Como montar uma planilha de orçamento familiar

Para um bom planejamento de gastos e de investimentos é preciso definir, medir, analisar, controlar e colocar em prática. Assim, uma planilha de orçamento familiar poderá se tornar um divisor de águas na hora de garantir uma previsão de gastos realistas, gerar economia e, de quebra, aumentar o [poder de investimento](http://saiadolugar.com.br/investir-dinheiro/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost) no futuro de toda a família.

Neste post vamos discorrer sobre a importância desse controle e listar os itens que não podem faltar na hora de elaborar uma planilha de orçamento familiar. Confira!

A importância de uma planilha de orçamento familiar

O principal motivo é ter clareza sobre as finanças, saber para onde está indo o dinheiro e encontrar meios de aumentar os ganhos e diminuir os gastos.

Ter essas informações bem definidas significa mais controle orçamentário e uma visão mais ampla da previsão de gastos futuros e das possibilidade de economizar.

Diferenciação dos gastos fixos e variáveis

Gastos fixos são aqueles que não possibilitam mudanças — a não ser que a família fique sem o serviço, o que é impossível quando se trata de saneamento básico e energia elétrica, por exemplo. Completam esse rol de gastos o transporte, a mensalidade escolar e dos cursos dos filhos, TV por assinatura, plano de saúde, provedor de internet, financiamento da casa própria ou aluguel, supermercado etc.

Já os gastos variáveis são aqueles que ocorrem de acordo com a situação. O ideal é projetar esses gastos para não se perder no orçamento. Roupas, uniformes escolares, calçados, presentes, idas ao restaurante e viagens são exemplos desse tipo de gasto.

Para garantir a fidelidade da planilha de orçamento é importante manter uma margem de erro quando se trata da conta de energia, saneamento e supermercado, pois apesar de serem gastos recorrentes, eles podem ter alguma variação para cima ou para baixo. Com esses dados é possível pensar em uma economia de acordo com o menor custo desses itens.

Meta de economia estabelecida

O objetivo não é apenas saber para onde está indo o dinheiro, mas estabelecer um limite de gastos no período. Para isso, é importante lançar essa meta e perceber em quais dos itens é possível fazer alguma economia.

Separação de gastos para lazer

O lazer deve ser tratado como custo variável e ser lançado separadamente dos outros gastos, pois por mais importante que ele seja, pode esperar até que as finanças estejam equilibradas.

No entanto, não pode ser negligenciado, mas é preciso buscar alternativas para aumentar os ganhos e diminuir os gastos para investir em lazer.

Média mensal do valor das contas domésticas

Esse item serve para descobrir a média de gastos naquelas contas de mês a mês e prever alguma forma de economizar. Talvez estejam sobrando itens nessa lista e exista a possibilidade de enxugar o orçamento e fazer sobrar algum dinheiro.

Acompanhe os gastos a cada semana para entender se, efetivamente, eles mantêm, aumentam ou diminuem essa média.

Separação de um percentual para imprevistos

Por maior que seja o controle, não é possível prever tudo. Por isso, manter na planilha de orçamento um item que garante a separação de um percentual para imprevistos é fundamental. Essa guarda de dinheiro deve fazer parte do planejamento familiar.

Investimentos

Uma carteira de investimentos deve fazer parte de uma família que pretende crescer e multiplicar o capital. Mesmo que em um primeiro momento seja difícil guardar algum dinheiro para investir, ao ser definida uma meta na planilha de orçamento fica mais fácil encontrar meios de aumentar a renda e diminuir os gastos.

Uma planilha de orçamento familiar não é uma maneira de limitar a vida da família, mas de melhorar os propósitos e não ter problemas pontuais com dívidas. A melhoria na qualidade de vida é um dos principais ganhos com essa organização. Esses itens são capazes de nortear a vida financeira familiar e ajudar a controlar os impulsos.

Para continuar aprendendo mais e alavancar seu negócio, baixe nosso ebook com dicas para maximizar o sucesso da sua empresa!

comments powered by Disqus