O principal motivo para não copiar ideias dos outros

O principal motivo para não copiar ideias dos outros

Powered by Rock Convert

Um dos maiores medos do empreendedor iniciante é ter sua ideia copiada. Sua tão querida e genial ideia, copiada por alguém com mais conhecimento, dinheiro ou contatos que ficará bilionário às suas custas. Porém, na realidade isso dificilmente ocorre.

Cursos de Marketing Digital para empresasPowered by Rock Convert

Um dos maiores medos do empreendedor iniciante é ter sua ideia copiada. Sua tão querida e genial ideia, copiada por alguém com mais conhecimento, dinheiro ou contatos que ficará bilionário às suas custas. Porém, na realidade isso dificilmente ocorre.

Uma hora ou outra você lançará a ideia no mercado e seu objetivo é fazer com que o maior número de pessoas conheça sua empresa, isso se chama propaganda. Se seu diferencial for só a ideia, você não tem um diferencial, já que existe uma distância gigantesca entre uma ideia e uma empresa.

Daí você pensa “E o Facebook? E a Microsoft? Coitados daqueles que tiveram a ideia e não são bilionários porque foram roubados?”. A grande questão é: dificilmente essas pessoas teriam condição de tirar a ideia do papel.

Para entender melhor esse ponto, vale a pena recorrer a uma história da sabedoria oriental.

Crie seu próprio conhecimento

Até quando sua vela ficará acesa?

A história do cego e da vela
Ao sair da casa de um amigo no meio da madrugada, o cego recebeu uma vela de presente.

Ele então respondeu: Por que você está me dando essa vela? Eu sou cego, não fará diferença pra mim.

Seu amigo falou: Se estiver com a vela, as pessoas te verão e não esbarrarão em você no meio do caminho.

Depois de um tempo andando pelo escuro, o cego recebe um esbarrão e logo fala “Como você não me viu chegando?!? Estou com essa vela justamente pra sinalizar que estou aqui!”.

Surpreso com a reação do cego, o homem que esbarrou nele responde “Como poderia te ver? A vela está apagada!”

Moral da história
Se você simplesmente pega a ideia de alguém e a copia, rapidamente a chama se apaga e você se perde no caminho. Em compensação, quando você é a fonte geradora da chama (paixão pelo setor, conhecimento de mercado, networking, etc.), quem te copiar dificilmente chegará muito longe.

E você, o que tem feito para gerar sua própria chama e iluminar seu caminho empreendedor?

Abraços,
Millor Machado (acendendo minha própria vela)

Obs.: Muito obrigado a meu amigo Mobil por ter compartilhado essa história.

Para se aprofundar no tema, recomendo a leitura do artigo Como gerar ideias inovadoras.