Os 8 elementos que o site da sua empresa PRECISA terPlataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

">

Os 8 elementos que o site da sua empresa PRECISA ter

Check-list com os 8 elementos mínimos que qualquer site precisa ter, mesmo os mais simples

Muitas vezes algumas pessoas nos procuram falando “Eu quero ter um site bem simples, você tem um check-list para me ajudar na hora de contratar alguém para fazer o meu?”.

Nessas horas, meu instinto é buscar um dos artigos do Saia do Lugar. Em uma dessas reparei que não tínhamos um post único falando sobre isso. Nós falamos tanto sobre marketing digital e sempre com muitos detalhes, mas nunca fizemos um artigo que ajudasse quem quer um site simples, mas funcional e bem profissional – e só.

Por isso, segue aqui um check-list do mínimo que o site da sua empresa deve ter, independente do setor de atuação. São pontos básicos, mas que se bem feitos já fazem enorme diferença:

1- Domínio próprio

Se eu tivesse escrito esse artigo 15 anos atrás, quando fiz o site da minha banda de escola no finado HPG, falaria que isso é balela. Mas hoje com certeza não é.

Ter seu domínio próprio não é um diferencial, mas se você não tiver, com certeza perde credibilidade.

2- Utilizar português correto

Aqui o ponto é novamente manter a credibilidade: escreveu os textos para o site? Então revise, revise, revise e revise mais um pouco. Depois disso, passe para pelo menos mais duas pessoas revisarem detalhadamente.

Sites básicos normalmente têm pouco texto, então não é um trabalho de outro mundo.

3- Layout atual

Noções de beleza e gostos mudam de tempo em tempo – não é à toa que a indústria da Moda lança duas novas coleções por ano.

Nessa mesma linha, o layout do seu site precisa seguir algumas tendências atuais de estética e usabilidade. Portanto, sempre é interessante pesquisar alguns sites não só de concorrentes, mas também de empresas que são conhecidas por inovar.

Só para ilustrar, vejam só o chuchuzinho que era o site do super filme Space Jam, de 1995: http://www2.warnerbros.com/spacejam/movie/jam.htm

4- Otimização para o Google (SEO) – conteúdo fora do flash

Um site que não está no Google não existe. Ou seja, é inútil para uma empresa ter um site que ninguém consegue encontrar.

Por isso, fazer uma pesquisa de palavras-chaves (veja detalhes aqui) antes de construir os textos é sempre legal. Além disso, é preciso que a construção do site em si leve em conta as diretrizes do Google para que a indexação ocorra corretamente.

O Flash é um exemplo de formato que não é adorado pelo Google, já que ele não consegue ler textos e imagens que estão nesse formato.

5- URL amigável

Exemplo de URL amigável: sitedasuaempresa.com.br/servicos/nome-do-servico

Isso é uma diretriz de otimização para o Google, mas achei importante enfatizar aqui não só por isso, mas também por facilitar a navegação.

Para que isso de fato exista, você precisa que páginas específicas sejam criadas para cada parte do site. Por exemplo, uma para cada produto, uma de contato, outra de endereço etc.

6- Contatos fáceis e acessíveis

De alguma forma você precisa/quer que pessoas entrem em contato com você. Assim, você precisa deixar claro no layout do site quais são essas maneiras.

Algumas possibilidades:

  • Formulário de contato
  • E-mail
  • Telefone bem visível em todas as páginas
  • Endereço e/ou mapa
  • Links para suas páginas de redes sociais

7- Visualizável em diversas plataformas

Tablets e celulares hoje já são responsáveis por um tráfego pesado na internet. E você, como empreendedor que enxerga as oportunidades, não quer que um potencial cliente que esteja no celular/tablete fique irritado no seu site e desista de você, certo?

8- Fácil atualização

Ter a possibilidade de atualizar o seu site com as próprias mãos hoje é uma realidade não só factível como também recomendável. Informações mudam o tempo todo e você não pode depender de alguém que pode demorar um mês ou uma semana.

Por isso, a utilização de gerenciadores de conteúdo é sempre recomendável. O que nós aqui mais utilizamos e recomendamos é a plataforma WordPress (que é exatamente onde eu acabei de inserir este artigo).

Espero que esta lista seja útil na hora em que você contratar alguém para fazer o site da sua empresa, já que são realmente os pontos mínimos.

Caso você queira um site bem feito (em WordPress, inclusive), obedecendo a esses pontos e ainda com um preço bacana, recomendo o serviço da We Do Logos.

Eles possuem milhares de designers afiliados que enviarão suas propostas de arte e, assim, você poderá escolher os que mais te agradam para de fato fazerem o trabalho. No final, você escolhe o layout final do site e pronto — eles partirão para a programação do WordPress.

Se quiser conhecer mais sobre como o We Do Logos pode te ajudar a ter o seu site com todos os elementos necessários, clique aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (por sites simples, mas completos)

Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • anyssaferreira

    Realmente, o WordPress é uma plataforma ótima para aplicar todos estes itens. Porém, esse sistema de desenvolvimento de sites como competição, onde os designers trabalham e só quem recebe é um escolhido é triste…

  • Olá Luiz Piovesana e pessoal do Saia Do Lugar! Gostaria de
    agradecer pelo ótimo artigo. Sou Gerente de Marketing Digital da Clever
    Agência Web e citei esse artigo e o Saia do Lugar em um artigo
    nosso. Esse é o artigo –>
    http://cleverit.com.br/blog/website/5-sinais-website-nao-gerando-resultados/

    É incrível esse blog de vocês. Eu comecei a empreender lendo as dicas de vocês. Obrigado mesmo e um abraço.

    Kellvyn Atary
    @KellvynAtary
    Gerente de Marketing Clever
    http://www.cleverit.com.br/blog

    • luizpiovesana

      Oi Kellvyn,

      Primeiro, muito obrigado pelo elogio ao nosso trabalho.
      É extremamente gratificante ler um depoimento como o seu – ver que fomos responsáveis (pelo menos um pouquinho) pelo início de outra empresa, com certeza nos deixa muito orgulhosos e com ainda mais gás para continuar! =)
      Grande abraço e boa sorte!
      Luiz

      Luiz Piovesana Diretor de Criação e Cultivo de Clientes Felizões e Saltitantes Celular (vivo): +55 (19) 99-289-0687
      Office: +55 (11) 3230-9233
      empreendemia.com.br – a rede de empresas para acelerar seus negócios
      saiadolugar.com.br – dicas para o empreendedor que não tem tempo a perder
      “Olho no Lan-ce!” – Silvio Luiz

      2013/12/8 Disqus

    • Por nada, eu quem agradeço. Ao escrever esse artigo, foi um dos primeiros sites/blog que eu pensei que teria bom conteúdo para meus clientes. Um abraço!

  • Adrian Júnior

    Bela matéria do saiadolugar.com.br, parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade que vocês disponibilizam a todos!!!

    Adrian Júnior – Lumia IT
    http://www.lumiait.com

    • Valeu Adrian! Bacana saber que nosso conteúdo tem sido útil.

      Abração!

  • Yuri Castro

    O Site Profissional é uma plataforma simples e de baixo custo que atende as expectativas de 70% das empresas. http://www.SiteProfissional.Net.Br

  • jhon

    bela matéria.Eu não acreditava, mas é realmente possível Ganhar Dinheiro na Internet trabalhando em casa! Vejam:www.webgd.net/1450