Novo emprego: Quando chega a hora de dar um novo rumo para...

Novo emprego: Quando chega a hora de dar um novo rumo para a sua carreira

1018
0
SHARE
novo emprego

Muitos especialistas definiram 2016 como um ano de crise, em que o desemprego e um mercado restrito reinaram. Essas dificuldades trouxeram aos profissionais a necessidade de se reinventar e mudar o rumo da sua carreira.

Essa mudança vem acompanhada de uma série de dificuldades e sacrifícios, mas o resultado pode ser recompensador. Se você também deseja seguir o mesmo caminho e investir em um novo emprego, antes mesmo da chegada de 2017, não pode perder as nossas dicas!

Quando a decisão da mudança é tomada…

Chega a hora de dar o primeiro passo. O ideal é que você organize a sua vida e faça uma reflexão sobre o que deseja. Seja grato pela oportunidade anterior e não deixe tarefas pendentes.

Mantenha seus canais de comunicação aberto, fortaleça o seu networking e desenvolva a sua inteligência emocional. Ela será essencial para evitar sentimentos de mágoa e te ajudar a se comportar melhor diante do processo de mudança.

Como encontrar um novo emprego

O primeiro passo para a busca por um novo emprego, independente da motivação, é manter a calma e se planejar. Só então, o profissional deve:

Redefinir os seus objetivos

Antes mesmo de atualizar o currículo, é preciso redefinir seus objetivos profissionais.

Você gosta do que está fazendo? Pretende continuar atuando na sua área? Deseja um trabalho fixo ou quer ser dono do próprio negócio? Fazer essa análise é essencial para que você comece a traçar um plano de carreira, evite cometer erros e encontre oportunidades que te farão feliz.

Se atualizar

Participar de cursos online, palestras e treinamentos da sua área e capacitações presenciais é um caminho importante para melhorar as suas competências e enriquecer o seu currículo, até a busca de uma nova oportunidade.

Recorrer ao seu networking

Sua rede de contatos é essencial para garantir uma indicação quando for necessário.

Amigos e familiares são os elementos principais desse networking, mas não esqueça de manter contato também com colegas de faculdade, colegas de trabalho, clientes e profissionais que você já se relacionou de alguma forma.

Essas pessoas estão inseridas no mercado que você atua e são excelentes fontes de oportunidades.

Usar a internet como aliada

De acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn, pelo menos 42% dos recrutadores brasileiros consideram a rede social como principal fonte de contratação.

A internet é um dos caminhos mais práticos e econômicos para divulgar o seu currículo e encontrar um novo emprego.

Além de redes sociais, como o próprio LinkedIn, há uma infinidade de sites e agências de empregos com oportunidades em todo o país. E muitos com cadastro gratuito.

Quais competências podem te ajudar a encontrar um novo emprego mais rápido

Uma formação acadêmica ou uma lista de experiências profissionais nem sempre serão a garantia de que você ocupará a vaga dos sonhos.

As empresas estão avaliando aspectos pessoais e competências que podem tornar um profissional um elemento diferencial para o seu crescimento.

Confira 5 habilidades que te farão conseguir um novo emprego mais rapidamente!

1. Comprometimento

Quando se fala sobre habilidades mais admiradas pelas empresas “proatividade” é a palavra que vem logo à mente. No entanto, o que realmente o mercado procura são pessoas comprometidas.

Com o seu trabalho, com as suas metas, com a missão da empresa e com a sua imagem. Pessoas comprometidas são consequentemente produtivas, otimistas, focadas em resultados e boas no que fazem.

2. Inovação

Com a vasta quantidade de produtos e serviços disponíveis no mercado, a concorrência se tornou algo ainda mais preocupante para as empresas.

Se antes, a inovação era uma oportunidade de melhorar a vida dos consumidores, hoje, ela é uma necessidade.

E as empresas estão investindo muito em estratégias e, principalmente, em profissionais inovadores, que propõem caminhos diferentes, são criativos e “olham para o futuro”.

3. Visão estratégica

Independente da área em que você atue, é essencial ter uma visão estratégica das tendências do seu mercado e o que é promessa para o futuro.

Recrutadores admiram profissionais conscientes e que se atualizam, pois sabem que eles podem agregar muito valor à empresa.

4. Agilidade

As empresas buscam profissionais que tenham uma visão analítica e estejam prontos para agir diante de decisões, crises e oportunidades.

Pessoas com um senso de oportunidade aguçado, que conseguem assumir riscos e responsabilidades se tornam líderes natos. Mais uma habilidade que o mercado aprecia e necessita.

5. Capacitação constante

Você não precisa ter 5 diplomas de nível superior para ter um currículo de peso.

Além da escolaridade, as empresas estão em busca de profissionais que investem em si mesmos, se capacitam e se atualizam sobre o mercado.

Elas sabem que muitas vezes, uma formação tradicional pode “engessar” o profissional e trazer o conhecimento técnico, mas nem sempre trará a habilidade prática e estratégica que elas precisam.

Buscar conhecimento por conta própria, através de cursos livres, capacitações online e muita leitura mostrará que você é alguém disposto a aprender. E que também terá muito a ensinar.

Dicas para fazer entrevistas! 

Depois de atualizar e enviar o seu currículo, enfim chegou a hora mais esperada: o processo seletivo. Uma das etapas mais decisivas é o momento da entrevista, normalmente a fase final antes da contratação.

Nela o recrutador confirmará as informações do seu currículo e avaliará se você é, ou não, o candidato ideal para a empresa. Para se dar bem é preciso seguir algumas dicas:

Cuide da sua imagem pessoal

A forma que você se apresenta também será decisiva na sua avaliação. Preze sempre pela discrição, com roupas formais e lisas, poucos acessórios e cores neutras.

Desligue o celular, evite perfumes fortes e elementos que podem passar uma ideia errônea do profissional que você é;

Seja pontual

Não há nada pior para um candidato do que se atrasar para uma entrevista de trabalho. Saia de casa com antecedência e se certifique que sabe onde fica o local da sua entrevista.

Caso aconteça um imprevisto, não deixe de comunicar ao recrutador. Ele decidirá se você terá uma nova chance.

Busque informações sobre a empresa, seus serviços e atuação 

Muitos recrutadores testam os candidatos nesse quesito. Demonstrar conhecimento é uma forma de garantir que você está realmente interessado na vaga e pronto para o cargo.

No momento da entrevista, seja objetivo e deixe o entrevistador conduzir a conversa

Utilize um tom formal, demonstre segurança, seja transparente e mostre que tem boa capacidade de se comunicar diante de um momento decisivo.

No encerramento evite perguntas sobre salário ou o seu desempenho

Você terá esse feedback em um momento oportuno.

Mudar de emprego exige coragem, principalmente diante de um mercado incerto e competitivo. Mas se prender a uma oportunidade que não traz crescimento ou felicidade é uma forma de se tornar um profissional improdutivo e frustrado, e uma pessoa insatisfeita consigo mesma.

Com preparação e otimismo, você pode conseguir oportunidades ainda melhores e levar a sua carreira ao nível que sempre sonhou!

Está em busca de um novo rumo no mercado de trabalho? Então a sua oportunidade pode estar na plataforma Rock Jobs, o maior banco de vagas profissionais em marketing e vendas do Brasil!