Sair do lugar

O segredo para sair do lugar e alcançar seus objetivos

Uma excelente metodologia para te motivar a vencer a preguiça e alcançar seus objetivos

Em muitos momentos da vida nos vemos diante de uma situação curiosa, pois, mesmo tendo todas as ferramentas à nossa disposição, mesmo tendo motivação nossos objetivos pessoais não avançam. Se você já se sentiu assim, saiba que não está só. Por isso este artigo trará alguns segredos para sair do lugar.

15 segredos para alcançar seus objetivos!

A seguir, selecionamos as melhores dicas que irão te ajudar a Sair do lugar e ir rumo ao sucesso.

Para onde você quer ir?

Tem um ditado budista que diz: “quando se está perdido, o melhor a fazer e voltar ao início e descobrir se a jornada vale a pena”. É interessante pensar nisso, porque em muitos momentos da vida gastamos tempo e energia realizando os sonhos dos outros.

Aquele mestrado que você se sente pressionado a fazer porque seus colegas estão fazendo, a maternidade, a casa maior, o casamento, enfim, é importante que você identifique seus desejos reais.

Nossa mente é poderosa, e não se deixa enganar. É normal ver pessoas se auto sabotando, simplesmente, porque no fundo, não desejam aquilo. Faça esse “exame” de consciência e lute pelos seus verdadeiros sonhos.

Para de ter medo de errar

Nossa sociedade é competitiva, por isso, em alguns momentos as pessoas se sentem reprimidas e procuram esconder seus erros. Isso é uma bobagem imensa.

A vida é feita de superações. Se você olhar com carinho para sua história verá muitas coisas que considerava impossíveis, mas que hoje são banais.

Veja seus erros como parte do processo de mudança.

Afaste-se de pessoas negativas

Algumas pessoas nem sabem que são negativas, mas isso não as impede de nos influenciar e impedir que avancemos.

Quantas vezes você já viu alguém chegar animado com uma ideia e, após conversar com alguém, aquela animação se transforma em desânimo?

Se você conhece pessoas assim está na hora de repensar se vale mesmo a pena contar com opinião delas.

Guarde seus planos para você

No mundo dos negócios isso é bem importante, afinal, uma boa ideia pode ser executada por várias pessoas, então, cuidado.

Evite sair falando para todos quais são seus planos futuros, assim, caso as coisas não saiam como o planejado você não terá que se justificar.

Além disso, comentar o que será feito nos dá a falsa impressão que já estamos trabalhando no projeto, quando, na verdade só estamos jogando conversa fora.

Não seja cruel consigo mesmo

Não se trate com menos respeito do que você trataria outra pessoa. Entenda que, quando você se deprecia sua autoestima é abalada, chegando a um ponto em que você deixa de acreditar em si mesmo.

Você é o maior responsável pelo êxito dos seus projetos, mas isso não significa que seja o único. Caso algo dê errado recomece, isso é mais produtivo do que ficar se lamentando.

Pare de culpar os outros

Pessoas que querem alcançar seus sonhos responsabilizam-se pelos seus atos. Não importa o que aconteceu, se foi sua culpa não adianta apontar o dedo para seu colega, ou para um fator externo.

Você ainda não começou seu projeto por causa da crise? Para muitas pessoas momentos de crise foram ideais para ganhar dinheiro e fazer seus projetos crescerem.

Estabeleça metas

Sonhos são coisas pouco práticas. Pouco quantitativos. Por isso nem sempre é possível entender quais fatores estão envolvidos em sua realização. Se o seu sonho é abrir uma empresa, estabeleça metas que podem ajudar esse projeto virar realidade, como por exemplo: estudar o mercado, criar um plano de negócio, por exemplo.

Dessa forma será mais simples para você entender o que é necessário para fazer seus projetos avançarem.

Tenha disciplina

Nada acontece do dia para noite. Em alguns momentos nós achamos que o sucesso de alguém aconteceu em um passe de mágica, mas temos essa impressão porque não acompanhamos o trabalho como um todo, apenas a apresentação de resultados. Acredite, todos os dias foi realizado alguma tarefa.

Por isso seja disciplinado. Por menor que seja a tarefa desempenhada, ela já é algo a menos que você terá que fazer.

Pequenas tarefas também se acumulam. Grandes tarefas tornam-se mais simples se feitas todos os dias.

Uma frase para ilustrar esse conceito: “comece fazendo o necessário, depois faça o possível e de repente você estará fazendo o impossível”

Estabeleça um objetivo claro

Você já ouviu falar em “amor platônico”? Amor platônico é o amor que só existe em nossa cabeça. Não há uma garantia que ele vá, de fato, se concretizar. Por isso temos que evitar que nossos ideais se tornem platônicos, ou seja, que fiquem apenas no campo das ideias.

A melhor forma de evitar que isso ocorra é estabelecendo um objetivo claro. Por exemplo: “a razão para qual estou estudando online é porque esse conhecimento vai ajudar meu empreendimento”.

Esse é um grande segredo para sair do lugar.

Estabeleça um método

Como você pretende realizar seu objetivo? O que você vai precisar para fazer isso?

São perguntas como essas que podem facilitar sua vida. Ao estabelecer um método de trabalho você valoriza seu tempo, pois começa a trabalhar com um ritmo preestabelecido, além de ter certeza que está seguindo pelo melhor caminho.

O método de trabalho é algo pessoal, defina aquele que melhor se adapta à sua rotina ou recursos, mas o principal é: seja responsável e siga sua rotina de trabalho à risca.

Não procrastine

O cérebro humano foi programado para tirar-nos de momentos desagradáveis e nos levar até situações prazerosas e seguras, por isso o sofá da sala é tão convidativo, afinal, não existe no mundo nenhum lugar mais agradável e seguro, não é mesmo?

O problema é que o tempo é um recurso extremamente limitado. Você não tem controle sobre o que vai acontecer amanhã. Um dia de atraso pode afetar muito seus planos.

Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas é superestimar suas capacidades. Achar que podem fazer em duas horas aquilo que foi estabelecido que necessitava de dois dias de atenção.

A qualidade cai, e ninguém gosta de entregar um trabalho ruim, sabendo que poderia ter feito melhor.

Você não pode mudar o passado. Você não tem controle sobre o futuro. O momento mais importante é o agora.

Transforme seu projeto em “projetos menores”

Você quer passar no vestibular? Bem, então para alcançar essa meta você pode:

  • Fazer um simulado on-line para saber qual seu grau de conhecimento;
  • Identificar as matérias em que não foi tão bem;
  • Criar um plano de ensino;
  • Estabelecer uma nova data para um novo simulado.

Enfim, quando você pega uma tarefa grande e a torna menor, você ganha eficiência e motivação. A cada semana que passa, a cada item realizado você percebe que está mais perto de conquistar o que sempre quis.

Não busque a perfeição

Se você começou a estudar algo novo, você não precisa querer ser o melhor da turma. Seu objetivo quando começou a aprender era saber mais sobre um determinado tema. Quando você busca a perfeição você tira seu real objetivo de cena, entra em uma competitividade destrutiva que gera estresse e torna sua busca um fardo desinteressante.

Se você se dedicar, tentar sanar suas dúvidas e ter disciplina você terá bons resultados para apresentar.

Utilize técnicas de gerenciamento de tempo

Se você está tendo dificuldades com um projeto pessoal, talvez seja porque não esteja conseguindo gerenciar seu tempo. Por isso existem técnicas muito interessantes que podem te ajudar, como a técnica Pomodoro.

Essa estratégia consiste em fracionar o tempo de trabalho em blocos de 25 minutos. Após completa-los você descansa com por cinco minutos e volta ao trabalho.

Depois de terminar três ciclos de trabalho, de 25 minutos, você pode descansar por quinze. Depois volta ao trabalho até que a tarefa esteja concluída.

Uma boa saída para aquelas tarefas que insistem em ficar para o dia seguinte.

Não espere o momento ideal, apenas comece

Você vai deixar para empreender quando a economia estiver normalizada. Vai voltar a estudar quando encontrar uma escola próxima à sua casa. Vai caminhar quando a prefeitura arrumar a calçada.

Desculpas oferecem respostas precisas, para aquilo que, na verdade, não queremos fazer.

O momento ideal nunca chegará, ele não existe. Assim que um problema for resolvido você vai arranjar outro. Desse modo você se livra da culpa, afinal, a culpa não é sua, mas do outro.

Fuja desse pensamento limitante.

Em resumo

Lembra de quando sua mãe não deixava que você comece a sobremesa antes do jantar? Então, essa lógica continua. Não existe recompensa antes do trabalho.

Os maiores segredos para sair do lugar são saber onde se quer chegar, porque deseja estar lá e como fará para chegar até o seu destino. Não tem mágica, é só planejamento e trabalho.

Aliás, falando em planejamento você sabe o que é macroeconomia e sua influência na sua vida? Então leia o artigo e descubra!

  • albertojunior1

    Ótimo texto de inspiração. Principalmente pra mim que preciso tomar várias decisões na minha vida. Só sugiro fazer uma releitura no mesmo para se fazer algumas alterações necessárias.

    • Opa, bacana que tenha gostado Alberto!

      Acabei de fazer algumas alterações no texto. Se achar mais alguma coisa estranha, me manda por favor que faço as correções.

      Abração