas e a chance de você se dar bem é muito maior, já que a sua dedicação será proporcional a sua vontade de trabalhar naquele lugar.

9- Seja persistente

Por último e não menos importante, persistência acima de tudo!

A procura por um novo emprego pode ser um momento cheio de altos e baixos e por isso é importante não desistir e não se deixar desanimar.

Acredite em seu potencial e esteja sempre em busca de novos conhecimentos. Mais cedo ou mais tarde a oportunidade da sua vida pode aparecer e é importante que você esteja preparado.

Nós queremos te ajudar a conseguir o seu primeiro emprego! Clique aqui, e conheça o Rock Jobs, o maior banco de vagas de marketing e vendas do brasil.