O fantástico poder da simplicidade

Sempre defendemos bastante a simplicidade e inclusive a consideramos uma das principais características de uma boa ideia. Agora vamos enfatizar a simplicidade vista pelo cliente, o que facilitará muito a entrada do seu produto no mercado.

Simplifique o seu negócio

Como ser simples aos olhos do cliente?

  • Resuma sua comunicação a 3 argumentos
    Não adianta enumerar 7 vantagens do seu produto, as pessoas não lembrarão delas. Dizem, e eu concordo, que 3 é o número mágico de argumentos a serem usados. Esses argumentos podem ser quebrados em sub-pontos, mas ainda são 3 argumentos.
    Exemplo**:** O MS Office tem milhares de funções, mas na prática serve para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações. 3 coisas.
  • **Torne o uso do seu produto o mais intuitivo possível
    ** Ninguém gosta de ler manuais ou passar horas aprendendo a usar um produto. Facilite a vida das pessoas e crie coisas intuitivas de serem usadas, você será recompensado com a felicidade dos clientes. Ou seja, vendas.
  • **Tenha soluções simples para os possíveis problemas
    ** As pessoas são muito criativas, elas conseguirão  burlar seu sistema de segurança ou quebrar peças “inquebráveis”. Proteja ao máximo o produto contra falhas e oriente o usuário a usá-lo de forma correta. Por fim, tenha um bom serviço de atendimento ao cliente já que, como diria o filósofo americano F. Gump, “Sh*t happens!”.

As vantagens de ser simples?

  • Será mais fácil de entender o que a sua empresa faz e por que você é melhor que o concorrente. Isso te diferencia na multidão, o que atrairá a atenção dos clientes.
  • As pessoas lembrarão de você.
  • Clientes felizes são clientes fiéis. De uma forma ou outra eles te trarão novos clientes.
  • Sendo simples você economiza tempo e dinheiro que seriam gastos explicando o uso correto do produto e tendo que resolver problemas que ocorreram porque o cliente não te entendeu e fez “caquinha” na hora de usá-lo.

Como testar a simplicidade do seu produto?

  • Se você precisa mais de 10 slides ou mais de 5 min para convencer alguém de que a ideia é boa, algo está errado.
  • Se as pessoas não conseguem usar o produto da forma certa, a falta de esperteza não é delas, é sua que não ouviu o cliente e fez um produto complicado.
  • Não deixe que “Por favor, leia a página 72 do manual” seja a resposta padrão quando alguém quiser tirar dúvidas ou entender melhor o produto.

Para finalizar, compartilho uma apresentação que vi no blog do Enrico Cardoso. Recomendo vê-la em tela cheia.Os segredos da simplicidade

Abraços,
Millor Machado (simples assim)

P.S.: Não se prenda ao número mágico 3, podem ser usados 4 argumentos de vez em quando, nunca mais do que isso.

Se você está lançando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

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