organização pessoal

As 6 dicas para você virar um expert da sua organização pessoal

Muitas pessoas tem a habilidade de serem extremamente organizadas em relação às documentações do trabalho, tarefas do dia a dia e outros aspectos profissionais, mas incrivelmente desorganizadas em relação à vida pessoal.

Muitas pessoas tem a habilidade de serem extremamente organizadas em relação às documentações do trabalho, tarefas do dia a dia e outros aspectos profissionais, mas incrivelmente desorganizadas em relação à vida pessoal.

O que elas muitas vezes não sabem é que a organização pessoal é fundamental para garantir que a sua vida fora do trabalho não comprometa o sua vida profissional, seja de maneira mais indireta, com estresse, cansaço e indisposição, ou mesmo de maneira direta, com atrasos e outros problemas.

Mas, se você ainda não está convencido que a organização da sua vida pode ajudar ou atrapalhar a sua rotina de trabalho, veja agora o quanto ela é fundamental.

Porque a organização pessoal é tão importante

A primeira coisa que você precisa entender é que organização influencia na produtividade. Quão mais organizado você estiver, menos tempo você perde tentando localizar você mesmo e o que você precisa para trabalhar.

Além disso, se as suas tarefas estão previamente organizadas por você, as chances de se distrair são menores e o seu rendimento não será comprometido.

Agora vamos pensar na vida pessoal: desorganização faz com que você seja menos produtivo. Lembrando que passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, a chance de levar problemas pessoais para o trabalho, precisando resolvê-los durante o seu horário de serviço é maior.

E, mesmo que você não tenha que fazer algo efetivamente, eles podem ocupar a sua mente e comprometer o seu rendimento. Por isso o que acontece fora pode influenciar muito o dia a dia em seu emprego.

Além disso, a organização facilita gerenciamento da rotina. E ela é a responsável por manter a sua vida funcionando.

Se você não gerencia bem a rotina, tende a ficar sobrecarregado, cansado, menos paciente, mais estressado e dizer que nenhum desses fatores afeta o dia a dia de trabalho seria uma grande mentira.

É fundamental que todo profissional consiga conciliar de maneira saudável a sua vida pessoal e profissional, garantindo a ele tempo de lazer, descanso e tranquilidade para não comprometer sua disposição, eficiência e até as relações dentro do ambiente de trabalho.

Se você notou que qualquer dessas “reações em cadeia” estão influenciando sua vida profissional, por mais que você tenha uma rotina de trabalho extremamente organizada, significa que você também precisa dar atenção especial à organização pessoal.

Dicas  para organização pessoal

Não se preocupe. Assim como na sua rotina de trabalho, existem maneiras de se organizar e garantir o melhor aproveitamento possível do seu tempo de forma simples.

Para isso vale até o uso de ferramentas que geralmente são usadas por empresas mas que podem ser aplicadas ao dia a dia e auxiliar na administração do seu tempo livre.

Tenha uma agenda

Vale a do celular, um aplicativo ou a boa e velha agenda de papel. O importante nesse caso é manter anotadas e organizadas todas as principais atividades que você precisa desempenhar fora do trabalho.

Seja um horário no dentista, a lista de compras do supermercado da semana, uma nota para se lembrar de ligar para alguém importante ou até anotar os seus compromissos do fim de semana.

Pode parecer bobo, mas isso evita que você se esqueça de atividades importantes, evite ter que remarcar algum evento ou acabe colocando dois compromissos em um mesmo dia e horário. Além de, com tudo isso, evitar muita dor de cabeça.

Estabeleça prioridades

Separar o importante do urgente é uma tarefa muito difícil em qualquer contexto. Porém, ela garante que você não tenha uma rotina de “apagar incêndios” também em sua vida pessoal.

O que geralmente acontece é que temos dificuldade de estabelecer prioridades na nossa rotina diária, e isso acaba se tornando uma bola de neve a longo prazo. O que era apenas uma atividade que precisava ser feita se torna um problema a ser resolvido.

Por isso, priorize as ações mais importantes também em seu cotidiano e você conseguirá se planejar e prever problemas, antecipando suas soluções

Evite o “depois eu faço”

Responsável principal pelo efeito “bola de neve” a procrastinação é um fator de desorganização que pode comprometer a sua vida em vários sentidos.

Como dissemos anteriormente, uma simples tarefa pode se tornar um problema a ser resolvido com apenas alguns dias de atraso.

Por isso, além de organizar as suas prioridades, é fundamental que você faça o que precisa ser feito em tempo hábil, antes que se tome proporções maiores.

Lembre-se de dividir a sua rotina fora do trabalho para evitar alguns dias ociosos e outros totalmente sobrecarregados que acabam gerando estresse e desgaste desnecessários para você e para as pessoas ao seu redor.

Use a tecnologia a seu favor

Existem inúmeros aplicativos que ajudam no gerenciamento de rotina e organização do dia a dia, e eles podem ser levados para a sua vida pessoal.

Um bom exemplo são os calendários do celular, do email pessoal, como o Google Calendar ou mesmo algum aplicativo nesse sentido. Eles ajudam a colocar algumas programações organizadas e são ótimas “secretárias” pessoais para lembrar você de datas importantes como aniversários, compromissos familiares e eventos.

Uma outra opção são os blocos de notas, como o Evernote. Eles evitam que você acabe usando papeizinhos diversos para fazer anotações importantes (contatos, compromissos ou mesmo alguma nota que precisa ser lembrada) e acabe perdendo e se esquecendo do que precisava fazer.

Aliás, centralizar todas as informações em um único lugar poupa muito tempo na procura por suas anotações.

Reserve tempo para relaxar

Pode não parecer, mas reservar um tempo para descanso ou execução de atividades que te dão prazer e te relaxam vai influenciar na sua organização.

Uma mente mais tranquila e feliz consegue organizar melhor o que precisa ser feito, pensa de maneira mais estratégica e menos “desesperada” e consegue programar melhor o que precisa ser feito.

Quando você só pensa em problemas ou está com a mente cheia, você geralmente não consegue racionalizar o que realmente precisa ser feito, como, quando e ainda a melhor forma de executá-lo.

Dê a atenção necessária à sua vida financeira

Uma das áreas de maior desorganização na vida na maioria das pessoas é a vida financeira. E também uma das maiores responsáveis pelas grandes dores de cabeça.

Ter uma vida financeira saudável facilita no seu planejamento do futuro e evita que você passe por situações de crise que podem atrapalhar a sua vida em diversos aspectos, inclusive profissionalmente.

Para isso, um simples gerenciamento de gastos feito com uma planilha de excel ou mesmo com algum aplicativo específico podem fazer muita diferença!

Além disso é importante planejar e programar seus gastos e ter sempre uma reserva para o caso de alguma emergência. Tudo isso vai tornar a sua organização pessoal mais simples e com menor chance de grandes problemas.

Conclusão

A ideia não é tornar a sua vida fora do trabalho em uma verdadeira rotina workaholic pessoal, mas sim facilitar o gerenciamento das suas atividades-chave do lado de fora da empresa para que você garanta que sua vida pessoal está nos eixos.

Garanta uma vida pessoal organizada e você terá benefícios tanto fora quanto dentro do trabalho, influenciando inclusive na sua produtividade e bem estar.

E para conhecer outras ferramentas de produtividade e que podem ser usadas dentro e fora das empresas, leia o nosso post a respeito do assunto!

  • Halan Design

    Ótimas dicas! São tantos afazeres e a nossa vida moderna faz com que tenhamos um dia-a-dia mais corrido, nem parece que o dia tem 24h. Seguindo essas dicas concerteza teremos uma vida pessoal e profissional de qualidade.