Os 17 segredos para o seu sucesso!

Os 17 segredos para o seu sucesso!

9010
29
SHARE
segredos para o sucesso

Você pode se basear nas maiores lideranças empresariais, em profissionais que são exemplo para o mercado ou nos livros sobre o mundo dos negócios, mas uma coisa é certa: os segredos para o sucesso estão muito mais próximos de você do que possa imaginar.

Só que nem sempre é possível enxergá-los. Também não existe nenhum manual ou receita pronta com o passo-a-passo para alcançar qualquer meta de vida.

Mas alguns conceitos são essenciais, e todos aqueles que se tornaram bem-sucedidos usaram essas ideias para chegarem aonde chegaram.

Por isso, se o seu sonho é crescer pessoal e profissionalmente, leia abaixo 17 segredos para o sucesso que vão ajudar você a atingir todos os seus objetivos e realizar seus sonhos!

Tenha amor pelo que faz

Amar o que você faz é a base de um caminho de sucesso. Esse amor será o combustível para ultrapassar todas as barreiras e chegar aos resultados idealizados.

Se você não ama o que faz, acabará deixando o desânimo tomar conta e, com isso, ficando bem distante de seus sonhos.

Logo, busque aquilo que você ama fazer, e tenha certeza de que todos os problemas ficarão mais fáceis de resolver.

Seja confiante

A confiança é um dos segredos para o sucesso mais importante.

Não deixe que sentimentos negativos, como a baixa autoestima e a insegurança, atrapalhem suas decisões e sua motivação: confie em seus conhecimentos, seu esforço, no time e sempre pense que é possível encontrar a solução para qualquer problema.

Trabalhe duro

É impossível não trabalhar duro se você quer alcançar seus objetivos. As recompensas não caem do céu e exigem muito esforço.

Todos os grandes empreendedores trabalharam bastante durante suas vidas, mas apenas se tornaram bons exemplos porque não descansaram enquanto os objetivos não foram atingidos.

Ao final, você vai perceber que todo o trabalho árduo compensou, pois trouxe aprendizado e, principalmente, ótimos resultados.

Busque a excelência

Não caia em uma zona de conforto que coloque o seu produto ou serviço na mediocridade. Isso vai trazer perda de clientes, qualidade e grandes prejuízos ao longo do tempo.

Se você decidir fazer, busque a excelência e faça o melhor possível.

Essa busca fará você evoluir cada vez mais e é o que pode diferenciar o seu trabalho de todos os seus concorrentes.

Tenha foco

Ter foco é um hábito que deve ser constante na sua trajetória rumo ao sucesso.

Dividir-se entre várias tarefas e querer abraçar o mundo, além de não ser sustentável, é prejudicial: quem tenta fazer tudo, simplesmente não faz nada bem feito.

Faça da distração sua maior inimiga e foque em um problema por vez.

Com isso, você vai conseguir vencer mais barreiras. É bom lembrar também que o foco possibilita o aumento da produtividade!

Goste de servir

Servir bem para servir sempre: esse deve ser o mantra de qualquer pessoa que queira ser bem-sucedida.

Afinal, em diversos momentos é preciso atender a interesses e necessidades. Se você gosta de fazer isso, dará o seu melhor.

E todos aqueles que serão servidos vão valorizar o seu trabalho, que será sempre requisitado.

Portanto, tenha gosto em servir as pessoas, assim elas vão se lembrar de você.

Tenha ideias

Sem ideias, você para no tempo e não consegue lidar com as diversas mudanças que acontecem ao longo da vida.

Busque inspirações, separe momentos para pensar e estimule sua criatividade, pois uma boa ideia pode ser a diferença entre um negócio mediano de um excelente.

Grandes pensamentos mudam o mundo e trazem resultados.

Sempre ter ideias é importantíssimo se você quer estar à frente dos outros e mais perto do sucesso.

Inove

A partir das suas ideias, promova inovações. Inovar é pensar diferente, renascer e abrir possibilidades que poderão ser cruciais.

É a inovação que vai impedir você de estagnar em um patamar que será ultrapassado por outras pessoas antes do que se imagina.

Ao pensar e, principalmente, agir diferente, aumentam as chances de estar na vanguarda e ser referência. Quem não inova, fica para trás.

Planeje muito bem

O planejamento deve ser constante para quem quer chegar ao sucesso.

Não dá para agir por instinto, suposições ou com base em informações superficiais: é preciso planejar muito quais as atitudes a se tomar diante de qualquer situação que ofereça risco.

Tenha planos A, B, C e quantos mais forem necessários para tomar as atitudes certas.

Dessa forma, há muito mais segurança na tomada de decisão e maiores chances de êxito.

Tenha organização

Além do planejamento, a organização é peça-chave no alcance de resultados.

Adquirir hábitos positivos, seguir alguns rituais e ter tudo sob controle ajuda bastante a resolver problemas e se antecipar a adversidades.

Organize-se, caso contrário os acontecimentos vão atropelar você e, quando menos esperar, o sucesso será algo distante e praticamente impossível de alcançar.

A organização é um dos primeiros passos para o sucesso e não deve ser subestimada. Por isso, faça dela sua grande aliada.

Persista sempre

Diante dos vários obstáculos que vão aparecer diante de você, a melhor forma de continuar a luta é ser persistente.

Persistência não é a mesma coisa que teimosia: uma pessoa cabeça-dura não consegue enxergar novas soluções e bate sempre na mesma tecla, o que pode ser fatal para um negócio.

Persistir significa continuar, seguir em frente e procurar resolver todo o problema que surgir.

Insista nos seus sonhos, não desista facilmente e lute cada vez mais. Esse é um dos grandes segredos para o sucesso.

Arrisque

Como evoluir sem assumir alguns riscos ao longo do caminho? É impossível.

Arriscar faz parte do negócio e, muitas vezes, não restará outra opção.

Isso não significa ser displicente ou expor-se a qualquer risco: quer dizer que, com o planejamento necessário, você poderá, de maneira calculada, correr riscos que valem a pena.

Além disso, você deve analisar como deve agir caso as coisas não saiam conforme o planejado.

Portanto, apenas depois de muito estudo e com a certeza de que o resultado valerá a pena é que você deve arriscar-se.

Seja realista

Sempre tenha muita atenção à realidade.

Não é possível mudar fatos, mas conhecê-los bem é uma importante maneira de tomar melhores decisões.

Portanto, seja pé-no-chão, não deixe o otimismo ou a confiança exagerados atrapalharem uma análise crítica da situação e, com base nisso, faça o que deve ser feito.

A realidade pode ser cruel, mas não deve, de maneira nenhuma, ser ignorada.

Tenha humildade

Arrogância é tudo o que você precisa para atingir o fracasso. Além de afastar as pessoas, a prepotência dá uma falsa sensação de confiança.

Por isso, lembre-se: ser humilde nunca é demais.

Quem tem humildade sempre consegue se cercar dos melhores profissionais, fazer boas parcerias e, acima de tudo, ser um exemplo positivo para todos.

Enquanto o arrogante passa por cima de tudo e de todos e se acha o dono da sabedoria, quem é humilde respeita e se coloca no lugar das pessoas e reconhece que não sabe tudo, mas que pode aprender.

Sempre aprenda

Falando em aprender, quem entra no universo do empreendedorismo deve ter muita vontade de saber sempre mais.

Ou seja, absorver conhecimento, seja de pessoas, de exemplos ou qualquer outra fonte de conhecimento é fundamental para crescer.

Quando se aprende, a sua “bagagem” aumenta, assim como a sua capacidade de resolver qualquer problema e lidar com uma gama de situações.

O aprendizado pode vir de onde menos se espera, então fique de olhos e ouvidos sempre abertos.

Seja paciente

A paciência nem sempre é um atributo indicado pelas pessoas, mas é um dos segredos para o sucesso.

Pensar com calma, saber esperar o momento certo de agir e não atropelar etapas é primordial e garante uma tomada de decisão segura.

Para empreender, é preciso saber que as coisas não acontecem de uma hora para outra. Use o tempo a seu favor e saiba esperar.

Tenha resiliência

Segundo o dicionário, a resiliência é “capacidade de se recobrar ou de se adaptar à má sorte, às mudanças”.

Portanto, essa é uma das maiores qualidades que alguém pode ter se quiser ser bem-sucedido em um universo tão volátil quanto o do empreendedorismo.

Cada mudança exigirá uma ação diferente, e quando a maré estiver contra você, saiba adaptar-se da melhor forma possível para garantir a sobrevivência do negócio.

Como falamos no começo desse texto, não há uma receita que aponte quais são as instruções para alcançar seus sonhos.

Cada pessoa tem um perfil diferente e objetivos específicos, e é impossível determinar as ações que cada um deve seguir.

Entretanto, esses segredos para o sucesso que revelamos aqui são aplicáveis em qualquer realidade e para atingir os mais diferentes objetivos possíveis. Com eles, a sua trajetória tem mais chances de ser positiva.

Tenha certeza de qual é o seu grande sonho e faça de tudo para alcançá-lo.

Não é fácil e nem todos conseguem, mas com essas dicas você terá as melhores condições de ultrapassar as barreiras e, ao final, dizer que chegou no lugar em que sempre quis estar.

Para você ter mais inspiração, veja as lições de alguns dos maiores empreendedores do mundo e, assim como eles, alcance o sucesso! 

  • Pingback: Tweets that mention Os 8 segredos para o sucesso | Saia do Lugar -- Topsy.com()

  • Outro dia li mais este artigo, como muitos outros que enumeram atitudes para alcançar o sucesso. Só que nestes “8 segredos para o sucesso” eu vou fazer algumas considerações.

    O artigo pondera que mesmo evangelizado pelos segredos, o sucesso não é uma garantia. Concordo.

    Primeiro os segredos revelados e logo a seguir, minhas considerações(em itálico).

    1- Paixão
    Basicamente isso quer dizer que você deve ser totalmente apaixonado pelo que faz, com esse ingrediente, todo o resto é conseqüência. Sem esse ingrediente, seu caminho será infinitamente mais difícil.

    Não, não é necessário ser apaixonado para se ter sucesso. Você deve conseguir separar o fazer aquilo que gosta do gostar do que faz, e em ambos os casos o sucesso pode ser conseqüência do trabalho bem executado. Eu mesmo tenho 3 atividades que me remuneram e sou apaixonado por duas delas (bigamia?). Na terceira, procuro fazer bem feito, gostar do que faz, apesar de não estar fazendo o que mais gosto.

    2- Trabalho
    Roma não foi construída em um dia, nem será sua empresa. Sem injetar uma grande quantidade de energia é impossível sair do lugar.

    Isso é inegável. Sem trabalho não se constrói nada, mas uma grande quantidade de energia mal direcionada pode gerar retrabalho, perda de produtividade e desgaste.

    3- Ser excelente em algo
    Para ser excelente só existe uma opção, praticar muito, aprender com os erros e continuar sempre se aprimorando.

    Aqui existe uma confusão de conceito porque excelência é, por definição, o ápice, grau elevado de perfeição. Ora, a busca pelo sucesso não necessariamente passa por ser excelente, ser o melhor (o tal do perfeccionista), mas ser competente naquilo que faz. Você já deve ter ouvido várias vezes que excelentes pilotos de F1 acabaram suas carreiras sem uma única vitória. Eram especialistas, mas não tinham uma boa equipe e/ou um bom carro para competir. Um piloto de F1 que anda a 300 km/h e contribui para o desenvolvimento tecnológico dos automóveis que utilizamos, nunca será medíocre mesmo sem vitórias nas pistas.

    4- Foco
    Você tem recursos limitados, não saia atirando pra todos os lados. É muito tentador aproveitar todas as oportunidades que aparecem, mas só focando você conseguirá a verdadeira excelência.

    Sem dúvida, concentrar-se em um objetivo de cada vez é o ideal para melhor aproveitar seus recursos. O único porém é saber qual é a melhor oportunidade para mirar.Troque a metralhadora giratória pelo fuzil de precisão, seja um sniper.

    5 – Esforço
    É o que falei antes, não é fácil alcançar o sucesso. Ir sempre mais longe é uma ótima forma de chegar mais longe, por mais óbvio que isso possa parecer.

    É o que também falei antes, esforços mal direcionados podem resultar em perdas irremediáveis. Ir muito longe pode incorrer em falta de combustível para retornar, se estiver no caminho errado.

    6- Servir
    Se você quer que as pessoas te dêem dinheiro, faça por merecer. Antes de ficar pensando no seu retorno, dê um jeito de entregar valor para os outros, isso é o que te fará bem sucedido.

    Marketing é conquistar e manter clientes que pagam. Você não deve ser um serviçal, mas um fornecedor consciente e que se relaciona com os clientes certos, de modo que o valor entregue será percebido por quem realmente irá valorizá-lo, e pagar por ele. Assim, devemos planejar o retorno sobre os esforços empreendidos e não fazer filantropia com aquilo que nos proverá.

    7- Idéias
    Pessoas bem sucedidas tem boas idéias e as colocam na prática, simples assim.

    “Simples assim”. O que mais tem no mundo são pessoas com idéias boas, mas os que conseguem colocá-las em prática são poucos. Mais ainda, dos que conseguem executar as boas idéias, pouquíssimos obtém sucesso. Eu mesmo tenho um bloquinho chamado “caderno de insights” onde coloco idéias e ações. Quem se habilita em conhecê-lo e aproveitar algumas das idéias? Por falar em criatividade, dizem que ficar olhando para o logo da Apple é inspirador. Particularmente, o que me inspira é ver o Jimmy Page tocando Dazed and Confused na sua Gibson Les Paul, usando um arco de violino.

    8- Persistência
    A vida não te dará as coisas de mão beijada, aceite isso. Falhar não é um problema, desde que você continue tentando.

    Meu pai sempre dizia: nada é de graça. As conquistas são vitórias muitas vezes duras e demoradas. Entretanto, insistir num erro é um erro ainda maior. Falhar não é um problema desde que você tenha discernimento para entender a hora de mudar de rota.

    Sendo pragmático em relação a essas fórmulas “secretas”, acredito que receita de bolo para o sucesso não existe, o que existe é a mão do confeiteiro capaz de descobrir o ponto certo da massa.

    Sucesso é uma coisa muito relativa
    Aquele piloto que alcançou o topo da carreira automobilística, chegando à fórmula 1, mesmo sem ter conquistado uma vitória, também atingiu o sucesso. Para muitas pessoas, sucesso é morar numa região preservada, junto à natureza, de maneira simples e sustentável.

    Procure saber qual é o sucesso que você busca e pra não dizer que estou sendo radical, anote ai


    Postado por Paulo Rubini no MARKETING 360 GRAUS em 11/07/2009 03:28:00 PM

  • Outro dia li mais este artigo, como muitos outros que enumeram atitudes para alcançar o sucesso. Só que nestes “8 segredos para o sucesso” eu vou fazer algumas considerações.

    O artigo pondera que mesmo evangelizado pelos segredos, o sucesso não é uma garantia. Concordo.

    Primeiro os segredos revelados e logo a seguir, minhas considerações(em itálico).

    1- Paixão
    Basicamente isso quer dizer que você deve ser totalmente apaixonado pelo que faz, com esse ingrediente, todo o resto é conseqüência. Sem esse ingrediente, seu caminho será infinitamente mais difícil.

    Não, não é necessário ser apaixonado para se ter sucesso. Você deve conseguir separar o fazer aquilo que gosta do gostar do que faz, e em ambos os casos o sucesso pode ser conseqüência do trabalho bem executado. Eu mesmo tenho 3 atividades que me remuneram e sou apaixonado por duas delas (bigamia?). Na terceira, procuro fazer bem feito, gostar do que faz, apesar de não estar fazendo o que mais gosto.

    2- Trabalho
    Roma não foi construída em um dia, nem será sua empresa. Sem injetar uma grande quantidade de energia é impossível sair do lugar.

    Isso é inegável. Sem trabalho não se constrói nada, mas uma grande quantidade de energia mal direcionada pode gerar retrabalho, perda de produtividade e desgaste.

    3- Ser excelente em algo
    Para ser excelente só existe uma opção, praticar muito, aprender com os erros e continuar sempre se aprimorando.

    Aqui existe uma confusão de conceito porque excelência é, por definição, o ápice, grau elevado de perfeição. Ora, a busca pelo sucesso não necessariamente passa por ser excelente, ser o melhor (o tal do perfeccionista), mas ser competente naquilo que faz. Você já deve ter ouvido várias vezes que excelentes pilotos de F1 acabaram suas carreiras sem uma única vitória. Eram especialistas, mas não tinham uma boa equipe e/ou um bom carro para competir. Um piloto de F1 que anda a 300 km/h e contribui para o desenvolvimento tecnológico dos automóveis que utilizamos, nunca será medíocre mesmo sem vitórias nas pistas.

    4- Foco
    Você tem recursos limitados, não saia atirando pra todos os lados. É muito tentador aproveitar todas as oportunidades que aparecem, mas só focando você conseguirá a verdadeira excelência.

    Sem dúvida, concentrar-se em um objetivo de cada vez é o ideal para melhor aproveitar seus recursos. O único porém é saber qual é a melhor oportunidade para mirar.Troque a metralhadora giratória pelo fuzil de precisão, seja um sniper.

    5 – Esforço
    É o que falei antes, não é fácil alcançar o sucesso. Ir sempre mais longe é uma ótima forma de chegar mais longe, por mais óbvio que isso possa parecer.

    É o que também falei antes, esforços mal direcionados podem resultar em perdas irremediáveis. Ir muito longe pode incorrer em falta de combustível para retornar, se estiver no caminho errado.

    6- Servir
    Se você quer que as pessoas te dêem dinheiro, faça por merecer. Antes de ficar pensando no seu retorno, dê um jeito de entregar valor para os outros, isso é o que te fará bem sucedido.

    Marketing é conquistar e manter clientes que pagam. Você não deve ser um serviçal, mas um fornecedor consciente e que se relaciona com os clientes certos, de modo que o valor entregue será percebido por quem realmente irá valorizá-lo, e pagar por ele. Assim, devemos planejar o retorno sobre os esforços empreendidos e não fazer filantropia com aquilo que nos proverá.

    7- Idéias
    Pessoas bem sucedidas tem boas idéias e as colocam na prática, simples assim.

    “Simples assim”. O que mais tem no mundo são pessoas com idéias boas, mas os que conseguem colocá-las em prática são poucos. Mais ainda, dos que conseguem executar as boas idéias, pouquíssimos obtém sucesso. Eu mesmo tenho um bloquinho chamado “caderno de insights” onde coloco idéias e ações. Quem se habilita em conhecê-lo e aproveitar algumas das idéias? Por falar em criatividade, dizem que ficar olhando para o logo da Apple é inspirador. Particularmente, o que me inspira é ver o Jimmy Page tocando Dazed and Confused na sua Gibson Les Paul, usando um arco de violino.

    8- Persistência
    A vida não te dará as coisas de mão beijada, aceite isso. Falhar não é um problema, desde que você continue tentando.

    Meu pai sempre dizia: nada é de graça. As conquistas são vitórias muitas vezes duras e demoradas. Entretanto, insistir num erro é um erro ainda maior. Falhar não é um problema desde que você tenha discernimento para entender a hora de mudar de rota.

    Sendo pragmático em relação a essas fórmulas “secretas”, acredito que receita de bolo para o sucesso não existe, o que existe é a mão do confeiteiro capaz de descobrir o ponto certo da massa.

    Sucesso é uma coisa muito relativa
    Aquele piloto que alcançou o topo da carreira automobilística, chegando à fórmula 1, mesmo sem ter conquistado uma vitória, também atingiu o sucesso. Para muitas pessoas, sucesso é morar numa região preservada, junto à natureza, de maneira simples e sustentável.

    Procure saber qual é o sucesso que você busca e pra não dizer que estou sendo radical, anote ai


    Postado por Paulo Rubini no MARKETING 360 GRAUS em 11/07/2009 03:28:00 PM

  • Pingback: Vídeo: Sucesso é uma jornada contínua | Saia do Lugar()

  • Pingback: Vídeo: Para fazer coisas extraordinárias, é preciso treinar extraordinariamente | Saia do Lugar()

  • Lion

    Bem interessante Millor. Eu seguirei os 8 passos me parecem uma aventura. Sr. Paulo, é bom ver por outro angulo, obrigado pelos exemplos dados.
    “Sucesso é alcançar o que você quer.”
    Obrigado.

  • Lion

    Bem interessante Millor. Eu seguirei os 8 passos me parecem uma aventura. Sr. Paulo, é bom ver por outro angulo, obrigado pelos exemplos dados.
    “Sucesso é alcançar o que você quer.”
    Obrigado.

  • Parabens pelo artigo,

    Tenho acompanhado seu site. A maioria de suas dicas servem para me ensinar a ser um melhor empreendedor.

  • Parabens pelo artigo,

    Tenho acompanhado seu site. A maioria de suas dicas servem para me ensinar a ser um melhor empreendedor.

  • Pingback: Vídeo: Para fazer coisas extraordinárias, é preciso treinar extraordinariamente | Lynx Inove()

  • Pingback: Todos os grandes ganhos começaram pequenos | Saia do Lugar()

  • Legal a palestra, o TED sempre tem palestras muito maneiras =)

  • Pingback: Disciplina, um dos pré-requisitos para o sucesso | Saia do Lugar()

  • Pingback: Vídeo: O valor que a criatividade agrega a um projeto | Saia do Lugar()

  • Pingback: Os 9 princípios pra quem quer chegar mais longe | Saia do Lugar()

  • Pingback: Os 8 segredos para o sucesso « Gerente Bem Informado()

  • Pingback: Características do empreendedor: Conhecer sua motivação | Saia do Lugar()

  • Pingback: Características do empreendedor: Ter disciplina | Saia do Lugar()

  • Saulosboccanera

    Sim, excelente, são dicas ótimas… obrigado por compartilhá-las conosco.

  • Pingback: Afinal, o que é sucesso? | Saia do Lugar()

  • Pingback: Você merece o sucesso | Saia do Lugar()

  • Muito bom! 😉

  • Muito bom o vídeo. Bom sentir estes movimentos em direção ao sucesso.

  • Danniel Altino

    Excelente artigo!

    Foco é muito importante, e persistência traz os objetivos até você.

     

  • Pingback: Vídeo: Para fazer coisas extraordinárias, é preciso treinar extraordinariamente « imobiliariasemgoiania – Imoveis em Goiania,Apartamentos em Goiania()

  • Pingback: Global Comunic – Comunicação Integrada » As 30 leis de Peter para o sucesso()

  • Fernando Ikuno

    Muito legal, mas o sucesso não acontece sem SACRIFÍCIO. Não conheço nenhuma pessoa bem sucedida que não tenha sacrificado o tempo da esposa, dos filhos, dos pais, ou a própria saúde ou tudo isso.
    Não se iludam em busca do sucesso se não tiver disposto a sacrificar alguma coisa.

  • Muito bom mesmo!!! Parabéns para as matérias, sempre interessantes e de muita qualidade! 

  • Valiosos 8 segredos !! Como sempre… show de bola ! Muitissimo obrigada pelos importantes artigos e dicas !! Parabéns e um maravilhoso Ano Novo !!! 🙂