o monge e o executivo

O monge e o executivo: Como aprender a liderar sua equipe

Uma das maneiras mais comuns de aprender sobre liderança é através dos livros. Sendo assim, vamos falar sobre livro O monge e o executivo. Confira!

Liderança é um dos assuntos mais procurados pelos empreendedores. Podemos dizer que ele nunca será algo considerado obsoleto!

Afinal, uma das características que todo empreendedor de sucesso precisa ter é ser um bom líder e não um chefe.

Porém, sabemos que nem todos nascem com essa habilidade. Aliás, a grande maioria não faz ideia em como liderar a sua equipe quando está começando o negócio. Mas fique tranquilo, com muito estudo, treino e experiência é possível adquiri-la conforme o passar do tempo.

Uma das maneiras mais comuns de aprender sobre liderança é através dos livros. Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre um dos títulos que são considerados referência no assunto: O monge e o executivo.

Então, continue acompanhando esse post para saber com mais detalhes sobre a sua história e sobre os seus aprendizados.

O monge e o executivo

O livro é de autoria de James C. Hunter, um famoso consultor, que conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado, pai de 2 filhos e também técnico voluntário de um time de beisebol.

No decorrer da história, John começa a se questionar sobre o fato de que nem tudo estava acontecendo conforme ele planejara, pois estava enfrentando atritos com a sua família e também no trabalho. Durante esses conflitos, sua esposa sugere que ele busque o pastor da sua igreja, que o aconselha participar de um retiro em um mosteiro cristão.

Vivenciando esse tempo no mosteiro, ele encontra alguns ensinamentos e respostas para a sua vida pessoal e profissional, principalmente sobre um mistério de um nome que vivia perseguindo-o: “Simeão.”

Sendo assim, o livro consiste em confrontar os valores tradicionais, as crenças e as emoções em um debate que proporcionam ricas lições de vida. Afinal, ele mostra um ambiente em que junta-se diferentes pessoas, com diferentes personalidades em um lugar só, porém com um único objetivo.

A grande lição do livro é a exposição do o que somos e como agimos. Explica, também, que essas são as principais variáveis que definem nossa capacidade de liderar nossa vida pessoal e profissional.

Ensinamentos de liderança

Dentre os principais ensinamentos do livro, vamos destacar os que são mais valiosos para ser um bom líder. Confira:

Diferença entre poder e autoridade

O principal paradigma que é quebrado nos ensinamentos do livro está relacionado à diferença entre o poder e a autoridade. Você já parou para pensar nisso?

Portanto, comece a notar como você se relaciona com as pessoas, a maneira como lida com seus colegas de trabalho, sua família, amigos e até o seu dinheiro. Você acha que é uma relação de poder ou de autoridade?

Levando em conta esse questionamento, o livro traz o debate sobre a arte de influenciar pessoas, sendo que a liderança só existe onde há essa influência de forma positiva. Você acha que consegue influenciar mais as pessoas ao seu redor com poder ou com autoridade?

O principal insight nesse sentido é que a autoridade diz muito a respeito sobre o indivíduo, sobre sua postura como pessoa e, diferente do poder, ela não pode ser comprada, doada, tomada e nem vendida.

Por isso, a chave para ser um bom líder é executar as tarefas enquanto se relaciona bem com as pessoas à sua volta.

Visão pró-ativa

Uma das frases mais marcantes do livro é a seguinte: “Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”

Esse ensinamento traz a tona um questionamento do modelo de atendimento ao cliente das empresas e como o líder pode contribuir para que ele seja o melhor possível.

O que ele quer dizer é que muitos colaboradores não visam o sucesso do cliente de forma genuína e sim por ser uma obrigação do seu trabalho, resultando em atitudes no dia a dia que não sejam benéficas para esse relacionamento, muito motivada pelo egoísmo e outras questões internas.

Portanto, é papel do líder ter proatividade nesse sentido, identificar quais são os obstáculos na vida de seus colaboradores e agir para que possa ajudá-los a superar o problema, além de mudar esse conceito de relacionamento com um dos principais ativos de qualquer organização: o seu consumidor.

Amor e liderança caminham juntos

Por fim, há um grande ensinamento que prega que nenhum relacionamento é capaz de durar e fazer todos felizes se não for construído com amor. Isso vale muito para a relação entre o líder e seus liderados.

Até porque, apesar de soar romântico, é algo que reafirma a necessidade de aprendermos a colaborarmos entre si, desenvolver a escuta ativa e agirmos em prol das necessidades dos outros.

Nesse sentido, ele cita em um dos capítulos algumas características que são extremamente fundamentais nos líderes de sucesso:

  • O perdão, que representa abrir mão do ressentimento;
  • O respeito, que representa tratar todos como indivíduos importantes;
  • A humildade, que nada mais é do que agir sem pretensão ou arrogância;
  • A paciência para desenvolver e mostrar o autocontrole;
  • A honestidade que é não deixar-se enganar;
  • Ter compromisso, sustentando suas escolhas;
  • Ser bondoso, dando atenção e incentivando as outras pessoas;
  • Abnegação que nada mais é do que satisfazer a necessidade dos outros.

Sendo assim, ele destaca como Amor Agapé que significa o que você faz e não o que sente, ou seja, é possível odiar uma pessoa mas poder agir com amor. Para desenvolver esse conceito é preciso ter como ponto forte o respeito, a bondade e a paciência.

Embora existam várias definições para a liderança, é possível identificar dois elementos padrões nelas: as pessoas e como o líder lida com elas.

Portanto, um bom líder precisa influenciar as pessoas, ou seja, desenvolver atividades que possam motivá-las a colocar em prática a sua essência em prol da sua vida profissional e da empresa que está trabalhando.

Podemos dizer que o monge e o executivo é um ótimo livro sobre liderança, porém mais do que isso, ele é uma ótima referência para quem quer aprender a se relacionar melhor com seus liderados, seus colegas de trabalho e sua família!

Agora que você já sabe como ser um bom líder, saiba mais sobre Comissionamento de vendas para times SaaS: Montando o plano perfeito.

  • Assis

    Conheço esse texto, já li isso em algum lugar kkkkk ou melhor no site administradores.