Os 5 fatores que definem o seu lucroEntrepreneur

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Os 5 fatores que definem o seu lucro

A dica de hoje foi dada por Brad Sugars no portal Entrepreneur

A dica de hoje foi dada por Brad Sugars no portal Entrepreneur

Existem esses 5 fatores simples:

  1. Clientes em potencial (leads) – O número total de pessoas que entraram em contato ou foram contatadas pela sua empresa no ano.
  2. Taxa de conversão – A porcentagem de pessoas que fará uma compra. Por exemplo, se 10 pessoas entram na sua loja e 3 pessoas compram algo, a taxa de conversão da loja é de 30%.
  3. Preço médio – O preço médio que as pessoas pagam por produto vendido. A venda média pode variar de $5 a $10 (por exemplo para um lojista) até milhares de dolares (por exemplo, uma revendedora de carros).
  4. Número médio de transações – O número de compras que um cliente médio fará no ano. Mais uma vez, isso pode ser estimado. Esse número provavelmente será maior em uma loja do que empresas que vendem serviços profissionais.
  5. Margem de lucro – A porcentagem de lucro de cada vez. Se a empresa vende algo por $100 e teve $25, a margem de lucro é 25%.

Na sua empresa
Use essa fórmula simples para multiplicar os fatores que discutimos. Lembre-se, essa fórmula multiplica os fatores ao invés de somá-los. Portanto, o impacto acumulado de cada fator é grande.

A fórmula de 5 fatores fica assim
Na sua empresa, vamos dizer que você estimou ou determinou os seguintes números:

4.000 (clientes em potencial) x 25% (taxa de conversão) = 1.000 clientes
1.000 (clientes) x  $100 (preço médio) x 2 (número médio de transações) = $200.000 receita
$200.000 (receita) x 25% (margem de lucro) = $50.000 lucro

Para entender melhor os princípios básicos que guiam a gestão financeira, recomendo o artigo: A arte da gestão financeira.

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  • Millor,

    Acho que há um grande fator que define o lucro e ficou faltando é sua concorrência, pois esta também definie quanto você terá que gastar em uma estratégia para garantir sua vantagem competitiva, seja ela em marketing, ou próprio produto/serviço.

  • Oi Richard,

    Realmente a concorrencia tem papel importantíssimo na análise do lucro. A
    questao é que a ideia era analisar os fatores de uma forma um pouco mais
    matemática.

    Na prática, a concorrencia acaba ajudando a definir esses números, mas a
    forma de calculá-los é a mesma.

    Abracos!

  • Cleyton Ferrari

    O pessoal, continua “Curto e Direto”, excelente! obrigado pela dica mais uma vez!

  • Renan GB

    Artigo simples e direto. Muito bom, como de praxe. Só uma correção: item 3, corrigir a grafia de “lojista”. Abs!

  • Valeu Renan!

    Falha nossa hehe

    Abraços

  • Valeu Cleyton!

    Eu que agradeço o comentário! Bom demais saber que nosso conteúdo tem sido
    útil.

    Abração

  • Lucas Moreira

    Oi Millor,

    Na verdade existe um erro de nomenclatura aí que precisa ser bem explicado, pois cria muita confusão no varejo:

    Preço médio é um índice, Venda média (ticket médio) é outro:

    Preço médio é o total do seu faturamento dividido pelo total de peças (itens) que você vendeu. EX:

    R$ 100.000 de faturamento
    2.000 unidades de produto
    Preço médio: R$ 50

    Já venda média, ou Ticket médio, é o total do seu faturamento dividido pelo total de vendas realizadas. Ex:

    Faturamento: R$ 100.000
    Vendas: 1.000
    Venda média: R$ 100

    Entenderam a diferença?

    O cálculo fica então:

    número de vendas x venda média = faturamento
    ou
    número de vendas x preço médio x número médio de transações = faturamento

    Portanto: venda média = preço médio x número médio de transações

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    • Oi Lucas,

      Você está certo. Vou corrigir aqui.

      Abração