Perguntas ao especialista: Otimização em sistemas de busca

[![](http://1.bp.blogspot.com/_RBAvzuPa84U/SejU-9z3uGI/AAAAAAAAAs8/72fGglLV53E/s200/n286107856_5069376_47.jpg)](http://1.bp.blogspot.com/_RBAvzuPa84U/SejU-9z3uGI/AAAAAAAAAs8/72fGglLV53E/s1600-h/n286107856_5069376_47.jpg) Aproveitando o post da semana sobre otimização em sistemas de busca, coloco a entrevista feita com meu amigo Omar Hamdi que é CEO da empresa HoneyPot Digital. A [HoneyPot Digital](http://www.honeypotdigital.co.uk/) é uma empresa de SEO (SearchEngineOptimization) com atuação na Inglaterra.
**1. Em poucas palavras, como o Google ordena os sites? **O Google classifica os sites em determinada palavra-chave baseado em 2 fatores:- O conteúdo do site; – quão relevante é o conteúdo para a palavra-chave e quão original ele é? (copiar conteúdo de outro site não é benéfico para sua classificação)- Quantos links apontam para o seu site vindos de outro site? Qual é o o texto nesses links – é relevante para as palavras-chave? Qual é a reputação dos sites que apontam pra você?

**2. O que faz uma empresa de SEO (SearchEngineOptimization)?
**Assim que o cliente e a empresa de SEO tiverem definido em que investir, a empresa trabalha em áreas mencionadas na pergunta 1.Uma boa empresa de SEOvai manter boas posições nas buscas, monitorar o retorno sob investimento do cliente constantemente e fazer sugestões de melhorias.

**3. Qual as habilidades que um bom profissional na área de SEO deve ter? **As habilidades mais importantes estão nessas 2 áreas: – senso de negócios e um pensamento de mercado para analisar os casos de cada cliente– conhecimento técnico sobre como implementar o trabalho e manter os sites atualizados para as mudanças de requisições do Google.
**4. O que o empreendedor já pode começar a fazer desde já para melhorar sua posição no Google? **Qualquer empreendedor pode evoluir baseado nos fatores que mencionei na pergunta 1. Primeiro, escolha palavras-chave realistas: você não vai ficar na primeira página do Google para a palavra-chave “carros de luxo” a não ser que você tenha muito dinheiro para pagar a uma empresa de SEO, então comece pequeno, com algumas palavras-chave específicas para o seu nicho. Então, certifique-se que o seu conteúdo e o código do site tenham essa palavra-chave algumas vezes, de uma forma natural. Depois disso, você começará a aparecer nos resultados só que não muito no topo, normalmente. Agora você precisa de links. Garanta links de via-única (não vale muita coisa linkar para um site de alguém que te linkou, Google vai achar que vocês são apenas amigos!). Garanta também que o texto nesses links contenha as palavras-chave que você pretende. Você pode conseguir links em fóruns, blogs, outras empresas que você conhece, associações de empresas etc. Apenas seja criativo e mantenha o trabalho.
Em caso de dúvidas sobre o tema ou comentários para serem mandados para o Omar, por favor escrevam nos comentários.

Abraços,
Millor Machado

comments powered by Disqus