Palestras motivacionais: as 17 mais incríveis para te inspirar!

Palestras motivacionais: as 17 mais incríveis para te inspirar!

3302
0
SHARE

Já aconteceu de sentir-se inspirado ao ouvir alguém falar? Pois não está sozinho.

Grandes mentes da humanidade como Aristóteles motivaram pessoas através da retórica. Além de ser uma excelente forma de nos motivar, ouvir personalidades inteligentes e bem articuladas falando nos traz conhecimento, energia e entusiasmo para seguir em frente com sonhos pessoais.

É por isso que selecionamos aqui as 17 melhores palestras motivacionais:

Pelo prazer de ouvir mentes brilhantes falando com o objetivo de nos incentivar.

Algumas das palestras que escolhemos são TED talks, outras, discursos de formatura realizados por empreendedores e artistas famosos. Confira as nossas favoritas!

1- J. K. Rowling fala sobre os benefícios de falhar e a força da imaginação

J. K. Rowling, famosa autora da saga Harry Potter, faz magia ao utilizar suas palavras encantadoras com os estudantes de Harvard.

palestras motivacionais: J. K. Rowling

 

 

Nesse discurso de formatura em 2008 ela fala sobre os benefícios em falhar e sobre a força da imaginação de forma irreverente e bem humorada. Fãs da autora vão amar: “trouxas” ou bruxos, é uma palestra que vale assistir.

2- Neil Gaiman sugere que você faça boa arte

Neil Gaiman, escritor famoso pelos quadrinhos Sandman e a história de Coralina, realça a importância de fazer arte a partir de quaisquer alegrias ou tristezas que tiver na vida.

palestras motivacionais : Neil Gaiman

 

 

Em seu discurso para os formandos da Universidade de Artes na Filadélfia, o autor conta sobre as dificuldades em fazer coisas somente pelo dinheiro e as satisfações em se trabalhar com aquilo que realmente considera importante.

3- Steve Jobs em como rever suas escolhas pensando na brevidade da vida

palestras motivacionais: Steve Jobs

 

 

Steve Jobs, fundador da Apple e dos estúdios Pixar, conta um pouco sobre sua história emocionante: como largou a faculdade para empreender, como foi demitido da própria empresa que havia criado (para reconquistar sua posição anos depois, quando já havia fundado a Pixar), como foi ser diagnosticado com câncer e rever prioridades em sua própria vida.

4- Amy Purdy em como tirar o melhor dos seus problemas

Amy teve meningite bacteriana com 19 anos. Ela perdeu suas duas pernas por conta da doença e ficou dias emocionalmente abalada sem saber lidar com o novo estilo de vida que teria de adotar.

palestras motivacionais: Amy Purdy

 

Em sua palestra ao TED Talks, Amy conta um pouco sobre como foi superar os desafios de um novo estilo de vida e como hoje ela se sente mais realizada sendo uma esquiadora profissional, mesmo após os problemas com as pernas.

5- Jim Carrey: Faça o que você ama

Em discurso aos estudantes da Universidade de Maharishi em Iowa, o ator e comediante Jim Carrey, deixa uma mensagem ao contar a história de seu pai e sua família: “Você pode falhar fazendo o que não quer, então você deveria se dar uma chance de fazer aquilo que você ama”.

palestras motivacionais: Jim Carrey

Uma dica importante para quem quer tomar a decisão difícil de seguir ou não sonhos pessoais. Vale a pena dar uma olhada.

Infelizmente só um trecho do discurso está legendado em português, mas aos fluentes em inglês é possível ter acesso ao vídeo completo no canal da universidade no YouTube.

6- Angela Lee Duckworth: Determinação importa mais que QI para o sucesso

De consultora a professora e posteriormente psicóloga e pesquisadora: Angela Lee Duckworth dedicou sua vida a estudar os impactos da determinação na educação.

palestras motivacionais: Angela Lee Duckworth

Enquanto lecionava, Angela notou que crianças com medidas menores no quociente de inteligência (QI) muitas vezes se saíam melhor no desempenho escolar.

Interessada nesse fenômeno decidiu estudá-lo e ver se ocorria algo semelhante em outros contextos. Até o momento o que ela descobriu tem sido bastante interessante.

Em sua palestra ao TED ela diz como a determinação tem demonstrado ser mais importante que o intelecto em diversos contextos pesquisados.

7- Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, fala sobre o impossível

Romero Rodrigues, fundador e CEO do Buscapé, conta nessa palestra em evento da Endeavor sua trajetória em linhas tortas como empreendedor.

palestras motivacionais: Romero Rodrigues

Como estourou a bolha da internet, como ele teve dificuldades em conseguir varejistas em um período em que poucos entendiam o potencial do mercado online e ainda sob risco de ser processado por quem na época era seu maior cliente.

Uma história interessantíssima.

8- Bernardinho e a importância do inconformismo

O técnico mais famoso do vôlei nacional, Bernardinho, dá uma lição sobre a importância do inconformismo para extrair o melhor da equipe: Quais as melhores maneiras de se formar um time vencedor? Mais uma vez a determinação aqui aparece como essencial.

palestras motivacionais: Bernardinho

Sua palestra direcionada aos empreendedores do Ci&T Party de 2012 fala com objetividade, de forma clara e com diversos exemplos da importância em tentar fazer melhor.

Se quiser ouvir conselhos de quem alcançou cinco medalhas olímpicas consecutivas, essa palestra é para você.

9- Amanda Palmer e a arte de pedir

Se estiver desacreditado com relação às pessoas, essa palestra pode ser excelente pra você.

Amanda Palmer, artista famosa pela banda Dresden Dolls e Evelyn Evelyn conta um pouco sobre como aproximar-se das pessoas trouxe realização pessoal e permitiu que sua banda prosperasse.

palestras motivacionais: Amanda Palmer

Em palestra ao TED ela conta sua trajetória como artista e a confiança que adquiriu com apoio dos fãs enquanto se permitia pedir o apoio dos mesmos.

É uma história incrível que reflete algumas mudanças de paradigmas com relação a colaboração e compartilhamento presentes na era da informação.

10- Maestro João Carlos Martins e uma história de superação

Tornar-se um músico brasileiro reconhecido internacionalmente já é extremamente difícil. Mais difícil ainda é recuperar-se de acidentes sucessivos que prejudicam o movimento das mãos e impedem um dos pianistas mais talentosos do Brasil de tocar.

Em entrevista ao Gshow ele disse com alegria: “Digo que antigamente eu fazia até 21 notas por segundo, e agora em cada 21 segundos eu faço uma nota, mas sou feliz do mesmo jeito”.

palestras motivacionais: Maestro João Carlos Martins

A história do maestro João Carlos Martins é bastante inspiradora e já rendeu comerciais e diversas entrevistas.

Selecionamos aqui uma das melhores palestras em que é possível ouvir dele mesmo sobre sua história de vida.

Apesar de não se dizer um palestrante, o maestro dá provavelmente uma das melhores palestrar motivacionais que você pode assistir por aqui. Prepare-se para se emocionar.

11- Shawn Achor te dá uma aula sobre como moldar sua percepção ajuda na sua felicidade

Só as piadas na palestra do psicólogo positivo e pesquisador Shawn Achor já seriam suficientes para tornar seu dia melhor.

Entretanto, ele demonstra como as pesquisas de psicologia tem oferecido ferramentas para melhorar o bem estar e não somente aliviar o mal estar ou a doença.

palestras motivacionais: Shawn Achor

Ao final da palestra ele oferece algumas ferramentas práticas que tem se demonstrado eficientes como, por exemplo, escrever três novas experiências positivas que lhe aconteceram todos os dias.

O exercício aparenta aumentar níveis de energia, satisfação e moldar a percepção das pessoas de forma que gere bem estar.

Humor, ciência e praticidade em uma única palestra: divirta-se!

12- Nick Vujicic em palestra motivacional clássica

É impossível não mencionar Nick Vujicic quando o tema é motivação.

Tendo nascido sem braços e sem pernas, Nick conta para as pessoas como suas limitações físicas não o impediram de ter uma vida realizada e feliz.

palestras motivacionais: Nick Vujicic

Diversas vezes pequenos trechos dos seus vídeos são utilizados em conferências, mas por esse link é possível assistir praticamente sua apresentação completa e legendada em português.

13- Bill Gates aos formandos de Harvard

Bill Gates conta aos estudantes sua trajetória desde o abandono de Harvard para, ironicamente, abrir o discurso de formatura da faculdade.

palestras motivacionais: Bill Gates

Infelizmente, só um trecho desse vídeo é legendado. O vídeo completo pode ser assistido por aqui, para aqueles que são fluentes em inglês.

14- Dalai Lama sobre o que é felicidade

Com humildade e espontaneidade, Dalai Lama fala o que significa ser feliz e como se sentir mais satisfeito.

palestras motivacionais: Dalai Lama

Independente da religião, esta é uma palestra bastante interessante onde o monge tibetano relata como a felicidade está dentro de nós e os benefícios de uma vida com mais positividade.

Esse vídeo apesar de leve e simples carrega consigo uma mensagem profunda que pode lhe motivar.

15- Bel Pesce e cinco maneiras de destruir seus sonhos

Bel Pesce é uma empreendedora brasileira famosa pelo seu livro “A Menina do Vale”, em que conta um pouco da sua trajetória no Vale do Silício.

palestras motivacionais: Bel Pesce

Nessa TED talk ela diz o que você NÃO pode fazer se quiser alcançar seus sonhos.

Esse guia pode ser o que lhe falta para reconhecer possíveis erros e dar uma guinada em sua motivação para realizar o que realmente deve ser feito.

16- Jorge Paulo Lemann em como se obter sucesso

Se na palestra anterior Bel Pesce dizia como destruir os próprios sonhos, esse é um excelente vídeo em sequência por contar justamente o contrário: o que é preciso para se ter sucesso.

palestras motivacionais: Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann, nascido no Rio de Janeiro, foi considerado um dos 20 homens mais ricos do mundo pela Forbes. Com um patrimônio que já alcançou a marca de 100 bilhões de reais, ele tornou-se referência para empreendedores brasileiros.

Se quiser ouvir algumas de suas dicas, você pode conferir sua palestra por aqui.

17- Lizzie Velasquez em como você se define

Lizzie Velasquez nasceu com uma doença raríssima em que ela permanece somente com 0% de gordura corporal.

palestras motivacionais: Lizzie Velasquez

Nunca tendo passado de 1,57 de altura e 30 kg, foi acometida por diversos problemas de convivência e saúde. Porém, graças a sua família amorosa e resiliência ela conseguiu superar suas dificuldades e hoje ajuda outras pessoas no combate ao bullying.

Ela já chegou a ser chamada de “a mulher mais feia do mundo” por um colega e hoje é uma palestrante motivacional, graduada no ensino superior e escritora de três livros.

Um enorme exemplo de persistência que você pode conferir na palestra do TEDx.

Já está se sentindo melhor?

Esses são só alguns exemplos de palestras motivacionais que podem lhe tirar do lugar.

Esperamos que as mesmas lhe forneçam a força e inspiração para seguir em frente com seus projetos pessoais.

É útil deixá-las sempre à mão para quando precisar de mais energia.

Você ainda precisa de mais motivação? Dê uma olhada nas 12 imagens motivacionais que selecionamos para você no blog.

Ou se já quiser partir para a ação, leia nosso texto sobre 10 dicas para começar sua empresa rapidamente. Boa leitura!