Os motivos para você não perder o bonde da internacionalização

Os motivos para você não perder o bonde da internacionalização

O que você precisa analisar para decidir se vale a pena ou não internacionalizar sua empresa

Cursos de Marketing Digital para empresasPowered by Rock Convert

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Katherine Guimarães, sócia diretora da BR Insight – Soluções Internacionais, e articulista colaboradora da Plataforma Brasil Editorial.

Olá, viajado leitor, chegamos ao meio do ano de 2012. Para alguns o ano do fim do mundo. Porém, enquanto aguardamos este grandioso evento internacional, podemos e devemos observar e analisar como anda esse mundão em que vivemos.

Desde quando nosso brasileiríssimo Santos Dummond resolveu que a humanidade merecia asas para ver o mundo, uma transformação sem precedentes teve início, e sem previsão para encerrar!

Conhecer o mundo ficou muito mais fácil, ter amigos estrangeiros se tornou natural, conhecer produtos e serviços de outros países se tornou uma necessidade. O mundo perdeu suas fronteiras quando falamos de informações.

Mas ai você me pergunta – O que isso tem a ver com o meu dia a dia de trabalho? E eu lhe respondo: Tudo. Independente da área em que você trabalha. Não importa se no seu caso se trata de um pequeno mercadinho de bairro ou uma grande empresa que fatura milhões. Digo-lhe uma coisa: seus clientes estão mais exigentes que nunca. Eles têm informações e, mais que isso, informações que permitem uma comparação internacional.

Digo isso, pois a possibilidade de confrontar informações cresceu, e cresceu muito, dando a todos a possibilidade de efetivar comparações mundialmente. Aferições de produção, preços, modelos de negócios, novos produtos, serviços, atendimento e tudo mais que possa impactar seus negócios. Então lhe pergunto, o mundo está se internacionalizando, e você?

A tendência de internacionalização não é mais exclusividade de países desenvolvidos, mas sim obrigação de todos que querem seu espaço no mercado. O que distingue os países são as forças e fatores que levam as empresas a buscarem alternativas no mercado externo. E cabe a todos estarem atentos aos sinais que indicam que o momento de olhar para fora chegou. Alguns dos motivos e sinais são:

a. Incentivos governamentais

b. Mercado doméstico saturado

c. Obtenção de maiores lucros

d. Melhora na imagem do produto no mercado interno

e. Diversificar mercados e riscos

f. Disponibilidade de produtos diferenciados

g. Aparecimento de oportunidades de mercados em crescimento

h. Ameaças de empresas internacionais no mercado interno

Como se vê, o ingresso no mercado internacional é influenciado por fatores que podem ser desde determinar a sobrevivência de uma empresa, a se obter maiores lucros. Oportunidades estas que devem fazem uma empresa abrir mão da “comodidade” e do conforto do nosso conhecido país de origem, dos padrões de qualidade já estipulados e dos produtos já adaptados à realidade local, para se jogar nesse mundo a fora.

Porém, como nem tudo são flores, é importante que a empresa se prepare com cuidado para este passo. Da simples exportação/importação, até os mais complexos níveis de internacionalização, é necessário que a empresa arrume a casa, busque o máximo de informações e apoio possível, para então dar as caras para o mundo com o menor risco possível.

A empresa deve estar preparada para enfrentar um novo idioma, um mercado com exigências e padrões diferentes, novas leis e diferentes canais de vendas, relacionamentos e padrões de comunicação. Parece assustador e complicado, mas eu lhe informo: apenas parece.

Para sua empresa ser internacional é muito mais simples do que parece, e soluções de acordo com sua estrutura, budget e oferta de produtos/serviços estão borbulhando no mercado, basta dar o pontapé inicial de buscar ajuda para se fazer isso.

Digo-lhe mais, hoje isso não é mais um diferencial de sua empresa, mas sim um fator de sobrevivência!

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Para ler outros ótimos artigos da coluna da Plataforma Brasil no Saia do Lugar, clique aqui.