perguntas de entrevistas

6 perguntas de entrevistas mais frequentes

Preparamos aqui uma lista com as perguntas de entrevistas mais frequentes para que você possa entender como se portar perante recrutadores e gestores.

A entrevista de emprego é um momento decisivo no processo seletivo de qualquer empresa, tanto para o negócio quanto para o candidato que almeja uma vaga na organização.

Afinal, é esse o momento em que ela conhece de fato o futuro colaborador e também é a chance para que ele possa justificar o seu desempenho em etapas anteriores, bem como as informações que estão em seu currículo.

Sendo assim, ele precisa mostrar todas as suas competências, o seu profissionalismo e principalmente que possui capacidade para se adequar a rotina da empresa, além da sinergia com a sua cultura empresarial.

Por esse motivo, é indicado que haja uma certa preparação do candidato, para que ele não queime essa chance de conseguir o tão sonhado emprego que está buscando.

Por isso, preparamos aqui uma lista com 6 perguntas de entrevistas mais frequentes para que você possa entender como se portar perante recrutadores e gestores.

1. Como você se imagina em X anos?

Uma das perguntas de entrevistas de emprego mais comuns é sobre como o candidato se vê daqui a 3, 5 ou 10 anos. O objetivo dessa pergunta é bem claro: Entender se ele possui um plano a longo prazo para a sua carreira e possui clareza de quanto tempo precisará para conquistar isso.

Afinal, as empresas querem diminuir o risco de contratar colaboradores que queiram ficar pouco tempo apenas para obter conhecimento do negócio e do mercado para depois sair dela. Então, a melhor maneira de se portar nessa pergunta é mostrando que possui interesse em crescer dentro da empresa.

Pois demonstrando que está disposto a progredir lá dentro é um ótimo sinal de que você pode agregar muito valor ao negócio e também está disposto a ajudá-lo a crescer.

2. Qual a sua pretensão salarial?

Uma das coisas que os recrutadores e gestores da empresa vão querer saber é a sua expectativa salarial. Até porque, ele precisam saber se possuem condições de atender às suas expectativas, visto que a questão financeira é algo muito importante para todos os candidatos.

Nesse sentido, tente pesquisar sobre o padrão de salário que a empresa costuma pagar e durante a pergunta busque sempre flexibilizar a resposta apresentando uma faixa salarial desejada.

Quando o candidato responde de forma flexível, ele mostra que está disposto a negociar e também oferece mais possibilidade para que a empresa possa fazer uma boa proposta de salário.

3. Quais são seus pontos fracos e pontos fortes?

Outra pergunta de entrevistas muito frequente é sobre os pontos fortes e fracos do candidato. O objetivo desse questionamento é entender se você possui a capacidade de avaliar a si mesmo. Junto a isso, é possível  associar se os pontos mencionados são compatíveis com a vaga de emprego.

Saber lidar com essa pergunta é um grande dilema para muitas pessoas, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Basta evitar as respostas que sejam consideradas padrão, tal como “eu não sou muito organizado” ou “eu sou muito ansioso”, dentre outras.

Então, o ideal é citar um ponto fraco e mostrar o que está fazendo para melhorar essa questão. Para os pontos fortes a lógica é mesma, apresente quais são e mostre como ele é importante em sua rotina de trabalho de forma prática.

4. Qual é o seu maior feito na carreira?

Muitos entrevistadores gostam de saber se o candidato possui grandes feitos em sua carreira e se ele reconhece o triunfo que foi alcançado. O propósito dessa pergunta é entender se ele possui senso de realização, pois a maioria dos negócios pretendem contratar pessoas que estejam dispostas a trazer grandes esforços para a organização.

Além disso, essa pergunta serve para barrar aqueles candidatos que colocam coisas muito superficiais no seu currículo, elevando feitos que nem sempre são tão importantes quanto parecem e que foi escrito.

Portanto, prepare-se antes da entrevista de forma que tenha 1 ou 2 momentos em que possui a consciência de que fez um grande feito na sua vida profissional, sem se importar se o entrevistador vai julgar aquilo como algo memorável ou não, pois o importante mesmo é passar esse senso de realização.

5. Conte sobre algo que você fez e não deu certo

Na mesma linha da pergunta anterior, o entrevistador vai querer saber se você falhou alguma vez na sua carreira. Afinal, todos cometemos falhas e não há problema nenhum em reconhecer isso.

É exatamente esse o objetivo desse questionamento, entender se o candidato sabe reconhecer os seus erros e se ele tirou lições dessas situações. Afinal, humildade e saber dar a volta por cima em situações difíceis são características valorizadas por qualquer gestor e qualquer empresa.

Então, o indicado é não tentar mostrar ser a “pessoa que nunca errou”, o candidato que não consegue citar algum momento de falha em sua carreira perde muitos pontos com o entrevistador.

Por isso, antes da entrevista, tente lembrar desses momentos que você passou para citá-los caso isso seja perguntado.

6. Você tem alguma pergunta ou dúvida?

Ao final da entrevista sempre aparece essa pergunta para saber se o candidato tem alguma dúvida sobre o processo, a vaga ou a empresa. Saiba que essa é uma excelente oportunidade para que ele possa demonstrar que está muito interessado na vaga.

Então, não deixe de perguntar sobre qualquer ponto que seja pertinente a empresa, tal como seus planos futuros e como a posição que você está buscando se encaixa com isso. Também aproveite para tirar dúvidas sobre as próximas etapas do processo seletivo, para que não haja nenhum desalinhamento de expectativa.

Sendo assim, utilize essa pergunta como um ponto-chave para mostrar que é o candidato ideal para aquela posição que está sendo disputada.

Mais do que se preocupar em fornecer as respostas certas para as perguntas de entrevistas de emprego, se preocupe em ser você mesmo e passar a sua essência. Dessa forma, tudo sairá muito mais natural e as chances de conseguir a vaga será muito maior.

O que acha agora de conhecer Os 34 melhores resumos de livros de negócios