O documento mais importante para começar sua empresa

O documento mais importante para começar sua empresa

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Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.

Como falamos anteriormente (aqui e aqui) o Plano de Negócios não é o primeiro documento para quem está começando uma empresa; ele é importante pois será a estratégia inicial da empresa depois de certo tempo maturando a ideia e saindo do lugar, mas não, não é o primeiro.

O primeiro documento é uma apresentação em power point sucinta sobre sua ideia, com o objetivo principal de receber críticas e sugestões sobre o desenvolvimento do seu negócio. Suas principais características são:

Forma (simples e objetiva)

  • Ela deve ter pouquíssimo texto e passar uma mensagem por slide (sim, só uma!);
  • Escreva com uma fonte grande o suficiente para que quem esteja vendo enxergue tudo muito bem;
  • Não leia sua apresentação. Pessoas normalmente leem mais rápido do que você fala;
  • 10 slides é o ideal! Já que você vai passar uma mensagem por slide, mostraremos que 10 são suficientes (abaixo, na parte de conteúdo);
  • Até 20 minutos para apresentar: seu objetivo é ouvir o que a outra pessoa tem pra falar, então gaste a maior parte do tempo nisso e não enchendo-a de informação desnecessária.
Conteúdo (10 coisas que você precisa colocar na apresentação)
  1. Capa (inclua seu contato nela)
  2. O problema que você está resolvendo
  3. Qual é a sua solução
  4. Qual seu modelo de negócio
  5. O que torna sua “coisa” diferente das outras
  6. Estratégia de entrada no mercado e de vendas
  7. Quais são seus concorrentes
  8. Quem é a equipe
  9. Projeções e marcos
  10. O que você já fez até agora e qual o cronograma pro futuro próximo
Extras
  • Não tenha medo de expor sua ideia. Espalhe sua ideia – muito melhor você testar se ela vale a pena, do que tentar protegê-la contra roubo e acabar construindo algo não comercializável.
  • Apresente sua ideia muitas vezes. Quanto mais vezes você falar sobre sua ideia, mais feedbacks e sugestões você recolherá e mais naturalmente você o fará.
  • Seja mutável, aceite feedbacks. De nada adianta você conversar com inúmeras pessoas se você simplesmente ignora suas sugestões – de duas uma pra você ignorar algo, ou você não ouviu nada útil e aí precisa procurar pessoas boas, ou você é cabeça-dura e aí você vai persistir numa ideia e provavelmente não se dar bem (sim, existem pouquíssimas exceções).
Essa foi nossa experiência durante os primeiros passos da empresa – e vocês, que sugestões podem dar?

Abraços,
Luiz Piovesana (ouvindo, refletindo, mudando, ouvindo, refletindo, mudando…)

Nota do editor: Depois que tiver esse documento em mãos, chega a hora de pensar em aspectos mais específicos para a operação da empresa.

Na hora que você começa a botar a mão na massa, um ponto muito importante pode ser a necessidade de um seguro, que te deixará protegido para as mais diversas situações. Nessa área, recomendamos muito os serviços da Porto Seguro.

Por exemplo, será que não vale a pena fazer um seguro para o seu escritório para se proteger de danos a equipamentos eletrônicos?

Para saber mais sobre como as coberturas da Porto Seguro podem ajudar a sua empresa, clique aqui.

  • Pingback: Características de uma boa apresentação em Power Point | Saia do Lugar()

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  • Pingback: As 11 perguntas para responder antes de começar sua empresa | Saia do Lugar()

  • http://www.revolusoft.com.br/ Lucas Oleiro

    Opa, será o 10/20/30 do Guy Kawasaki?

    😉

    • luiz

      Olá Lucas,

      Com certeza. O 10/20/30 do Kawasaki foi uma grande inspiração, mas principalmente pra sairmos por aí apresentando nossa ideia, colhendo feedbacks etc. Aí, com essa experiência, fizemos o post e, por razões óbvias, não ficaria longe do mestre.

      Abraços
      Luiz

  • http://www.revolusoft.com.br Lucas Oleiro

    Opa, será o 10/20/30 do Guy Kawasaki?

    😉

    • luiz

      Olá Lucas,

      Com certeza. O 10/20/30 do Kawasaki foi uma grande inspiração, mas principalmente pra sairmos por aí apresentando nossa ideia, colhendo feedbacks etc. Aí, com essa experiência, fizemos o post e, por razões óbvias, não ficaria longe do mestre.

      Abraços
      Luiz

  • Pingback: Como usar o Power Point | Saia do Lugar()

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  • Pingback: Lições de A Arte do Começo para empresas brasileiras | Saia do Lugar()

  • Marcos

    Pessoal, como vão? topei com esse post agora, estava dando uma fuçada nos materiais para start-up e realmente este é um ótimo conselho!!!

    Parabéns e Obrigado, Mais uma Vez!!!

    Abs

  • luizpiovesana

    Olá Marcos,

    Por aqui está tudo ótimo, e por aí?

    Com certeza podemos falar que ter esse documento foi um dos pontos que mais
    nos ajudou no começo, não só porque nos fez pensar melhor no que queríamos,
    mas principalmente porque era algo pra mostrar e receber feedback – o que
    nos fez desenvolver o conceito que temos hoje.

    Boa sorte aí e se precisar de ajuda é só falar.

    Abraços,
    Luiz

  • Henrique

    Não tenha medo de expor sua ideia. so esse comentário que acho um pouco pertinente…. ainda sim tento mostrar a ideia somente para aqueles que podem acrescentar!(é o que eu acho)

  • luizpiovesana

    Olá Henrique, tudo bom?

    Mostrar a ideia pra quem pode acrescentar é sempre uma afirmação arriscada,
    já que uma ótima contribuição pode vir de onde você menos espera.
    Porém, o que nós fizemos por aqui foi procurar as referências da nossa área
    pra pedir feedback e também nossos potenciais clientes – esses dois grupos
    foram com certeza uma grande ajuda pra nós.

    Você já viu o artigo: Como ouvir seu cliente na hora de desenvolver o
    produto<http://saiadolugarr.wpengine.com/2010/02/25/como-ouvir-seu-cliente-na-hora-do-desenvolvimento-de-produto/&gt;?
    Falamos nele, na prática, como ouvimos nossos clientes pra desenvolver uma
    funcionalidade do Empreendemia.

    Abraços,
    Luiz

    • http://twitter.com/imprendo2012 IMPRENDO

      Ultimamente tenho passado minutos preciosos lendo os post de voces no Ipad… no metrò, durante o almoço, até no banheiro..hehehhe… é incrivel a qualidade e a quantidade de informaçao util que encontramos aqui. Voces estao de parabens pelo trabalho.

      Desde quando comecei a escrever o meu P.N. tenho divido com amigos, colegas e parentes e obtido sempre bons conselhos e criticas construtivas.

      Até criei um blog, 
      http://imprendo2012.blogspot.com/p/imprendo.html com uma versao simplificada…
      alguns detalhes financeiros e simulaçoes, analises marketing, etc, nao estao incluidos pra simplificar a leitura…

      Quem
      quizer “detonar” com criticas e conselhos, fiquem a vontade…Se tudo der certo, espero abrir a empresa no
      inicio de 2012 em Belo Horizonte…

      um grande abraço a todos.

      Jair

    • http://twitter.com/imprendo2012 IMPRENDO

      Ultimamente tenho passado minutos preciosos lendo os post de voces no Ipad… no metrò, durante o almoço, até no banheiro..hehehhe… é incrivel a qualidade e a quantidade de informaçao util que encontramos aqui. Voces estao de parabens pelo trabalho.

      Desde quando comecei a escrever o meu P.N. tenho divido com amigos, colegas e parentes e obtido sempre bons conselhos e criticas construtivas.

      Até criei um blog, 
      http://imprendo2012.blogspot.com/p/imprendo.html com uma versao simplificada…
      alguns detalhes financeiros e simulaçoes, analises marketing, etc, nao estao incluidos pra simplificar a leitura…

      Quem
      quizer “detonar” com criticas e conselhos, fiquem a vontade…Se tudo der certo, espero abrir a empresa no
      inicio de 2012 em Belo Horizonte…

      um grande abraço a todos.

      Jair

  • Roberto Fermino

    O post foi inspirado nas “lições” de Guy Kawasaki. Bom, pra quem não sabe Guy foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Mac da Apple. Outro cara que admiro da Apple é o Steve Jobs, é claro. E vc que já elaborou seu power point, aprenda as técnicas que Jobs utiliza em suas apresentações. Assim estará com a faca e o queijo na mão, na marca do penalti. É vc entendeu!
    http://apresentacoeseficazes.blogspot.com/

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Valeu pela dica de blog Roberto! Adicionado no Google Reader.

    Steve Jobs realmente é o Cara quando se fala sobre apresentações. Inclusive,
    fizemos um post sobre isso:
    http://saiadolugarr.wpengine.com/2009/12/01/video-

    Abração!

  • Felipe Ramos

    Alguém sabe como e qual site(confiável) eu uso para fazer uma enquete para pesquisa de mercado?

  • luizpiovesana

    Olá Felipe, tudo certo?

    Nós sempre usamos e recomendamos o Google Forms pra fazer questionários.

    Segue aqui um artigo com o passo-a-passo sobre como fazer uma pesquisa de
    mercado usando um google form:
    http://saiadolugarr.wpengine.com/2009/09/11/como-c

    Abraços,
    Luiz

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  • http://danilonascimentonet.wordpress.com/ Danilo Nascimento

    Obrigado pelo post!! Vai me ajudar muito!!!!

  • Fabio

    Este artigo tem todo o passo-a-passo, com os documentos necessários e o que fazer de cada vez, além do business plan, claro:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-para-abrir-uma-empresa

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