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5 coisas para observar antes de contratar uma Plataforma de Marketing de Conteúdo

É impressionante o papel que a internet assumiu na vida das pessoas nos últimos anos. Dentre os benefícios que ela proporciona, podemos citar a facilidade do acesso à informação, além de influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja, tem uma atuação direta e fundamental na jornada do cliente.

É impressionante o papel que a internet assumiu na vida das pessoas nos últimos anos. Dentre os benefícios que ela proporciona, podemos citar a facilidade do acesso à informação, além de influenciar as decisões de compra dos consumidores, ou seja, tem uma atuação direta e fundamental na jornada do cliente.

Afinal, estamos na era da informação! Por isso, empreendedores e empresas que querem acompanhar esse momento e, acima de tudo, pensam no futuro, estão investindo nesse canal para consolidar sua imagem como referência e autoridade sobre a demanda que se propõem a resolver.

Para que isso ocorra da melhor maneira possível, surge a necessidade em investir no Marketing de Conteúdo, que é considerado a ferramenta mais sólida para construir uma estratégia visando o presente e o futuro do negócio.

Porém, produzir conteúdo de qualidade não é algo tão simples assim. Essa prática envolve múltiplos fatores que nem toda empresa tem condições de lidar sozinha!

Por isso, uma das soluções para auxiliar qualquer negócio com essa necessidade é contar com o serviço de uma plataforma de marketing de conteúdo. Continue acompanhando esse post para saber mais detalhes sobre como funciona essa ferramenta.

Para que serve uma plataforma de marketing de conteúdo?

Hoje, uma equipe de marketing, que trabalha com foco no digital, precisa do auxílio de ferramentas para conseguir executar o seu trabalho com eficiência. Dentre elas, existem softwares que funcionam como uma plataforma de marketing de conteúdo.

Essas plataformas oferecem apoio na gestão, criação e distribuição do conteúdo através dos múltiplos canais que a empresa está presente.

Dependendo do seu tamanho, é possível também mensurar os resultados gerados pelos conteúdos que são produzidos, auxiliando na otimização da estratégia da empresa, ou seja, esse tipo de ferramenta atua diretamente no aumento da receita proveniente do marketing digital.

Dentre as plataformas que existem hoje no mercado, muitas possuem pontos positivos em comum. Esses pontos são: gerar resultados de forma mais consistente e auxiliar todo o processo que envolve a produção de conteúdo para a empresa, de forma estratégica e operacional.

Por que contratar uma plataforma de marketing de conteúdo?

Como já falamos anteriormente, produzir conteúdo não é algo fácil e é por isso que hoje ele é considerado um diferencial no mundo dos negócios, pois apesar de ser acessível a qualquer empresa, ainda são poucas que fazem isso com excelência.

A grande verdade é que existem alguns desafios dentro do marketing de conteúdo, os quais uma plataforma de produção de conteúdo pode auxiliar a superá-los. Esses desafios são: encontrar e gerenciar mão-de-obra, produção em escala e rotina.

Abaixo, vamos aprofundar com mais detalhes a respeito de cada um.

Encontrar e gerenciar mão-de-obra

Produzir conteúdo é uma tarefa árdua e para que isso seja feito de forma excelente, é preciso encontrar pessoas para confeccionar os materiais definidos, principalmente posts de blog e ebooks.

Para auxiliar nessa questão, nas plataformas de marketing de conteúdo é possível encontrar esse tipo de serviço, ou seja, basta fazer a solicitação do conteúdo que ela já e enviada imediatamente para a rede de redatores da plataforma.

Claro que há a preocupação com toda a qualidade do conteúdo, pois ele deverá ser feito com excelência. Porém, geralmente essas plataformas possuem controle de qualidade, o que evita que o conteúdo entregue para a empresa seja algo desalinhado ou aquém do que ela imaginava.

Produção em escala

Para que uma estratégia de conteúdo tenha sucesso, é preciso atender a dois requisitos, que são a constância e o ritmo de disponibilização de novos conteúdos. Por isso, é preciso ter disciplina, ou seja, não adianta publicar um conteúdo hoje, outro daqui 2 semanas, depois outro daqui a um mês…

Nesse sentido, plataformas que prezam por uma boa experiência do usuário possuem funcionalidades que ajudam a destravar qualquer processo que esteja emperrando o fluxo do calendário de conteúdo da empresa, fazendo com que a sua estratégia esteja sempre em dia.

Outro fator importante que contribui para que a produção seja feita de forma escalável e com qualidade é o engajamento da equipe responsável por isso. Por isso é preciso que ela entenda os objetivos e metas que precisam cumprir, em relação ao marketing de conteúdo, de forma clara.

As plataformas poderão ajudar nesse sentido, pois por meio delas é possível desenhar esses objetivos e mensurar seus resultados ao longo do tempo, o que facilita que a equipe acompanhe isso e se mantenha sempre engajada.

Rotina

Nem precisamos falar que a rotina juntamente com a disciplina, que falamos no ponto acima, é a combinação perfeita para que a estratégia de marketing de conteúdo decole! Porém, falar é fácil, na prática as coisas não funcionam tão fácil assim!

Nessa questão, a contribuição da plataforma é até um pouco óbvia. Ela permite que a equipe desenvolva uma visão completa do funcionamento de cada processo que envolve essa rotina: calendário editorial, produção e edição dos conteúdos.

Afinal, essa ferramenta trabalha com todos eles integrados, sendo possível identificar onde estão possíveis melhorias no conjunto desses processos.

Os benefícios de contratar uma plataforma de marketing de conteúdo

Agora que você já entendeu os desafios que são possíveis de serem superados com uma plataforma de marketing de conteúdo, vamos mostrar mais alguns benefícios que ela pode proporcionar.

Centralização e organização da estratégia

Com uma plataforma é possível organizar e centralizar todas as informações sobre a estratégia de conteúdo da empresa. Ou seja, é possível ter personas, jornada de compra, metas, objetivos, etc em um só lugar!

O grande ganho é que como tudo isso estará centralizado em um único local, fica de fácil acesso para qualquer membro da equipe consultar qualquer informação.

Gestão de pautas

A medida em que a necessidade de produção de conteúdo aumenta, fica difícil utilizar de meios “informais” para gerenciar tudo isso, tais como planilhas e e-mails. Para evitar que informações sejam perdidas no meio desse caminho, a plataforma irá auxiliar a concentrar as ideias e pautas de conteúdo também em um mesmo lugar junto com o benefício de proporcionar a facilidade em acessá-las.

Acompanhamento da produção do conteúdo e publicação em tempo real

É possível também criar e acompanhar todas as etapas da produção do conteúdo (criação, edição, revisão e aprovação) em tempo real!

Na mesma linha, é possível também publicar ou agendar uma publicação por meio da própria plataforma, deixando o processo todo automatizado!

Alinhamento e gestão de todos os envolvidos

Uma plataforma de qualidade oferece a fácil integração e comunicação entre todos os envolvidos no projeto: redator, revisor, social media, designer, etc. Isso evitará que ocorram falhas de comunicação e qualquer possível retrabalho desnecessário.

Para o gestor o ganho é ainda maior! Pois é possível definir quais etapas cada um deles deve participar e criar um fluxo de trabalho, alinhando os respectivos papéis de cada um com essas etapas.

Análise completa

Por fim, uma plataforma de marketing de conteúdo tem o poder de fornecer inúmeras possibilidades para realizar o máximo de análises possíveis. Essa análises podem ser desde o ritmo do fluxo de desenvolvimento do próprio conteúdo até em relação ao desempenho da equipe nesse processo, além de outras.

Mas antes de contratar uma plataforma de marketing de conteúdo…

Há algumas análises e reflexões que precisam ser observadas e levadas em consideração no momento de contratar esse tipo de ferramenta, por isso listamos 6 pontos de atenção para essa análise aqui:

1 – Estrutura e atendimento

Por mais que seja possível uma plataforma possuir inúmeras funcionalidades e que elas sejam fáceis de se utilizar, é bom investigar um pouco mais sobre a empresa que está por trás disso tudo.

Procure verificar se o serviço deles tem a qualidade esperada e também se oferecem uma estrutura e nível de atendimento que você está buscando. Afinal, você não vai querer ficar na mão quando passar um aperto, não é mesmo?

2 – Credibilidade

Você está querendo contratar uma plataforma que se diz especialista em marketing de conteúdo, porém você verificou como eles fazem marketing de conteúdo para eles mesmo? É crucial fazer essa verificação e validar se a empresa é especialista mesmo naquilo que ela diz.

Lembre-se que para o marketing de conteúdo a regra “casa de ferreiro, espeto de pau” não existe!

3 – Ritmo de produção de conteúdo

Falamos anteriormente que para uma estratégia de marketing de conteúdo seja consistente, é preciso que tenha um certo ritmo de produção e isso envolve também a quantidade de conteúdo que é necessária para suprir isso.

Dentro da sua estratégia, verifique se a plataforma consegue atender a esse volume que você deseja. Mais que isso, verifique se ela consegue atender esse volume com uma frequência de produção considerada saudável.

4 – Qualidade do conteúdo

Em um cenário em que você está terceirizando a produção de conteúdo da sua empresa para outra que sabe o que está fazendo, é preciso no mínimo se certificar que eles vão produzir o conteúdo, através de seus redatores, com o mínimo de qualidade possível.

Portanto, procure por conteúdos já feitos por essa plataforma para seus clientes e avalie não somente a sua qualidade, mas também como é o seu estilo e formato. Reflita então se isso se encaixa com o que você está procurando.

5 – Tempo e produtividade

O tempo é um dos ativos mais preciosos para qualquer empresa. Como muitos dizem “tempo é dinheiro!”. Então reflita em relação a quanto tempo você e sua equipe tem disponível para se dedicar ao marketing de conteúdo.

Antes de contratar uma plataforma, verifique se ela vai contribuir com a produtividade da sua equipe para que seja possível lidar com isso sem gastar mais tempo do que vocês planejaram.

6 – Adesão da equipe

E como dica final, sugerimos que você envolva a sua equipe no processo de avaliação e contratação da ferramenta. Afinal, são eles que vão lidar com ela no dia a dia.

Dessa forma, você não corre o risco de ter uma plataforma que até pode ser muito boa, mas a sua equipe não a adotou como ferramenta de trabalho. A consequência disso pode ser a transformação dessa plataforma em algo que não será utilizado de forma correta.

Ter o apoio de uma plataforma de marketing de conteúdo no dia a dia da equipe de marketing de um negócio pode ser o diferencial para o seu sucesso.

Porém, é preciso entender se ela é mesmo necessária naquele momento da empresa e o quanto de valor pode agregar para os seus próximos passos relacionados às estratégias que envolvem a escala de sua produção de conteúdo.

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