Networking: Como expandir sua rede de contatos

Networking: Como expandir sua rede de contatos

Uma das coisas mais poderosas que qualquer pessoa ou empresa pode ter é uma boa rede de contatos. Além de clientes e fornecedores, conhecer de perto seus parceiros, entusiastas e especialistas da sua área pode te trazer muitos benefícios.

Uma das coisas mais poderosas que qualquer pessoa ou empresa pode ter é uma boa rede de contatos. Além de clientes e fornecedores, conhecer de perto seus parceiros, entusiastas e especialistas da sua área pode te trazer muitos benefícios.

Nós acreditamos muito no poder do networking e temos colhido ótimos frutos com isso: desde ótimas parcerias pra permuta de serviços, até entusiastas, parceiros de negócios e usuários do Empreendemia.

Eventos – a saga do cartão de visitas

Participar dos melhores eventos do seu setor lhe dá a possibilidade de entrar em contato tanto com as referências nesse setor, quanto com diversas outras empresas que podem se tornar parceiras ou clientes.

Pra isso, planeje-se e sempre leve seu cartão de visitas. Além disso, usar o símbolo da sua empresa pode ajudar a fortalecer a sua marca (veja mais).

Recomendação – uso dos contatos em comum

Pedir para alguém te apresentar a uma pessoa que você quer conhecer nunca é demais (também não abuse). Além de conseguir a abertura pra falar com essa pessoa, você também consegue uma atenção especial caso esse contato em comum possua credibilidade com ela.

A partir de indicações, referências na nossa área como Augusto Camargo da Adrenax, pararam para nos ouvir quando tudo que tínhamos era um Power Point com 10 slides. Essas conversas ajudaram muito a estabelecer o que o Empreendemia é hoje (Valeu Augusto!).

Vendendo – ou tentando, pelo menos

Se você não é do tipo “vendedor mala” que insiste na venda ou tenta enfiar o produto goela abaixo do cliente, você com certeza pode estabelecer um bom contato e talvez conseguir um futuro cliente ou alguém que possa te recomendar.

Sempre queremos que os usuários do Empreendemia usem cada vez mais o sistema e, ao conversarmos com eles pra convencê-los disso, descobrimos que alguns podem se tornar ótimos parceiros. Foi assim com o Adelar, com o Carlos Eduardo e alguns outros.

Interação por blogs e twitter

Estar por dentro dos principais blogs e usuários de twitter da sua área não só te deixa atualizado, como também te dá a oportunidade de interagir com essas pessoas – aproveite que as mídias sociais te dão a possibilidade de enxergar muito bem os nichos, não deixe de ser ativo no seu.

Blogueiros e “Twitteiros” gostam muito de interagir com leitores, deixar comentários relevantes sobre o tema do blog ajudará muito na aproximação. Lembre-se que pedir para aparecer no Blogroll sem falar mais nada não é comentário relevante.

Reputação

A forma mais legal de conhecer alguém é quando essa pessoa vai até você por causa da sua (boa) reputação.

Depois de muito trabalho com o Saia do Lugar e a Empreendemia, hoje somos chamados para dar palestras (veja a última aqui), temos alguns entusiastas e vez ou outra recebemos propostas de parceria. Isso, apesar de facilitar a vida, não substitui a necessidade de ser ativo na hora de conhecer novas pessoas.

Lembre-se também que de nada adianta começar um contato se você não consegue dar andamento a ele. Por isso, sempre falamos “continue a conversa”, caso contrário o esforço de conhecer esse novo contato terá sido em vão – contato bom é contato que te conhece o suficiente pra fazer algo em conjunto ou te indicar pra alguém.

Abraços,
Luiz Piovesana (trocando cartões freneticamente no Empreendemia)