O momento de falar mais altoDuct Tape Marketing.

">

O momento de falar mais alto

Cenários de tomadas de decisão em empresas que são mais comuns do que deveriam

Este artigo foi originalmente escrito por Seth Godin e publicado em seu blog.

“Este avião está indo para Manaus. Se Manaus não é o seu destino, essa é uma ótima hora para sair do avião.”

Depois da decisão estar tomada e da empresa já estar se movimentando de acordo com ela, é fácil ser o crítico, o pessimista, o “do contra”. É fácil, porque a chance de você ter que tomar responsabilidade pela sua visão alternativa de rumo são realmente muito baixas — o avião já decolou e está em direção a um lugar específico, ele não pode ir para os dois lugares e, por isso, você já perdeu (ou estragou) sua chance de mudar a decisão.

Ou seja, a hora de falar alto é antes da decisão ser tomada, quando você não só tem a chance de mudar a direção da empresa, como também a responsabilidade de mostrar sua visão.

Não temos tempo de repassar cada decisão tomada pela empresa. Nós mal temos tempo de fazer o melhor que podemos para executar aquilo com o que já nos comprometemos.

Torcer para o seu time perder é de fato tão ruim quanto soa. Mesmo que você tenha dito cedo e repetidamente que essa direção era horrível e que não fazia sentido — se você está no avião, se você está na reunião, se você decidiu jogar a partida — depois que a jornada começou, o seu trabalho é nos fazer chegar lá, sãos e salvos.

E depois venha para a próxima reunião com um plano melhor sobre a próxima decisão.