Por que um grande ego nem sempre é um problema

Por que um grande ego nem sempre é um problema

Porque o ego é tão importante para o sucesso do empreendedor — entenda algumas situações aqui.

Essa dica foi originalmente publicada por Matthew Toren no Entrepreneur.com

Ego tem uma péssima reputação. Quando alguém é um imbecil, falamos que ele é egoísta. Quando alguém tenta aparecer de mais, nós fazemos piada sobre o ego daquela pessoa não caber na sala.

Mas o ego é assim tão ruim? Será que estamos tão distantes para julgar o ego sem olhar seus aspectos positivos?

Como a chave para uma boa vida é o equilíbrio, o ego não deve ser eliminado totalmente. Em vez disso, o ego precisa ser encorajado de uma maneira que possa melhorar significativamente sua performance e aumentar a auto-confiança. Se bem mantido, o ego é algo que todo bom empreendedor precisa para ser bem sucedido.

Algumas razões pelas quais o ego é essencial para o seu sucesso:

Confiança e competência
Ser egoísta não é o mesmo de saber que você é bom no que faz. Egoísmo é quando você não tem aquela competência ou experiência para fazer valer uma confiança exacerbada — esse tipo de ego merece críticas.

Apesar disso, é igualmente prejudicial ser ótimo no que faz, mas se subvalorizar.

Desenvolver ego suficiente para acreditar em si mesmo e confiar em sua dedicação é crucial para o seu sucesso. Afinal, se você não acredita em você, quem irá? Às vezes dominar aquela habilidade é o que te dá experiência para saber que você é muito bom no que faz. Não tenha medo de abraçar isso e de maneira confiante dizer que você e o seu produtos são os melhores.

Liderança requer decisões.
Até mesmo quando líderes não estão tão confiantes neles mesmos, eles têm a mentalidade necessária para sacrificar suas próprias inseguranças e interesses para focar nas necessidades do grupo. Se você tem o tipo certo de ego, você sabe que está no comando e que depende de você proteger o seu time e tomar as decisões certas. Às vezes precisamos de um líder forte para dizer “Esse é o caminho — vamos!”

Enquanto você tem a competência e caráter para tomar boas decisões, sua confiança na missão pedirá de você a quantidade certa de ego para inspirar pessoas. Uma pessoa com dúvidas ou medos não se torna um bom líder. O ego confirma a habilidade do líder de tomar a dianteira.

Uma pequena desilusão pode ser bom
Como diz o ditado, “não adianta discutir com loucos”. Várias das maiores inovações e avanços do mundo vieram dos loucos.

Algumas vezes é apenas com um pouco mais de ego que algumas inovações acontecem, exatamente para ir contra àqueles que falam que é impossível. A habilidade de acreditar em si mesmo requer um desenvolvimento saudável do próprio ego, podendo assim entender o seu ambiente de uma maneira que suporte sua grande visão.

Imagem de shutterstock.

  • Esse texto é bem bacana e comprova que tem dois lados pra tudo. Pessoas com auto estima elevada e com “problemas de ego” podem sim tirar vantagem dessa situação!
    Bem legal o artigo!

    • Opa, bacana que tenha gostado Manuel! Sem dúvidas, existe uma linha bem tênue entre a auto estima elevada e a arrogância.

      Abração