O documento mais importante para começar sua empresa

Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.

Como falamos anteriormente ([aqui](http://saiadolugar.com.br/2009/04/01/os-mitos-sobre-o-plano-de-negocios/ "último post") e [aqui](http://saiadolugar.com.br/2009/02/18/as-11-perguntas-para-responder-antes-de-comecar-sua-empresa/)) o Plano de Negócios não é o primeiro******documento para quem está começando uma empresa; ele é importante pois será a estratégia inicial da empresa depois de certo tempo maturando a ideia e saindo do lugar, mas não, não é o primeiro.
O primeiro documento é uma apresentação em power point sucinta sobre sua ideia, com o objetivo principal de receber críticas e sugestões sobre o desenvolvimento do seu negócio. Suas principais características são:

Forma (simples e objetiva)

- Ela deve ter pouquíssimo texto e passar****uma mensagem por slide (sim, só uma!); - Escreva com uma fonte grande o suficiente para que quem esteja vendo enxergue tudo muito bem; - Não leia sua apresentação. Pessoas normalmente leem mais rápido do que você fala; - 10 slides é o ideal! Já que você vai passar uma mensagem por slide, mostraremos que 10 são suficientes (abaixo, na parte de conteúdo); - Até 20 minutos para apresentar: seu objetivo é ouvir o que a outra pessoa tem pra falar, então gaste a maior parte do tempo nisso e não enchendo-a de informação desnecessária.
**Conteúdo** (10 coisas que você precisa colocar na apresentação)
1. Capa (inclua seu contato nela) 2. O [problema](http://saiadolugar.com.br/2009/03/30/1-causar-impacto-positivo-2-ganhar-dinheiro/) que você está resolvendo 3. Qual é a sua [solução](http://saiadolugar.com.br/2009/02/10/ops-sera-que-a-minha-ideia-vale-a-pena/) 4. Qual seu [modelo de negócio](http://saiadolugar.com.br/2009/03/25/como-ganhar-dinheiro-com-a-sua-empresa/ "modelo de negócios") 5. O que torna sua “coisa” diferente das outras 6. Estratégia de [entrada no mercado](http://saiadolugar.com.br/2009/03/11/4-passos-para-se-inserir-no-mercado/ "entrada no mercado") e de vendas 7. Quais são seus [concorrentes](http://saiadolugar.com.br/2009/06/06/como-analisar-sua-concorrencia/) 8. Quem é a [equipe](http://saiadolugar.com.br/2009/02/12/pessoas-como-contratar-e-demitir/) 9. Projeções e [marcos](http://saiadolugar.com.br/2009/03/20/como-definir-prioridades-ao-comecar-uma-empresa/ "marcos") 10. O que você já fez até agora e qual o [cronograma](http://saiadolugar.com.br/2009/03/20/como-definir-prioridades-ao-comecar-uma-empresa/) pro futuro próximo
**Extras**
- **Não tenha medo de expor sua ideia.** Espalhe sua ideia – muito melhor você testar se ela vale a pena, do que tentar protegê-la contra roubo e acabar construindo algo não comercializável. - Apresente sua ideia muitas vezes. Quanto mais vezes você falar sobre sua ideia, mais feedbacks e sugestões você recolherá e mais naturalmente você o fará. - **Seja mutável, aceite feedbacks.** De nada adianta você conversar com inúmeras pessoas se você simplesmente ignora suas sugestões – de duas uma pra você ignorar algo, ou você não ouviu nada útil e aí precisa procurar pessoas boas, ou você é cabeça-dura e aí você vai persistir numa ideia e provavelmente não se dar bem (sim, existem pouquíssimas exceções).
Essa foi nossa experiência durante os primeiros passos da empresa – e vocês, que sugestões podem dar?
Abraços, Luiz Piovesana (ouvindo, refletindo, mudando, ouvindo, refletindo, mudando…)

Nota do editor: Depois que tiver esse documento em mãos, chega a hora de pensar em aspectos mais específicos para a operação da empresa.

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