Os 4 fatores primordiais para surpreender seus clientes

Os 4 fatores primordiais para surpreender seus clientes

Se você ou sua empresa tem uma interação muito próxima com o cliente, essas 4 dicas sobre como surpreendê-lo podem te ajudar a criar um grande diferencial

No Saia do Lugar nós damos dicas para todos os tipos de empreendedores e, por isso, sempre tentamos escrever conteúdos que sejam de fato úteis para a grande maioria, independente dos setores de atuação.

Porém, existe uma categoria que tem uma interação direta com o cliente muito maior que a média, que é o profissional liberal (médicos, dentistas, professores particulares, fisioterapeutas, assistentes técnicos, fotógrafos, cabelereiro, eletricista e por aí vai…).

Por essa particularidade, atendimento excepcional aos clientes é uma arma poderosíssima não só para garantir a fidelidade, mas também para incentivar recomendações que, de longe, são a principal fonte de novos clientes para profissionais liberais.

Por isso, aqui vão 4 dicas para você surpreender seus clientes:

1- Superar as expectativas na qualidade do serviço entregue

Este não é o primeiro ponto à toa: um serviço muito bem feito é a base para fazer a alegria do cliente.

Por isso, além de dominar os fundamentos da sua profissão com primor, é essencial fazer estudos e treinamentos constantes para acompanhar inovações sobre a área. Claro, sempre tomando muito cuidado para não ir atrás de novas modas passageiras, com fracos alicerces.

2- Use seu conhecimento para esclarecer e não para se distanciar

Um costume que muitos clientes têm (e eu me enquadro nisso) é de palpitar sobre a área de expertise do profissional em questão.

Nessas situações, há duas opções:

  1. Falar que o cliente está errado, murmurar algo e simplesmente ignorá-lo a partir daí, já que você é o especialista e provavelmente está certo; ou
  2. Dar mais detalhes ao cliente, de forma paciente (quase como um professor) a fim de ajudá-lo a entender melhor o seu trabalho.

Utilizando a 2ª opção, você não só deixa o cliente mais feliz, como também se posiciona como referência no assunto, aumentando tanto o respeito perante seu trabalho, quanto as chances de fidelidade e recomendação.

3- Cumpra a agenda

Minha querida esposa tem um ditado: “o horário é sagrado”.

Essa frase é uma verdade absoluta para cada pessoa aproveitar seu tempo da melhor forma, mas principalmente para quando envolve outras pessoas e o tempo delas.

Isso porque ninguém tem o direito de desperdiçar o tempo de outra pessoa. É uma falta de respeito enorme, já que com certeza essa pessoa (te esperando) poderia fazer algo de produtivo, seja trabalhar, ir a outro lugar ou mesmo descansar.

Sendo assim, se sua agenda fica toda atrasada (mesmo que seja por causa dos primeiros clientes do dia), tente se reorganizar para que esses atrasos não se acumulem e seus clientes pontuais não sejam prejudicados.

4- Garanta a experiência completa ao seu cliente

A preocupação de qualquer prestador de serviço é ser especialista no que faz e entregar o melhor possível. Porém, com a competição crescente, é preciso mostrar outros diferenciais, principalmente no suporte aos clientes.

Lembre-se que o que importa para o cliente é a experiência completa: desde o agendamento/1º contato, passando pelo serviço em si e finalizando no pagamento e pós-atendimento.

Aqui vão dois exemplos específicos que, se mal cuidados, podem estragar a experiência dele:

A) Estacionamento

Se você recebe os clientes, já pensou em como eles estacionam seus carros? Caso você não tenha um espaço próprio ou espaço na própria rua, fazer um convênio com um estacionamento próximo pode fazer toda a diferença.

B) Forma de pagamento

Os altos índices de violência no Brasil nas últimas décadas, somados aos avanços de outros métodos de pagamentos, fizeram com que pessoas passassem a andar com pouco ou praticamente nenhum dinheiro vivo.

Cheques, por outro lado, são cada vez mais incomuns e é uma das soluções menos seguras para você, que precisa receber o dinheiro (já que nada garante que o cheque terá fundos).

A solução nessa história são os cartões: muito mais seguros e bastante utilizados, inclusive oferecendo facilidades como parcelamento ou possibilidade de pagamento em crédito à vista, débito e voucher..

Porém, o que você respondia até hoje era “e como eu vou andar por aí com uma máquina de passar cartão na bolsa?”. Pois é, mas agora existe um novo mundo para trabalhar aceitando cartões por meio de celulares e tablets.

Por exemplo, o Cielo Mobile, um aplicativo que transforma o celular ou tablet numa máquina da Cielo, é muito simples de usar e extremamente seguro, facilitando a vida de quem precisa receber através de cartões.

São duas versões:

  1. Pagamentos digitados direto no smartphone, no tablet – aceita pagamentos com cartão de crédito à vista e parcelado.
  2. Pagamentos realizados com leitor de cartão chip e senha da Cielo: aceita todos os tipos de pagamento com cartões – débito, voucher, crediário além de crédito à vista e parcelado.

Veja no vídeo abaixo o exemplo prático de uma empreendedora (leitora do Saia do Lugar, inclusive =D) que passou a usar o Cielo Mobile para receber de seus clientes:

(Link para ver o vídeo no YouTube)

Para ver mais sobre como adquirir o Cielo Mobile e aceitar pagamentos de maneira mais segura e flexível, é só clicar aqui.

Abraços,

Luiz Piovesana (constantemente procurando por novos serviços que me surpreendam)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Cielo. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.